Algarve A Oeste de Faro Aljezur e arredores

Aljezur e arredores

A principal estrada da costa vicentina (N120) passa pela sonolenta vila de Aljezur, integrada no parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina onde a paisagem circundante é um emaranhado de tojos e urze amarelos, malva e verde – e muito perto de fantásticas praias.

Castelo de Aljezur

Aljezur é uma vila atraente onde a parte ocidental é mourisca, o centro espalha-se para além da ponte sobre o rio Aljezur através duma rede de de casas caiadas de branco nas ruas estreitas que o levam até aos restos do Castelo de Aljezur (século X).

Sobrevivem as suas paredes e ainda algumas torres, assim como uma cisterna – proporciona excelentes vistas da área circundante.

  • Coordenadas: 37.316248,-8.805012

Difícil de imaginar hoje em dia, mas no século X o rio Aljejur era amplamente navegável e aqui foi estabelecido um porto fluvial na era moura do Império Almorávida (originalmente rigorosos monges-soldados do Islão) – e erguido um  castelo que fazia parte do sistema de fortificações para defender Silves – a sua capital regional.

O Castelo seria conquistado no século XIII pelo jovem reinado de Portugal e Dom Afonso III,  – o último a ser tomado pelos cristãos no Algarve, donde se destacou o Grão Mestre Paio Peres Correia da Ordem Militar de Santiago (em Portugal a sua sede ficava no Alcácer do Sal).

Casa Museu Pintor José Cercas

  • Coordenadas: 37.318108,-8.803976

De volta à vila, é um lindo passeio, de cinto minutos, com vistas deslumbrantes sobre o vale, através de um trio de museus; o único que merece uma visita é a Casa Museu Pintor José Cercas, que exibe as obras e colecções de locais artista José Cercas, que viveu na casa até 1992.

Os quadros de paisagens e de cenas religiosas são complementados pela atraente casa e bonito jardim.

Existem vários cafés baratos e restaurantes em Aljezur, a maioria deles ao longo da principal rua, Rua 25 de Abril. O Restaurante Ruth – O Ivo  é especializado em pratos regionais, com preços moderados, mas  o Pont’a Pé, perto do centro de turismo no Largo da Liberdade 16, é um restaurante mais acolhedor.

  • Coordenadas: 37.317194,-8.803466

Praia da Amoreira

Praia das Amoreira
Praia das Amoreira
  • Coordenadas: 37.350792,-8.845017

Da vila são cerca de 10 minutos de carro, pela N120, para oeste até chegar à Praia da Amoreira. É um lindo areal, praia de bandeira azul e vigiada no verão onde o rio se une com o mar.

Por aqui, em século passados, os navios subiam até à vila de Aljezur, à beira do castelo. Hoje é uma praia lindíssima, com bons acessos por escada e passadiço de madeira.

Para quem gosta de surf, proporciona boas ondas mas há uma área onde não há ondas que as crianças podem celebrar tranquilamente o dia de praia. Com parque de estacionamento e Restaurante-bar.

Perto, o Parque de Campismo do Serrão tem a sua própria piscina, supermercado e campos de ténis, entre árvores densas – fica  a 4 km da Praia de Praia da Amoreira e a 7 km a noroeste de Aljezur.

Praia da Arrifana

  • Coordenadas: 37.29283,-8.864944

De Maio a Setembro, dois autocarros diariamente percorrem um par de excelentes praias a poucos quilómetros de Aljezur. A maior delas é a Praia da Arrifana, 10 km a Sudoeste da vila, sobre penhascos.

A praia é excelente, e competições de surf são por vezes realizadas aqui – vários simples cafés e restaurantes se encontram ao longo da estrada acima da praia, e todos os peixes grelhados são servidos a preços moderados.

O Oceano irá atender a maioria das suas necessidades, com um café, um restaurante e casa de hóspedes na falésia acima da praia.

Os quartos simples contam com chuveiro e belas vistas, enquanto no andar superior, o restaurante faz peixes de e grelhados a preços medianos.

No final da estrada – no promontório, Ponte da Arrifana – há os restos da antiga Fortaleza da Arrifana, do século XVII para a defesa da costa ocidental contra piratas e corsários,  e um restaurante. Pode fazer uma bela caminhada costeira para norte, através da Ponte da Atalaia para a praia e aldeia de Espartal (caminhada 2 horas).

Monte Clérigo

Monte Clérigo, a 8 km noroeste de Aljezur, é um bonito povoamento de férias. Um conjunto de cafés e restaurantes se debruçam sobre uma soberba praia.

Praia do Monte Clérigo
Praia do Monte Clérigo
  • Coordenadas:37.341221,-8.852899

Odeceixe e arredores

Odeceixe (15 km para norte de Aljezur) fica numa vertente de montanha frente ao largo vale do rio Odeceixe, com uma estrada costeira arborizada, já muito próximo da costa alentejana. Muda o seu carácter no Verão, quando atrai turistas de mochilas, surfistas e famílias – todos atraídos pela praia excelente.

Na vila tudo gira em torno duma única rua principal e pequena praça, Largo 1 °de Maio, com muitos cafés e restaurantes, mini-mercados, correios, banco, e lojas de artesanato.

A melhor escolha para comer e beber é a alegre Tasca da Saskia um bar-restaurante contemporâneo na estrada da praia com massas, pizza e refeições vegetarianas.

 Tasca da Saskia
Tasca da Saskia

Praia de Odeceixe

Praia de Odeceixe
Praia de Odeceixe
  • Coordenadas: 37.442173,-8.79789

A Praia de Odeceixe, fica a 4 km oeste da vila, sobre um vale verdejante, de ambos os lados cuidadosamente cultivados com milho. Tem o comboio turístico durante Julho e Agosto – um lindo passeio seguindo o rio para a ampla baía emoldurada por falésias.

É das praias mais abrigadas neste trecho da costa, oferecendo natação relativamente segura, especialmente quando a maré está baixa. Há lotes de estacionamento acima da extremidade sul da baía, bem como um conjunto de casas e cafés, e  oferta de quartos.

Carrapateira e suas Praias

Quinze quilómetros para norte de Vila do Bispo encontra a aldeia discreta da Carrapateira, e respectiva praia, a uma caminhada de um quilómetro da povoação. A Praia da Bordeira é uma praia espectacular, com dunas e um pequeno rio.

Praia de Bordeira
Praia de Bordeira
  • Coordenadas: 37.197747,-8.900694

Há um restaurante com preços moderados, para quem acaba de voltar da praia, O Sitio do Rio que utiliza produtos em grande parte orgânicos – sopa fresca, grelhas simples ou legumes fritos oferecem uma mudança da habitual comida à beira-mar.

Sítio do Rio

Quatro quilómetros a sul da Praia da Bordeira, ao longo da estrada da costa, encontra a Praia do Amado, que também se encontra assinalada fora da estrada principal ao sul da Carrapateira.

Praia do Amado
Praia do Amado
  • Coordenadas: 37.167293,-8.899129

Esta ampla fantástica baía de areia apoiada por colinas baixas com um par de cafés sazonais é particularmente popular entre os surfistas. Há também uma escola de surf aqui, que oferece cursos e aluguer de equipamento.

O que visitar perto:

Perto de Aljezur, para Sudeste, Lagos fica a meia hora e Portimão a 34 minutos – ambas pela N120. O Aeroporto de Faro fica a 1 hora e dez minutos pela A22.

Para Sul, encontra Vila do Bispo a 35 minutos, e Sagres a 40 minutos – pela N268.

Para Oeste, pela N267 encontra a Serra de Monchique. A norte de Aljezur fica a costa alentejana

Lagos e arredores

Lagos, Portugal
Lagos é uma das cidades mais atraentes do Algarve, o seu centro histórico em grande parte do século XIV, na foz da Ribeira de Bensafrim. Foi a partir daqui

Portimão e arredores

thumb
Portimão é a segunda maior cidade do Algarve, situada no estuário do Rio Arade, nos tempos pré-romanos tinha na pesca a sua principal actividade...

Vila do Bispo

Se tiver o seu próprio transporte, a cidade é uma base ideal para passeios de um dia para as praias circundantes. A praia mais próxima, Praia do Castelejo...

Serra de Monchique

Esta área carrega o peso de incêndios de verão, mas a floresta é geralmente rápida a recuperar e continua a ser ideal para caminhadas.

A costa alentejana

A costa alentejana se estende por mais de 150 quilómetros, da baía de Setúbal até ao Algarve ocidental. A maioria das praias são pouco desenvolvidas...