Portugal Algarve Faro

Faro

Com um aeroporto internacional,  centro comercial, Faro dá a sensação duma grande cidade.

No entanto, a área central é relativamente pequena, ostentando um atraente mosaico pavimentado de ruas pedonais,  jardins do lado da marina, enquanto que a sua universidade contribui em muito para animar a vida nocturna.

Os Autocarros 14 e 16, vão para o centro. O Terminal de autocarros de Faro está na Avenida da República e a estação ferroviária está a poucos minutos a pé  – para o norte da avenida.

No verão, barcos e autocarros permitem o acesso a algumas excelentes praias locais.O aeroporto internacional de Faro encontra-se a 6 km para oeste, com caixas de multibanco, lojas, restaurantes e aluguer de automóveis.

Originalmente um povoamento romano, foi tomada pelos Mouros, que formaram um porto comercial, e tomaram Silves como a sua capital regional.

Após a reconquista pelos cristãos, sob Afonso III (1249), o povoamento sofreu uma série de conquistas e desastres, saqueada e queimada pelo Conde de Essex (1596), devastada pelo terramoto de 1755.

Logo, a actual Faro tem poucos edifícios históricos e o interesse que retém está contido por detrás das históricas muralhas defensivas. A única parte da cidade que sobreviveu a várias reviravoltas históricas é a Vila-Adentro.

Vila-Adentro
Vila-Adentro

A entrada central é através da porta da cidade do século XVIII, o Arco da Vila, junto ao centro de turismo.

A partir daqui, a Rua do Município leva até o majestoso Largo da Sé, ladeado pela sé e um grupo de palácios – incluindo o antigo palácio do bispo –  forrado com laranjeiras.

A própria Sé é uma mistura renascentista e barroca, fortemente remodelada após o terramoto de 1755. Poderá escalar a torre do sino com uma bela vista sobre a cidade.

  • Coordenadas:37.014628,-7.934905

Mais impressionante é o Museu Municipal de Faro nas proximidades da Praça Dom Afonso III, instalado num convento do século XVI, com um belo claustro – dos mais antigos em Portugal.

Em frente do edifício está uma estátua do conquistador Afonso III, rei de 1249 a 1279. O mais impressionante das exposições do museu é um mosaico romano de Neptuno, do século III Depois de Cristo, que foi desenterrado perto da estação ferroviária.

  • Coordenadas:37.012932,-7.933818

Outros itens incluem uma colecção romana que advém das escavações em Estói, requintadas lâmpadas mouriscas, e uma variedade de pinturas barrocas e renascentistas.

Há também obras futuristas de Carlos Porfírio, um dos artistas do século XX mais importantes do país.

No sul da Cidade Velha é marcado por uma fonte, no Largo de São Francisco que serve como um parque de estacionamento gigante na maior parte do ano.

A praça é dominada pela Igreja de São Francisco, reconstruída no século XVIII no local duma igreja anterior. O exterior é simples, mas o interior contém mosaicos barrocos e alguns belos trabalhos do movimento rococó.

  • Coordenadas:37.012208,-7.930877

Na marina, encontra os jardins da cidade e um conjunto de cafés ao ar livre com vista para os iates elegantes – é onde muita se reúne ao final do dia.

Continuando ao redor do porto para o oeste vai encontrar o pequeno Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão com exposições de modelos de barcos e técnicas de pesca locais.

  • Coordenadas:37.016596,-7.937878

Um pequeno arco através das antigas muralhas da cidade oferece uma outra imagem da Cidade Velha, enquanto que a partir do pontão, os ferries partem para  praias locais. A maior parte do centro da cidade é dedicada a lojas, bares e restaurantes.

No final da Rua de Santo António, na Praça da Liberdade, o Museu Regional apresenta exposições de artesanato e indústrias locais, incluindo reconstruções de interiores de típicas casas de campo, e os modelos de rede ainda usados para a pesca do atum.

Igrejas

De longe, a atracção mais curiosa na cidade é a barroca Igreja do Carmo, perto do escritório central dos correios no Largo do Carmo.

Uma porta à direita do seu altar leva-o para a sacristia, onde pode comprar um bilhete para ver a macabra Capela dos Ossos  situada num jardim coberto na parte traseira, com as paredes decoradas com ossos humanos desenterrados  do cemitério adjacente.

Perto, no Largo de São Pedro, do século XVI,  o interior da Igreja de São Pedro é menos macabro.

  • Coordenadas:37.02003,-7.934772

As praias

A  Praia de Faro  é uma bonita e longa extensão de areia de frente para o mar com um lado voltado para a lagoa. No entanto, como está tão próxima do aeroporto como da cidade, é super-desenvolvida com bares, restaurantes e casas atoladas.

Praia de Faro
  • Coordenadas:37.005208,-7.989705

A tranquila praia da Barrinha pode ser acedida a partir da Praia de Faro, através de um passadiço, ou através de barco.

Praia da Barrinha
  • Coordenadas:36.986109,-7.963253

Como alternativa, no verão, ferries partem de Faro para uma grande praia de areia, entre Faro e Olhão. Partem do cais abaixo da cidade velha para Farol na Ilha da Culatra.

Também pode fazer passeios para a Ilha Deserta, diariamente às 11 da manhã e 3 da tarde,www.ilha-deserta.com.

A Ilha da Barreta, o seu nome oficial, é o ponto mais a sul de Portugal continental. Uma vez lá, vai encontrar uma grande praia.

COMPARTILHAR