Algarve A Leste de Faro Cacela Velha

Cacela Velha

  • Coordenadas:37.157305,-7.546294

Dez quilómetros de Cabanas, e no cimo duma falésia de frente para o estuário, a aldeia caiada de Cacela Velha é uma lembrete de como o Algarve devia ser –  há cerca de meio século atrás.

Durante o período islâmico foi um importante centro populacional, até ser sido conquistada por Paio Peres Correia.

Após a sua conquista, dita a lenda que as tréguas foram quebradas pelos mouros, nomeadamente com a morte de 7 cavaleiros cristãos, de modo que em fúria Paio Peres Correia acaba também por conquistar Tavira.

Hoje em dia, para além de um par de simples cafés e restaurantes, oferece uma bonita igreja e os restos de um século XVIII forte. Cercado por oliveiras, e oferecendo vistas emocionantes e espectaculares da sua falésia.

Ganha vida durante o festival de julho, Noites D’Encanto, com quatro dias de comida árabe e eventos de inspiração mourisca, incluindo souk.

  • Coordenadas:37.157083,-7.545444

Para chegar a Cacela Velha através de transportes públicos, peça pelo autocarros Tavira-Vila na estrada, pouco antes de Vila Nova de Cacela, são quinze minutos de caminhada por uma estrada lateral para a aldeia.

A praia no sul da aldeia é uma delícia. Para chegar até lá, siga as indicações para “Fábrica”, a oeste da vila, cerca de 1 km.

Aqui, um barqueiro pode levá-lo para a praia (diariamente no verão, mas apenas com bom tempo durante o resto do ano).

  • Coordenadas:37.150295,-7.551706