Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Cais do Sodré e Alcântara

Cais do Sodré e Alcântara

Cais do Sodré

Cais do Sodré – Coordenadas:38.706168,-9.145108

Numa caminhada de 10 minutos para oeste da Baixa, ao longo da frente ribeirinha encontra Cais do Sodré e a sua estação de metro e ferroviária (para Estoril e Cascais), e os ferries que atravessam para Cacilhas (Almada).

Não é a mais elegante das áreas, mas certamente cheia de personalidade, que ganha vida à noite, graças ao vários bares e clubes.

Mercado da Ribeira

O Mercado da Ribeira está localizado no edifício abobadado na Avenida 24 de Julho, de em frente à Estação Ferroviária do Cais do Sodré.

  • Coordenadas: 38.707223,-9.146048

No passado recente,  era o principal mercado de Lisboa, com locais de venda de peixe e carne de todas as formas e tamanhos, ao lado de mesas de frutas e legumes. Foi revitalizado como Time Out Market  com mais de 20 restaurantes, vários bares, uma escola de cozinha e uma série de espaços comerciais.

Miradouro de Santa Catarina

Numa curta caminhada por detrás do mercado encontra o Elevador da Bica, que o conduz para o Bairro Alto.

Vire à esquerda na parte superior e, em seguida, à esquerda na Rua M. Saldanha e vai chegar ao Miradouro de Santa Catarina, onde os jovens artistas de rua se reúnem nas vistas espectaculares sobre a cidade.

  • Coordenadas: 38.709472,-9.147657

Museu Nacional de Arte Antiga

  • Coordenadas: 38.704841,-9.161464

Apanhando o Autocarro 728 a partir de Cais do Sodré, são quatro estações para chegar ao Museu Nacional de Arte Antiga. Com pinturas e  esculturas, artes decorativas que vão desde a Idade Média até ao século XIX, com especial destaque para os Painéis de S. Vicente (século XV) e a Custódia de Belém (século XVI) .

No jardim do museu encontra o restaurante e a esplanada com vistas sobre o Rio Tejo.

Alcântara

Alcantara

No caminho entre Lisboa e Belém,(também pode apanhar comboio no Cais Do Sodré) para Estoril e Cascais, encontra Alcântara, que tem uma tonalidade mais industrial, com um emaranhado de linhas ferroviárias, viadutos dominando o horizonte.

Docas de Alcântara

A área é conhecida pela sua vida nocturna, principalmente graças à conversão das suas docas que abrigam cafés, restaurantes e clubes. As Docas de Alcântara permanecem as principais docas da cidade, com um número crescente de navios de cruzeiro de luxo.

Depois de escurecer, as conversões de armazém ganham a sua própria vida, clubes e bares atraem um público mais velho, mais rico que o do Bairro Alto.

Docas de Alcântara
  • Coordenadas: 38.699905,-9.1755558

A melhor aposta é ir para ooeste à mais íntima Doca de Santo Amaro, aninhada à direita sob o tráfego que cruza a Ponte 25 de Abril. Esta pequena é preenchida com barcos à vela e de armazéns convertidos em bares e restaurantes mais caros do que o habitual.

Deixando Doca de Santo Amaro, para o oeste, pode fazer um agradável passeio ribeirinho que o leva até Belém – 20 minutos a pé.

Ponte 25 de Abril

Ponte de 25 de Abril

Assemelhando-se à Golden Gate em San Francisco, a enorme impressionante Ponte 25 de Abril foi inaugurada em 1966 como um elo vital entre Lisboa e margem sul do Tejo.

São cerca de 2,3 km de comprimento, a ponte principal sobe 70 metros acima do rio, embora os seus principais pilares são quase de 200 metros de altura.

Foi originalmente chamada de Ponte de Salazar, em homenagem ao primeiro-ministro ditatorial que governou Portugal de 1932-1968, mas agora o seu nome marca a data da revolução que derrubou o regime de Salazar em 1974.

O que visitar perto: