Início Algarve

Estói e São Brás de Alportel

A charmosa Estói no Algarve (leia visitar o Algarve) se concentra numa rua principal, pequena praça e igreja branca.

Fica a norte de Faro, viagem de 10 km (20 minutos pela estrada de São Brás de Alportel).

Os autocarros vão deixá-lo na praça, donde facilmente descobre o encantador Palácio do Visconde de Estói – versão diminuta do palácio rococó de Queluz perto de Lisboa.

Erguido a mando do Coronel Francisco José Carvalhal e Vasconcelos, membro da nobreza portuguesa.

Palácio do Visconde de Estói

Este palácio (século XVIII) foi recuperado no século XX pelo Visconde de Estói (José Francisco da Silva). Agora é uma luxuosa pousada, com 63 quartos e suites.

Está aberto ao público e pode ver os terraços, azulejos e o jardim. Nos salões saltam à vista as linhas decorativas no estilo de Luis XV, as pinturas e a talha dourada de peças restauradas.

  • Coordenadas: 37.0968,-7.89527

Os jardins, implantados em socalcos, são inspirados no traçado francês e italiano. A casa assume posição central, imponente, no topo.

A piscina exterior nos mima com vistas deslumbrantes de mar e serra.

O seu restaurante (Visconde) é inspirada na culinária portuguesa com uma apresentação cuidada e sabores apurados.

Um bolo de noz é tradicionalmente confecionado e carrega o nome do Palácio – o Bolo do Palácio de Estói.

Igreja de São Martinho de Estoi

  • Coordenadas: 37.094218, -7.895017

Outro edifício em destaque é a imponente Igreja de São Martinho de Estói, do período renascentista (século XVI). Tem agora uma fachada neoclássica, rodeada por um conjunto de casas nobres (século XIX).

O interior é composto por 3 naves separadas por arcos. Destaca-se o púlpito feito em mármore regional.

Ruínas Romanas de Milreu

Um bom motivo para visitar Estói é o local das Ruínas Romanas de Milreu – caminhada de 10 minutos a partir da praça. Conhecida pelos romanos como Ossonoba, antecede à de Faro – habitada do I século até ao VI.

Acredita-se que as ruínas fossem a vila privada do Governador de Ossonoba. Mostram a importância do lugar durante o período romano.

  • Coordenadas: 37.094826,-7.904566

Consegue-se identificar uma galeria de colunas em torno dum pátio – dominada pela abside dum templo convertido numa basílica cristã (III século século). Outros restos reconhecíveis do complexo, são uns mosaicos de peixe e o apoditério (termas romanas).

Em 631 depois de Cristo, Ossónoba, hoje Estoi, tornou-se parte do reino visigótico até à sua conquista pelos árabes (século VIII). Foi abandonada quando os muçulmanos fundaram a sua cidade mais a sul.

Permaneceu parte da Al-Garb Andalus até à conquista de Faro no século XVIII, por Dom Afonso III com a ajuda de Paio Peres Correia e seus cavaleiros da ordem de Santiago.

São Brás de Alportel

A 10 km para norte, chega a São Brás de Alportel perto da Serra do Caldeirão que nos alicia a explorar trilhos e a viajar em plena natureza.

Museu Etnográfico do Trajo Algarvio

  • Coordenadas: 37.152672,-7.88589

Os autocarros param na praça principal e por perto avista o fascinante Museu Etnográfico do Trajo Algarvio no palacete do século XIX. Aqui morou o António Bentes que enriqueceu com a cortiça.

Os corredores estão cheios de trajes tradicionais, mais de 1500 peças que vieram de todo o Algarve, incluindo do exército francês napoleónico. No pátio pode andar num poço tradicional, parcialmente escavado.

A partir do museu, corte para a Rua Nova de Fonte até ao romântico Jardim da Verbena.

Igreja Matriz de São Brás de Alportel

  • Coordenadas: 37.150445, -7.888246

As ruas estreitas do povoamento correm à volta da elegante Igreja Matriz (século XVI) donde há uma vista linda dos vales circundantes.

O templo sofreu com o terramoto de 1755, de modo que teve fpi renovado no século XVIII e ampliado no século XIX.

Não há muito motivos para se hospedar, mas terá na Residencial São Brás, ao lado da praça, uma boa opção. Há também um grupo de cafés e bares à volta da praça principal.

Miradouro do Alto da Arroteia

  • Coordenadas: 37.159032, -7.907784

De São Brás de Alportel, são 10 minutos para noroeste até ao maravilhoso Miradouro do Alto da Arroteia, que fornece belas vistas sobre a Serra, São Brás de Alportel e o Mar.

O que visitar perto de Estói e São Brás de Alportel:

Perto de Estói e São Brás de Alportel encontra Faro – dista 20 minutos pela Estrada de São Brás de Alportel.

Para sudoeste, o centro de Loulé e os quatro resorts de Loulé – Quinta do Lago, Vale de Lobo, Vilamoura e Quarteira – 20 a 25 minutos pela A22.

Para sudeste surge Olhão, a 20 minutos pela N2-6.


Mais Artigos Sobre O Algarve: