Alentejo Alentejo Central Arraiolos

Arraiolos

Arraiolos, a 21 km norte de Évora, é famoso pelos soberbos tapetes feitos à mão desde o século XIII – valorizados durante séculos e decoram os interiores dos melhores palácios em Portugal – criações exuberantes do século XVIII estão penduradas nas paredes do Palácio de Queluz, perto de Lisboa e Sintra.

  • Coordenadas: 38.72321,-7.987751

Perto pode visitar, para Sudoeste, Montemor-O-Novo (20 minutos pela N4), Évora para sul- a 20 minutos de carro (pela R114-4 e N370). Setúbal fica a uma hora de Arraiolos (pela N6).

Estremoz fica a 40 minutos (para Nordeste pela N4), e Vila Viçosa a 1 hora de carro pela N4 (para Este).

Arraiolos é um povoamento bonito com casas caiadas de branco, belas igrejas praça e central com um Pelourinho do século XVI, No topo, um castelo do século XIV – dos poucos com planta circular.

  • Coordenadas:  38.725205, -7.987772

Muito antes dos tapetes, havia o castelo de Arraiolos, um castelo muito antigo – a construção foi ordenada no século XIV, pelo Rei Dom Dinis, com um grande muralha circular, que abraçava o povoado de moradores que faziam vinhas.

No Paço residia o Conde de Arraiolos, assim como mais tarde o Condestável Nuno Álvares Pereira, e daqui muitas expedições suas partiram contra Castela.

  • Coordenadas: 38.725768, -7.988035

A igreja mais antiga de Arraiolos, dentro das muralhas, a Igreja do Salvador, começou por ser uma pequena igreja românica fundada no século XIII, no tempo de Dom Afonso II – Arraiolos ainda nem tinha muralhas.

A igreja é completamente transformada no século XVI, e o Salvador (Jesus Cristo) é representado de uma forma profundamente dramática na figura do Senhor Jesus dos Passos.