Alentejo Alto Alentejo Crato e arredores

Crato e arredores

A 21 km (20 minutos de carro pela IC13) oeste de Portalegre – Crato é uma antiga povoação agrícola fundada em 1232, com uma óptima pousada fora do povoamento para norte, situada na Flor da Rosa.

  • Coordenadas: 39.289966,-7.643409

Crato fica a 45 minutos de Marvão (pela N359 e IC13) e a meia hora de Castelo de Vide (pela N246 e N245). Entusiastas de equitação também vão querer ver a unidade em Alter do Chão, que fica a treze quilómetros para sul (15 minutos de carro pela IC13 e N245).

No povoamento de Crato, surge um trio de imponentes igrejas ornamentadas e casas elegantes na bonita principal Praça do Município e atestam os anos de crescimento têxtil no século XVI.

Varanda do Palácio do Grão-Prior

A Varanda do Palácio do Grão-Prior, é a mais interessante das estruturas – uma varanda de granito com arcadas construídas. Prior vem da palavra Latim o primeiro, e refere-se ao Primeiro Grão Mestre dos Cavaleiros Hospitalários  – que se instalaram na Vila do Crato.

  • Coordenadas: 39.285133, -7.645489

A vila do Crato foi doada por Dom Sancho II à Ordem do Hospitalários no século XIII. As duas grandes ordens da Terra Santa foram os Templários ( mais tarde a Ordem de Cristo em Portugal) e os Hospitalários (posteriormente Ordem de Malta).

Museu Municipal

Também vale pena ver a mansão ao virar da esquina, que abriga um pequeno Museu Municipal de artesanato do Alto Alentejo, com peças sobre o período megalítico e romano, da Ordem de Malta e sobre o Mosteiro da Flor da Rosa, assim como sobre a história agrícola e industrial do concelho.

  • Coordenadas: 39.285452, -7.645658

Castelo de Crato

Ao vaguear pelas ruas vai chegar ao Castelo dos Cavaleiros Hospitalários, outrora entre os mais poderosos no Alentejo, até que foi destruído pelo exército comandado por D. João de Áustria – já fase final da Guerra da Restauração – hoje uma ruína pastoral invadido por figueiras e plantas.

  • Coordenadas: 39.284562,-7.642718

No caminho de volta para o centro pode-se maravilhar com o esquema de cores dominante – branco com amarelo-mostarda – que adorna cada casa, mansão.

Parque Aquático do Crato

De seguida, pode conduzir para o oeste ao longo da N363 em direcção a Aldeia da Mata. Em poucos minutos encontra o Parque Aquático do Crato, com uma grande piscina central que serve de recepção ao tobogã, com piscinas apropriadas para os mais pequenos.

  • Coordenadas: 39.293349, -7.651788

Anta do Tapadão

Seguindo em frente pela N363, após 7 km, verá o sinal para a Anta do Tapadão, monumento megalítico com mais de cinco mil anos, o dólmen mais bem preservado em Portugal. As pedras inclinadas são visíveis no topo de uma pequena elevação no meio de pastagens.

  • Coordenadas: 39.3012854,-7.7096256

Flor da Rosa

A dois quilómetros a norte de Crato fica a aldeia de Flor da Rosa, tradicional centro de cerâmica. Fora da estrada principal, uma praça empoeirada forrada com casas caiadas de branco são ofuscadas pelas paredes do Mosteiro de Flor da Rosa do século XIV – Casa Mãe da Ordem Soberana e Militar da Malta (ou Cavaleiros Hospitalários).

Após ampla restauração reabriu em 1995 como Pousada de Flor da Rosa (www.pousadas.pt).

  • Coordenadas: 39.305913,-7.648012

É um magnífico edifício  – há uma sala de jogos no claustro superior e um belo restaurante.

Os visitantes são convidados a olhar ao redor do prédio principal, e traçar o plano dos jardins, definidos na insígnia da Ordem de Malta, em homenagem ao senhor Nuno Álvares Pereira – seu pai, D. Álvaro Gonçalves Pereira, primeiro Prior do Crato, fundou o mosteiro.

É provável que Nuno Alvares Pereira tenha nascido no Mosteiro. Para ver o túmulo de seu Pai (datado de 1382) suba à igreja do Mosteiro.

Alter do Chão

Castelo de Alter do Chão

Alter do Chão, a 13 km ao sul de Crato, é outra vila que se desenvolveu à base do comércio dos têxteis, particularmente durante o século XIV. Há um Castelo Medieval, de estilo gótico do século XIV, cuja torre central pode ser escalada para uma visão geral da região.

Castelo do Alter do Chão
  • Coordenadas: 39.199,-7.65865

No Reinado de Dom Fernando os domínios da Vila e o Castelo foram dados a Nuno Álvares Pereira, que mais tarde ofereceu a Gonçalo Eanes de Abreu, natural de Castelo de Vides, membro da Ala Dos Namorados (assim chamada por serem os mais jovens) na Batalha da Aljubarrota.

Coudelaria Alter-Real

Mas a principal razão para uma visita é a Coudelaria Alter-Real, a 3 km fora do povoamento. Foi fundado em 1748 por D. João V, da Casa de Bragança, e permaneceu na família até 1910, quando o Ministério da Guerra assumiu o controlo.

  • Coordenadas: 39.222174,-7.686563

Os cavalos Alter-Real são retratados na estátua equestre de Dom José na Praça do Comércio em Lisboa, e continuam a ser a favorita da GNR e da Escola de Lisboa da equitação em Queluz. Há um pequeno museu, café-restaurante, falcoaria e exibições equestres ao longo da semana.

O que visitar perto: