Portugal Área Metropolitana de Lisboa Vila de Ericeira e Mafra

Vila de Ericeira e Mafra

Ericeira

De carro, a vila turística de Ericeira dista uns meros 45 minutos de carro de Lisboa  – pela auto-estrada A21 via Mafra.

O estacionamento é mais fácil perto do mercado ou no Parque da Praça dos Navegantes. Esta freguesia do concelho de Mafra oferece um dos poucos portos naturais entre Cascais e Peniche.

Durante o século XIX, barcos mercantes partiram a partir daqui para países tão distantes como Escócia e Brasil. Também foi a rota de fuga bem-sucedida do último monarca de Portugal, Dom Manuel II – “O Infeliz” – em 5 de Outubro de 1910.

Embora na periferia, nos meses mais quentes fica lotada de pessoas da área metropolitana de Lisboa,  mas Ericeira continua a ser um lugar descontraído de ruas estreitas e casas caiadas de branco. Também é famoso pelos excelente frutos do mar – é dito que o seu nome advém de ouriço-do-mar.

Praticamente todo o centro é pedestre, com a bonita Praça da República, no seu centro, rodeada de cafés e pastelarias; e com um mercado perto.

Praça da republica
  • Coordenadas: 38.963481,-9.417213

Em baixo os pescadores trabalham no Porto de Pesca perto da capela caiada de Santo António (padroeiro dos pescadores portugueses), com uma praia junto ao porto, por vezes lotada.

  • Coordenadas: 38.964101,-9.418555

A rua principal, Rua Dr. Eduardo Burnay, leva-o da Praça da República, principal praia da cidade, à a Praia do Sul, enquanto pelo norte do porto fica a Praia do Norte  – com a Praia do São Sebastião a uma caminhada de quinze minutos.

Praia do Sul

Praia do Sul

  •  Coordenadas: 38.95876,-9.416245

Praia do Norte

  • Coordenadas: 38.96718,-9.419934

Encontra outra praia na Foz do Lizandro (2 km para sul). Os Campeonatos Mundiais de Surf foram realizados na Praia de Ribeira d’Ilhas (3 km para  norte) – Ericeira foi nomeada uma Reserva Mundial de Surf em 2011.

Praia Foz do Lizandro

Praia Foz do Lizandro

  • Coordenadas: 38.941822,-9.41586

 

Praia de Ribeira d’Ilhas

  • Coordenadas: 38.987806,-9.419277

Mafra

Mafra é sinónimo de Palácio Nacional de Mafra, construído pelo imprudente e extravagante rei Dom João V. Fica apenas  a 12 km de Ericeira –  e a uma pequena viagem a partir da costa, de Lisboa ou Sintra (cerca de 40 minutos).

Mosteiro Palácio Nacional de Mafra

  • Coordenadas: 38.936943, -9.327345

A construção do Mosteiro Palácio Nacional de Mafra começou em 1717, originalmente planeado para ser um mosteiro franciscano para homenagear o nascimento do primeiro filho do rei.

Mas o reinado de D. João V coincidiu com a descoberta de uma vasta riqueza  em metais preciosos no Brasil, e essa sorte mudou tudo. O mosteiro simples tornou-se num palácio luxuoso – com centenas de monges para cuidar das almas reais.

O edifício resultante é um magnífica declaração de grandeza concluído em apenas 13 anos graças ao trabalho extenuante de milhares  de pessoas (centenas das quais morreram) – uma fachada de 200 metros de comprimento, 1200 quartos, mais de 5000 portas e janelas, 156 escadarias, e duas torres crescentes sobre a Basílica contendo 92 sinos.

Todos os quartos são recriações de quando João VI fugiu para o Brasil em 1808, face o avanço francês, e levou todos os móveis e objectos de valor com ele.

No entanto, há pelo menos uma peça original – a cama em que o último monarca Português, Manuel II, dormiu na noite anterior ao exílio na Inglaterra. Alguns dos quartos podem ser chocantes, como a Sala dos Troféus, onde os móveis, incluindo os lustres, é feito de chifres e estofados em camurça.

O destaque é a biblioteca estupendamente decorada, com seu piso de 90 metros de comprimento azulejos com cerca de quarenta mil livros.

Tapada Nacional de Mafra

Tapada Nacional de Mafra
Tapada Nacional de Mafra
  • Coordenadas: 38.964688,-9.302743

A seis quilómetros para norte de Mafra, na estrada para Gradil encontra a Tapada de Mafra, outrora extensas áreas de caça do palácio. O parque ainda é totalmente murado,com javalis e veados dentro, embora agora também  esteja configurado para caminhadas,  e com trilhos para bicicleta de montanha.

Aldeia Típica

No caminho para a Ericeira, na pequena aldeia de Sobreiro, vai encontrar a vila de artesanato Aldeia Típica, que foi criada pelo artista José Franco.

É particularmente voltada para famílias, que gostam de olhar em volta das oficinas tradicionais, moinhos de água, exibindo ferramentas, móveis e artefactos recolhidos ao longo de muitos anos.

A adega é um bom lugar para parar para o almoço, servindo vinho local e refeições com preços moderados.

Vila Típica
  • Coordenadas: 38.959784,-9.353904

O que visitar perto: