Alentejo Baixo Alentejo Beja

Beja

A uma hora e meia de Faro (para sul pela A2) e a uma hora de Évora (para norte pela IP2), é a última cidade importante a caminho do Algarve.  Com uma posição estratégica no centro de planícies, aqui foi fundada uma cidade, 48 anos antes de Cristo, em honra do acordo de paz aqui assinado entre Roma e os Lusitanos –  a Pax Julia.

Beja é também conhecida pelo caso de amor entre uma freira do século XVII que viveu no Convento de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. A Mariana Alcoforado apaixonou-se pelo Conde Chamilly, oficial de cavalaria francesa, e é creditada com Cinco Cartas de amor publicado pela primeira vez em Paris em 1669.

Mariana Alcoforado

Convento Nossa Senhora da Conceição

O Convento é um impressionante edifício, fundado no século XV, e tem uma variedade de ornamentos manuelinos, incluindo portais elaborados e um tecto decorado com balaustros e pináculos.

Dissolvido em 1834, o convento abriga hoje o excelente Museu Regional no Largo de Conceição.

A arte da igreja e pinturas flamengas estão reunidas nas galerias do claustro, mas são os sumptuosos azulejos do convento que chamam a atenção – as paredes dos claustros são completamente cobertas com azulejos dos séculos XVI e XVII.

O outro destaque é uma magnífica capela rococó, adornada com querubins.

  • Coordenadas: 38.014189,-7.863503

No andar de cima encontra a pequena secção arqueológica – inscrições romanas lembram a importância da Beja romana.

Pisões

Muito foi encontrado no local de Pisões, a 7 km sudoeste da cidade (sinalizado a partir da estrada de Aljustrel), onde as paredes duma barragem romana pode ainda ser vistas e restos de construções rurais do primeiro ao quarto século.

Pisões
  • Coordenadas: 37.997598,-7.949273

Museu Jorge Vieira

Do convento, caminhe até à Rua do Touro para a cidade velha, passando no Museu Jorge Vieira. É uma vitrina peculiar da obra de Jorge Vieira, cujo esculturas surreais – parte feminina, parte grotesca – mostram uma influência cubista de Picasso e Braque.

  • Coordenadas: 38.014425,-7.864061

Santa Casa da Misericórdia

Além da atraente Praça da República e pelourinho, há também a distintiva Santa Casa da Misericórdia. Sua enorme varanda serviu originalmente como mercado de carne e a pedra é deliberadamente cinzelada para dar uma aparência mais rústica.

  • Coordenadas: 38.015915,-7.865475

Castelo de Beja

O Castelo de Beja foi construído por D. Dinis, com notáveis ameias lúdicas na Torre de Menagem. O mercado de sábado é realizado junto às muralhas. Na sombra do castelo ergue-se a caiada e visigótica Igreja de Santo Amaro – hoje um pequeno museu arqueológico.

  • Coordenadas: 38.0174,-7.865467

O bairro antigo é um emaranhado circular de ruas, fechada dentro de um anel viário que substituiu em grande parte as paredes da cidade. De carro pode ficar bastante perto do centro histórico, e há estacionamento em vários pontos sinalizados.

A estação de autocarros fica a cinco minutos a pé do centro mais antigo, e a estação de comboio a cinco minutos de nordeste. Beja tem boas ligações de transportes para o resto de Portugal, bem como ligação de autocarro para Sevilha.

Para Lisboa e Algarve ocidental, é geralmente mais rápido apanhar o comboio, enquanto para Évora, Vila Real de Santo António e Santiago do Cacém, de autocarro.

O que visitar perto:

Moura

A cidade de Moura, a 29 km norte de Serpa, é altamente agrícola na periferia, mas com o centro cheio de grandes mansões e praças bonitas

Alvito

Uma povoação de grande encanto, e onde abunda características manuelinas. É dominado pelo castelo - agora pousada

Serpa

Trinta quilómetros leste de Beja, na estrada para a Espanha, Serpa oferece as clássicas atracções alentejanas - um centro murado, castelo, ruas estreitas, casas caiadas e exuberantes jardins

São Cucufate

É, um local tranquilo e rural, envolto em jardins paisagísticos de alecrim, tomilho e lavanda, onde a história de três vilas romanas separadas foram reveladas