Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Baixa E Rossio

Baixa E Rossio

É na visão neoclássica do Marquês de Pombal que vemos o primeiro grande exemplo de planeamento urbano da Europa. Após o terrível terramoto de 1755 deu ordem de “enterrar os mortos, alimentar os vivos e fechar os portos”, o ministro do rei restaurou a ordem da cidade – a torre e o Mosteiro de Belém também foram danificados.

Marquês de Pombal
Marquês de Pombal

A Baixa foi reconstruída de acordo com os ideais de Pombal: simplicidade e economia. Ruas individuais foram atribuídas a tipo de artesanato e comércio, moldadas por grandes edifícios públicos e praças espaçosas.

Praça do Comércio

A sul, no fim Baixa, a Praça do Comércio foi o clímax do projecto do Pombal, rodeado por edifícios clássicos com uma estátua de bronze de Dom José – o monarca reinante durante o terramoto e da reconstrução.

  • Coordenadas: 38.70752,-9.136422

Ironicamente, a realeza de Portugal terminou nesta específica praça. Em 1908, Rei Carlos I e seu filho mais velho foram baleados e mortos, abrindo caminho para a declaração da

República – dois anos mais tarde.

Hoje em dia a praça é um dos principais locais da cidade nas festividades do Ano Novo.

No lado ocidental da praça encontra-se a Lisboa Welcome Center que atua como o escritório de turismo, com um café, lojas, restaurantes e salão de exposição.

Rua Augusta

A norte da Praça do Comércio, encontra a pedonal Rua Augusta, marcada por um enorme arco, Arco da Rua Augusta, descrevendo estátua de figuras históricas como Viriato, Vasco da Game e Nuno Álvares Pereira e inclusive Pombal. Pode subir ao Miradouro no topo do Arco por menos de três euros.

  • Coordenadas: 38.708445,-9.136824

Esta área foi o local da comunidade mais antiga de Lisboa. Aquando de trabalhos de construção no Banco Comercial Português na Rua dos Correeiros 9, foi revelado tanques romanos de preservação de peixes, sepultura cristã e cerâmica muçulmana. Hoje podem ser vistos a partir do pequeno Núcleo Arqueológico (gratuito).

  • Coordenadas: 38.709982,-9.137413

Na extremidade ocidental da Rua de Santa Justa, é difícil não ver o Elevador de Santa Justa de Raul Mesnier – uma das estruturas mais excêntricas da cidade.

  • Coordenadas: 38.712102,-9.139437

Construído em 1902 por um discípulo de Eiffel, o elevador gigante (32m metros) leva-o às entranhas de uma torre de metal  – antes de parar na plataforma elevada. O último andar tem excelentes vistas sobre a cidade.

A saída, na parte superior do elevador, leva-o para o Bairro Alto, mas também pode descer de volta para a Baixa de Lisboa.

Rossio

Rossio
  • Coordenadas: 38.713876,-9.139362

Rossio (oficialmente Praça Dom Pedro IV) – no extremo norte da Baixa – é a praça mais antiga de Lisboa e, embora permeada de tráfego, continua um prazer de se passear. Os populares cafés são um bom local para descansar dos seus passeios.

Teatro Nacional de D. Maria II

O Teatro Nacional de D. Maria II, construído na década de 1840, era o sítio, antes do terramoto de 1755, donde situava-se o Palácio da Inquisição, na frente do qual foram executados enforcamentos públicos, autos-da-fé (queimas de hereges).

Teatro Nacional de D. Maria II
  • Coordenadas: 38.7148,-9.139788

Igreja de São Domingos

A Igreja de São Domingos, imediatamente a leste no Largo São Domingos, era onde era lido as sentenças da Inquisição. Foi destruído pelo fogo em 1950, mas agora encontra-se restaurado.

  • Coordenadas: 38.714694,-9.138761

A rua e a praça em frente à igreja, na parte inferior da Rua das Portas de Santo Antão, é um popular ponto de encontro. A população local surge na esquina da rua; frequentam as lojas da Ginginha –  pequenas doses “letais” de aguardente doce de cereja.

  • Coordenadas: 38.714714,-9.139109

Praça da Figueira

A Sul, passando a igreja, a rua termina na Praça da Figueira, a praça adjacente ao Rossio, com a estátua equestre de Dom João I, primeiro monarca da Casa de Avis. Apanha alguns dos principais autocarros e eléctrico e, como Rossio – o centro duma bela fonte com várias lojas ao seu redor.

Praça da Figueira
  • Coordenadas: 38.7135204,-9.13799

Para o lado noroeste da Praça Pedro IV, fica a estação de comboios do Rossio, ligada com a estação de metro de Rossio. É a linha terminal da linha ferroviária Lisboa-Sintra – uma estrutura maravilhosamente ornamentada, seu exterior não lembra uma mera estação.

Estação do Rossio
  • Coordenadas: 38.714412,-9.140877

Foi financiada pela Companhia Ferroviária Real Portuguesa que contratou o arquitecto José Luís Monteiro. O seu desenho é influenciado pelo estilo manuelino português (século XVI) – a estação foi concluída em 1888.

O que visitar perto: