Portugal Área Metropolitana de Lisboa Mafra e Vila de Ericeira

Mafra e Vila de Ericeira

Booking.com

Mafra

Mafra é sinónimo de Palácio Nacional de Mafra, construído pelo imprudente e extravagante rei D. João V. Fica apenas  a 12 km de Ericeira –  uma pequena viagem a partir da costa, de Lisboa ou Sintra.

Mosteiro Palácio Nacional de Mafra

A construção do Mosteiro Palácio Nacional de Mafra começou em 1717,  foi originalmente planeado para ser um mosteiro franciscano , construído para homenagear o nascimento do primeiro filho do rei.

Mas o reinado de D. João V coincidiu com participações portuguesas no Brasil produzindo uma vasta riqueza  em metais preciosos, e essa sorte mudou tudo.

O mosteiro simples tornou-se um palácio luxuoso, com centenas de monges na residência para cuidar das almas reais.

O edifício resultante era um magnífica declaração, de intenções barrocas, concluído em apenas 13 anos graças ao trabalho extenuante de milhares  de pessoas (centenas das quais morreram).

Os números frequentemente citado narram a sua grandiosidade – uma fachada de 200 metros de comprimento, 1200 quartos, mais de 5000 portas e janelas, 156 escadarias, e duas torres crescentes sobre a Basílica contendo 92 sinos.

Há pouco de humanidade ou empatia no trabalho nos apartamentos reais aparentemente intermináveis, e é difícil imaginar uma vida vivida nestas câmaras cavernosas.

Todos os quartos são recriações de quando João VI fugiu para o Brasil em 1808, face o avanço francês, e levou todos os móveis e objectos de valor com ele.

No entanto, há pelo menos uma peça original – a cama em que o último monarca Português, Manuel II, dormiu na noite anterior ao exílio na Inglaterra.

Alguns dos quartos são simplesmente chocante, como a Sala dos Troféus, onde os móveis, incluindo os lustres, é feito de chifres e estofados em camurça.

O destaque indubitável é a biblioteca estupendamente decorada, com seu piso de 90 metros de comprimento azulejos com cerca de quarenta mil livros.

Tapada Nacional de Mafra

Tapada Nacional de Mafra
Tapada Nacional de Mafra – Coordenadas:38.964688,-9.302743

Seis quilómetros para norte de Mafra, na estrada para Gradil encontra a Tapada de Mafra, outrora extensas áreas de caça do palácio.

O parque ainda é totalmente murado,com javalis e veados dentro, embora agora também  esteja configurado para caminhadas,  e com trilhos para bicicleta de montanha.

Aldeia Típica

No caminho para a Ericeira, na pequena aldeia de Sobreiro, você vai encontrar a vila de artesanato Aldeia Típica, que foi criada pelo artista José Franco.

É particularmente voltada para famílias, que gostam de olhar em volta das oficinas tradicionais, moinhos de água, exibindo ferramentas, móveis e artefactos recolhidos ao longo de muitos anos.

A adega é um bom lugar para parar para o almoço, servindo vinho local e refeições com preços moderados.

Vila Típica – Coordenadas: 38.959784,-9.353904

Ericeira

De carro, a vila turística de Ericeira dista uns meros 45 minutos de carro de Lisboa  – pela auto-estrada A21 via Mafra.

Não há acesso limitado à zona antiga, e o estacionamento é mais fácil perto do mercado ou no Parque da Praça dos Navegantes.

No topo duma borda rochosa com uma série de praias de areia fina, esta freguesia do concelho de Mafra oferece um dos poucos portos naturais entre Cascais e Peniche.

Durante o século XIX, barcos mercantes partiram a partir daqui para países tão distantes como Escócia e Brasil.

Também foi a rota de fuga bem-sucedida do último monarca de Portugal, Dom Manuel II – “O Infeliz” – em 5 de Outubro de 1910. Ao fugir para o exílio,  Portugal finalmente descartou a sua monarquia.
Embora na periferia, Ericeira seja agora muito mais urbana que na época alta fica lotada de pessoas da área metropolitana de Lisboa,  Ericeira continua a ser um lugar descontraído de ruas estreitas e casas caiadas de branco.

Também é famoso pela seu excelente frutos do mar – é dito que o seu nome advém do ouriço-do-mar.

Praticamente todo o centro é pedestre, com a bonita Praça da República no seu centro, rodeada de cafés e pastelarias; e com  um mercado perto.

praça da republica- Coordenadas:38.963481,-9.417213

Em baixo os pescadores trabalham no Porto de Pesca perto da capela caiada de Santo António (padroeiro dos pescadores portugueses), e há uma praia junto ao porto, embora muitas vezes lotada.

  • Coordenadas:38.964101,-9.418555

A rua principal, Rua Dr. Eduardo Burnay, leva-o da Praça da República à  principal praia da cidade, a Praia do Sul, enquanto a norte do porto encontra a Praia do Norte, com a Praia do São Sebastião a uma caminhada de quinze minutos.

Praia do Sul

Praia do Sul

  •  Coordenadas:38.95876,-9.416245

Praia do Norte

Coordenadas:38.96718,-9.419934

Também pode apanhar um autocarro na Praça dos Navegantes para chegar a praias menos desenvolvidas.

Um pouco mais longe: na Foz do Lizandro (2km para sul), enquanto que os Campeonatos Mundiais de Surf foram realizados na Praia de Ribeira d’Ilhas (3 km ao norte) – Ericeira foi nomeada uma Reserva Mundial de Surf em 2011.

Praia Foz do Lizandro

Praia Foz do LizandroCoordenadas:38.941822,-9.41586

 

Praia de Ribeira d’Ilhas

Coordenadas:38.987806,-9.419277

Também pode estar interessado em:

COMPARTILHAR