Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Chiado e Bairro Alto

Chiado e Bairro Alto

Chiado

No lado oeste da Baixa de Lisboa, perto do Rossio e de Cais do Sodré, encontra o Chiado, que se estende em direcção ao Bairro Alto. Sofreu grandes danos no incêndio de Agosto de 1988, e muitas lojas antigas na Rua do Crucifixo foram destruídas.

Centro Comercial Armazéns do Chiado

Actualmente, as novas fachadas de mármore do centro comercial Armazéns do Chiado reproduzem as fachadas das lojas antigas.

  • Coordenadas: 38.710977,-9.13947

A Brasileira

Chiado continua a ser um dos bairros mais distintos da cidade, uma miscelânea de lojas de moda com tradicionais cafés, nomeadamente, A Brasileira, Rua Garrett 120, foi frequentado por gerações de líderes literários e intelectuais do século XX, donde se destaca Fernando Pessoa.

  • Coordenadas: 38.710662,-9.142008

Basílica da Nossa Senhora dos Mártires

Perto, a rua da Basílica da Nossa Senhora dos Mártires, construída a partir do século XII – actualmente de estilo barroco e neoclássico, fica exactamente no local do acampamento de cruzados que participaram no cerco de Lisboa.

  • Coordenadas: 38.710387,-9.141421

Perto, meros dois minutos a pé para sul na Rua Serpa Pinto, encontra o Teatro Nacional de São Carlos (século XVIII), de estilo neoclássico e rococó, (a principal casa de ópera) e, muito perto, o Museu de Arte Contemporânea Chiado.

Teatro Nacional de São Carlos
  • Coordenadas: 38.709528,-9.141758

Museu de Arte Contemporânea

O Museu Nacional de Arte Contemporânea encontra-se num edifício elegante  –  a casa original foi danificada no incêndio do Chiado.

  • Coordenadas: 38.70846,-9.141161

O novo museu foi construído em torno duma fábrica de biscoitos do século XIX, o que explica a presença dos fornos antigos. Os três andares exibem o trabalho de alguns dos artistas portugueses mais influentes desde o século XIX.

Os destaques incluem a bela escultura A Viúva de António Teixeira Lopes e algumas cenas evocativas da área de Lisboa por Carlos Botelho e José Malhoa. Não se esqueça de ver os painéis decorativos de José de Almada Negreiros, recuperados do cinema de São Carlos.

Bairro Alto

Praça Luís de Camões
  • Coordenadas: 38.7106138,-9.1433649

Durante o dia, as ruas estreitas do século XVII do Bairro Alto têm uma sensação pacata, familiar e residencial. À noite, o seu carácter muda , pois é aqui que vai encontrar muitos dos melhores bares da cidade, restaurantes e clubes de fado.

O Convento do Carmo e Igreja de São Roque – estão localizados na periferia, assim como algumas das lojas mais boémias da cidade.

Muitas das vias mais interessantes do Bairro Alto ficam a oeste da Rua da Misericórdia, uma rede confusa de ruas, edifícios por vezes desfigurados com grafitti.

Pode chegar ao Bairro Alto através de duas proezas de engenharia – dos eléctricos elevadores. Mais conveniente, o Elevador da Glória construído em 1885, liga o bairro directamente com Praça dos Restauradores.

Elevador da Glória
  • Coordenadas: 38.714707,-9.144417

O Elevador da Bica sobe a partir da Rua Loreto ao pé do Bairro Alto.

Elevador da Bica
  • Coordenadas: 38.709409,-9.146387

Uma terceira abordagem possível será pelo Elevador da Santa Justa-  a sua saída fica ao lado do Convento do Carmo.

Elevador da Santa Justa
  • Coordenadas: 38.712102,-9.139437

A partir do Elevador da Glória a São Roque

O Elevador da Glória leva-o para o topo da colina na Rua de São Pedro de Alcântara, e nos jardins adjacentes há uma vista soberba sobre a cidade e o castelo.

  • Coordenadas: 38.715061,-9.144405

Igreja de São Roque

Um bom lugar para parar e saborear uma das melhores bebidas de Portugal, enquanto ao virar à esquerda do elevador, descendo a rua eventualmente encontra, ao virar da esquina, a Igreja de São Roque (século XVI) no Largo Trindade Coelho.

  • Coordenadas: 38.713516,-9.143469

Do lado de fora, parece ser a igreja mais simples na cidade, mas no interior as capelas laterais, são ricamente trabalhadas com tectos barrocos. Um dos destaque é a Capela de São João Baptista.

Capela de São João Baptista na Igreja de São Roque

Foi uma das comissões mais bizarras do seu tempo e é estimada ser a mais cara. Encomendada a partir de Roma em 1742 por D. João V para homenagear o seu padroeiro.

Projectada pelo arquitecto papal, Vanvitelli, utilizando os materiais mais caros , incluindo marfim, ágata, pórfiro e lápis-lazúli – foi erguida no Vaticano para o Papa celebrar a missa, desmontada e enviada para Lisboa.

Com um olhar mais atento sobre as “pinturas a óleo” da vida de João Baptista vai descobrir que são mosaicos primorosamente trabalhado. Ao lado da igreja, o Museu de São Roque exibe pinturas do século XVIII e XVI e uma colecção heterogénea de cálices.

Museu de São Roque
  • Coordenadas: 38.7134932,-9.1431854

Convento do Carmo

Descendo a Rua da Trindade, num par de minutos, chega ao Largo do Carmo com um café ao ar livre de frente para os arcos góticos do Convento do Carmo, para onde o Comendandor Nuno Alvares Pereira retirou-se – e quem patrocinou a construção do Convento.

Largo do Carmo
  • Coordenadas: 38.712141,-9.140246

Outrora o conjunto continha a maior igreja da cidade – destruída pelo terramoto de 1755. Deste acontecimento surgiu a  expressão “Cair o Carmo e a Trindade” – na altura os dois mais importantes conventos no Bairro Alto.

De igual modo, a expressão “Rés Vés Campo de Ourique” advém ao facto ao bairro de Campo de Ourique ter sobrevivido ao terramoto, praticamente intacto. Contudo, o impacto do terramoto em Lisboa foi dramático: atingiu o grau 9 da escala richter – das 20.000 habitações apenas 3.000 sobreviveram, apenas 11 Conventos ficaram de pé (eram 65).

Nos dias de hoje o Convento abriga o magnífico Museu Arqueológico do Carmo – encontra muitos dos tesouros dos mosteiros  dissolvidos após a revolução liberal 1834.

No interior, em ambos lados do que foi o altar principal, estão exposições, centrando-se numa série de túmulos de grande importância. Aqui reside o túmulo de pedra de dois metros de Dom Fernando I, o último rei antes da crise 1383-1385, cujo Nuno Álvares Pereira teve um papel preponderante na luta contra Castela.

Rei Fernando I

Outras peças notáveis ​​incluem mosaicos hispano-árabes do século XVI. Há também um modelo do convento antes de ter sido arruinado pelo terramoto, e um sarcófago egípcio (793-619 antes de Cristo).

O que visitar perto: