Portugal Algarve Faro

Faro

Com um aeroporto internacional, Centro Comercial, a bonita cidade de Faro dá a sensação duma grande cidade. Mas a sua área central é pequena, mosaico de ruas pedonais, com jardins ao lado da marina e a Universidade que anima a vida nocturna.

O Aeroporto Internacional de Faro, encontra-se a 6 km oeste da cidade, 10 minutos pela N125-10, com caixas de multibanco, lojas, restaurantes e lojas de aluguer de automóveis.

Aeroporto de Faro

Faro originalmente foi um povoamento romano que foi tomado pelos Mouros e aqui formaram um importante porto comercial bem perto de Silves  – a sua capital regional.

Foi reconquistada pelos cristãos, sob Afonso III (1249) – é logo no seu primeiro ano de reinado, pois no ano anterior o Reino de Castela conquista Sevilha – onde o português Paio Peres Correia se destacou como Grão Mestre da Ordem Militar de Santiago.

A expansão natural para Castela seria conquistar a parte algarvia moura. Por isso,  Dom Afonso III requisita Paio Peres Correia e coloca um cerco a Faro.

O cerco durou apenas alguns dias pois o Rei consegue um acordo de tomar a cidade sem violência – os próprios nobres muçulmanos passam a ser nobres na corte do rei português

A actual Faro tem poucos edifícios históricos – o povoamento foi devastado pelo terramoto de 1755. A parte que sobreviveu a várias reviravoltas é a que chamamos de Vila-Adentro, contida por detrás do que resta das históricas muralhas defensivas.

Vila-Adentro
Vila-Adentro
  • Coordenadas: 37.014609, -7.934890

Arco da Vila

A entrada central é através da porta árabe. A porta fazia da fortificação moura e era o meio de entrada das pessoas que vinham do oceano até à cidade.

Actualmente leva-o ao Arco da Vila, junto ao centro de turismo, portal  de estilo neoclássico italiano do século XIX, onde figura uma estátua de São Tomás de Aquino.

No seu interior habita o Centro Interpretativo do Arco da Vila, espaço que narra história da cidade e onde pode visitar o miradouro do Arco da Vila.

  • Coordenadas: 37.014566, -7.934866