Alentejo Alentejo Central Estremoz

Estremoz

A 46 km nordeste de Évora (meia hora de carro pela A6 e IP2), encontra a maior e mais animada povoação do triângulo de mármore (as outras são Borba e Vila Viçosa) – evidente nas ruas praças e fontes com mármore, estrategicamente localizadas no centro.

Na colina, dentro das muralhas ergue-se o Castelo Medieval de Estremoz (século XIII),  particularmente importante durante a Guerra da Restauração (XVII) – Tal como Elvas Estremoz foi das praças-fortes mais importantes no País.

 

Pousada de Estremoz

Actualmente o castelo é uma pousada – Pousada De Estremoz – Rainha Sta. Isabel

Pousada de Estremoz

Apresenta uma esplêndida vista a partir da Torre das Três Coroas, de 27 metros do século XIII – 3 Reis participaram na sua construção – Dom Afonso III, Dom Sancho II e Dom Dinis. O castelo de Évora Monte é visível no horizonte – 15 km para sudoeste.

Palácio Dom Diniz

  • Coordenadas: 38.842056,-7.592167

Originalmente o Paço Real (Pousada) era uma residência real de férias, quando os Reis estavam por Évora vinham muitas vezes aqui. E de facto foi aqui que o Rei Dom Manuel I entregou a Vasco da Gama os presentes que devia entregar a um Rei da Índia – caso lá chegasse.

 

Igreja de Santa Maria

Ao lado da Pousada encontra a Igreja de Santa Maria, a igreja matriz de Estremoz, igreja-salão (hallenkirchen) do século XVI, substituindo um templo medieval. É um edifício enorme com características do Renascimento já tardio.

Igreja de Santa Maria

Museu Municipal

De frente à torre de menagem, encontra o Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho com exposições sobre vida alentejana e, em particular, sobre cerâmica da região. Em destaque estão os Moringues: jarros em forma de globo com bases estreitas, de duas aberturas e uma alça.

  • Coordenadas: 38.841692, -7.592389

A cerâmica teve um papel importante em casamentos ciganos: a noiva fazia uma corrida em todo o mercado, perseguida pelo noivo. Quando o noivo finalmente a apanha um prato de Estremoz é atirado ao ar e declarados marido e mulher.

Porta de Santarém

A dois minutos a pé do museu, pela rua do Arco de Santarém chega à Porta de Santarém  – era a principal entrada para a vila medieval e da sua cerca (do século XIII).

Porta de Santarém
  • Coordenadas: 38.842080, -7.593364

A esposa do Rei Dom Dinis, Dona Isabel de Aragão, faleceu em Estremoz no século XIV, dedicando a vida aos pobres e providenciava ajuda com um entusiasmo, digamos, incomum para os monarcas do seu tempo.

Capela do Senhor Jesus dos Incocentes

Reza a lenda que num certo episódio foi desafiada pelo seu marido para revelar o que estava debaixo da saia. O pão que lá tinha foi milagrosamente transformado em rosas – como retrata a estátua moderna, de frente à Capela do Senhor Jesus dos Inocentes, do século XVIII.

  • Coordenadas: 38.841385, -7.592236

Convento dos Congregados

Para baixo na cidade, a praça principal –  Rossio Marquês de Pombal – é dominada pela fachada das torres gémeas de mármore do antigo Convento dos Congregados (século XVII) que agora abriga a Câmara Municipal, biblioteca e museu da arte Sacra. Visitando o museu tem acesso à torre que proporciona das melhores vistas em Estremoz.

  • Coordenadas: 38.841665, -7.585759

Sobre Rossio o mercado de sábado é um clássico com alguns dos melhores queijos em Portugal, feito a partir de leite de ovelha e de cabra. O festival anual de Estremoz também tem lugar no Rossio durante o primeiro fim de semana em Setembro, com corrida de touros, concertos e fogo de artifício.

Centro de Ciência Viva

A dois minutos a pé do Convento dos Congregados, encontra o Centro de Ciência Viva, no antigo Convento das Maltesas (século XV, com um belo claustro de estilo gótico manuelino), que aborda a temática da Terra e Geologia. Numa visita guiada aprende sobre evolução da terra – apresenta com uma bela réplica de um T-Rex.

  • Coordenadas: 38.842751, -7.584780

Igreja do Convento de São Francisco

Para norte do Centro de Ciência Viva, na Rotunda perto Rossio Marquês de Pombal fica a Igreja do Convento de São Francisco, que levou mais de 500 anos a ser construída; começou no século XIII, certamente muito mais pequena pois foi alvos de constante obras de ampliação e enriquecimento até ao século XVII .

Lago do Gadanha

No Largo General Graça, a 1 minuto da Igreja de São Francisco, fica a praça emblemática com a Estátua e o belo Lago do Gadanha – cerca de quarenta metros de comprimento – óptimo lugar para descansar, perto do parque infantil e serviços de restauração. A estátua originalmente era o Deus Saturno, mas hoje em dia simbolicamente representa o Tempo ou a Morte.

Lago do Gadanha
  • Coordenadas: 38.843677, -7.587661

Uma especialidade deliciosa de Estremoz são os pastéis “Gadanha” na Pastelaria Formosa no Rossio Marquês de Pombal.

Pastéis de Gadanha

Pelourinho de Estremoz

Siga para Sul em direcção para a rua 5 de Outubro até à praça Luís de Camões, e em poucos minutos avista o Pelourinho de Estremoz, erguido no Reinado de Dom Manuel I (fins do século XV e inicio do século XVI) – originalmente localizado na praça do Paço Real.

Pelourinho de Estremoz
  • Coordenadas: 38.841590, -7.588392

Porta dos Currais

Cerca de 300 metros para sul, em direcção à Travessa Brito Capelo encontra a Porta dos Currais, em mármore do século XVII quando uma segunda linha de fortificações foi erguida, em detrimento da degradação das fortificações medievais.

Porta dos Currais
  •   Coordenadas: 38.839639, -7.587807

Durante séculos, o Alentejo era considerado o celeiro de Portugal, mas na década de 90 do século passado começaram a surgir adegas e hoje em dia é das principais riquezas do concelho de Estremoz.

Roteiro Vínicola de Estremoz

Tiago Cabaco Winery

Da Porta dos Currais são quatro minutos (de carro) até chegar à Tiago Cabaco Winery (para sul pela Rua 1º de Maio e a N4). Um novo produtor alentejano, de vinho com excelente relação preço-qualidade. Visite a adega e fábrica com a ajuda de funcionários muito simpáticos.

  • Coordenadas: 38.832802, -7.584012

 

João Portugal Ramos Vinhos

De Tiago Cabaco Winery são 5 minutos de carro para um dos mais afamados produtores do país (para Este na N4). Aproveite uma visita guiada e prova de degustação no único produtor alentejano na lista de Top 100 vinhos do mundo da revista americana Wine Spectator.

Herdade das Servas

Siga para Este na N4, e em cinco minutos chega à Herdade das Servas – já na 13º geração de produtores de vinho – mas o espaço é moderno perfeitamente enquadrado na paisagem rural. Pode comprar o vinho na loja ou, melhor ainda, almoçar no restaurante – óptima comida com bom vinho.

Coordenadas: 38.840208, -7.628929

Évora Monte

A 29 km para nordeste de Évora, ao longo do N18 sentido Estremoz (20 minutos de estremoz pela N18 – ) – o castelo de Évora Monte ocupa uma posição espectacular, no topo duma colina íngreme – acima da estrada principal e vila.

Assenta sob fortificações que remontam ao tempo dos romanos. A actual estrutura foi feita por Dom Diniz, no século XIV, quase em forma triangular, com cinco torreões,  e no centro a imponente torre de senhorial, na verdade com 4 robustas torres em estilo renascentista italiano do tempo da Casa Real de Bragança.

  • Coordenadas: 38.771838,-7.716215

Foi aqui que em 1834 que o regente Miguel foi finalmente derrotado e a convenção colocou Pedro IV no trono Português. Diz a lenda que a assinatura levou tanto tempo que só havia pão duro para comer, levando à invenção da açorda (sopa de pão, água, coentro, alho e azeite).

Açorda Alentejana

Próximo de Évora e Portalegre existem algumas atracções que merecem a pena estender a sua estadia por um dia ou mais – como Montemor-o-Novo (fica a 45 minutos de carro para sudoeste pela A6) e Arraiolos, fica a 40 Km para oeste (35 minutos pela N4).

Enquanto 40 Km para Este fica a encantadora Elvas  (40 minutos pela N4) – e Vila Viçosa para sudeste (28 Km pela N4 e N255).

O que visitar perto:

Vila Viçosa

É uma povoação bonita, dominada inteiramente pelo palácio - e pelos autocarros de turistas que descem sobre o palácio para uma visita rápida. É realmente um lugar agradável para passar a noite

Arraiolos

Arraiolos, a 21km norte de Évora, é famosa pelos soberbos tapetes feitos à mão desde o século XIII. Têm sido valorizados durante séculos...

Elvas

A atraente Elvas, a leste 40 km de Estremoz, foi dos mais importantes postos fronteiriços de Portugal e resposta à fortaleza espanhola de Badajoz - 15 km para leste do Rio Guadiana.

Évora

Évora é uma das cidades mais impressionantes e agradáveis em Portugal, recheada de monumentos memoráveis sob protecção da UNESCO. Com um templo romano, ruas mouriscas, um circuito de muralhas medievais e um grandioso conjunto de mansões do século XVI.

Viana do Alentejo

É um típica povoação do sul alentejano - que preserva um castelo, de influência mudéjar e manuelina. As paredes foram construídas sobre um plano pentagonal, por D. Dinis em 1313