Açores Grupo Central A Costa Ocidental da Terceira

A Costa Ocidental da Terceira

São Mateus

Apenas 3 km oeste de Angra encontra a vila bonita e um dos portos de pesca mais importantes dos Açores. Entre as 16h00 e as 17h00, os barcos desembarcam para vender peixe no cais.

  • Coordenadas:38.664051,-27.268786

Os pequenos coloridos barcos criam um espectáculo alegre e há uma pequena fortaleza com vista para o porto. Aproveite para explorar as ruelas próximas e há dois bons restaurantes de peixe.

Negrito

  • Coordenadas:38.655417,-27.281833

Esta é uma pequena aldeia com um velho forte perto do porto, com instalações de piscina e um pequeno café / bar. No promontório perto encontra a pousada da juventude da Terceira.

Mais adiante, à esquerda, encontra a Canada do Pilar, uma rua estreita que vai até à costa e a pequena fábrica de queijo vaquinha onde pode provar e comprar os três queijos produzidos e desfrutar de um café e delicioso bolo tradicional da Terceira.

Queijo vaquinha é vendido em pequenos blocos, como a manteiga.

No final da estrada começa a Ponta das Cinco Ribeiras, um porto com instalações de piscina naturais, e também com os restos de um pequeno forte e perto de um acampamento sob árvores.

 

Santa Bárbara

  • Coordenadas:38.696268,-27.341695

Ao  continuar em torno da costa chega à  comunidade agrícola de Santa Bárbara, com as suas casas pintadas de branco.

A influência colonial espanhola na arquitectura da igreja paroquial sugere o século 16.

No interior, há um órgão do século 17 que advém do Convento de Nossa Senhora da Conceição em Angra e os móveis na sacristia são feitos de jacaranda e outras madeiras tropicais.

Se o tempo estiver claro, poderá ter acesso às mais belas vistas da ilha Terceira. Procure por uma placa de sinalização na estrada para a Serra de Santa Bárbara; e tome esta estrada lateral para ir até ao topo da montanha.

Serreta

Igreja de Nossa Senhora dos Milagres - Serreta
Igreja de Nossa Senhora dos Milagres – Serreta

  • Coordenadas:38.745883,-27.365699

É uma pequena aldeia com a importante Igreja de Nossa Senhora dos Milagres, onde promessas são feitas por pessoas de toda a ilha.

Aproximadamente a meio caminho entre Serreta e Rominha reside a Reserva Florestal Serreta que oferece inúmeros trilhos e áreas de piquenique.

 

Raminho
Miradouro do Raminho
Miradouro do Raminho

  • Coordenadas:38.788412,-27.329371

O Miradouro sinalizado como Raminho é um ponto de vista olhando ao longo da costa e é um bom lugar para avistar aves marinhas, com casas de banho, estacionamento e mesas de piquenique sob as árvores.

Há também um abrigo de avistamento de baleias. Na distância e num dia claro pode ver as Ilhas de São Jorge e Graciosa.

Biscoitos

  • Coordenadas:38.791891,-27.260127

Esta área foi sempre intrigante por causa das suas origens vulcânicas, da última erupção em 1761, quando a lava escorreu da área em torno do Pico do Gaspar.

Também é conhecido pelo seu vinho, Verdelho. Francisco Maria Brum (1860-1928) começou a fazer vinho há mais de 100 anos e foi o primeiro a enxertar uvas após a praga de filoxera que dizimou as vinhas.

No final da aldeia há uma pequena rotunda; vire à esquerda em direção ao mar para ver as vinhas, as pequenas cintas de muralhas chamadas curraletas.

Há também piscinas naturais. Vire para leste para continuar em paralelo com o mar. Perto do porto encontrará as instalações de piscinas naturais.

Mais na Ilha Terceira

Dada a sua configuração renascentista é difícil não voltar aos tempos em que Angra era o centro do universo Atlântico. Negociatas e tesouros se reuniram ou passaram por aqui, tanto das Índias Orientais como do Novo Mundo.
Em contraste com outras cidades do arquipélago, Praia é sempre aberta e brilhante. Tem uma praça central e rua pedonal comercial. As extensas planícies desta metade oriental da ilha produziu grandes quantidades de trigo..