Açores Grupo Ocidental Ilha das Flores

Ilha das Flores

Tal como a Graciosa e o Corvo, Flores é classificada como Reserva da Biosfera da Unesco, de espectacular beleza que vale bem o esforço para lá se chegar.

Contudo, certifique-se de que tem alguns dias de folga no seu itinerário para gerir potenciais voos cancelados  – devido ao mau tempo. Será má sorte se lhe acontecer, mas pode ocorrer especialmente no inverno.

Hoje em dia, o ilhéu de Monchique é reconhecido como sendo o pedaço de terra mais ocidental da Europa.

Apesar da sua dimensão, de apenas 17 km de comprimento e 12,5 km de largura Na ilha mais ocidental dos Açores encontra uma vasta riqueza paisagística de  picos, vales, lagoas, cachoeiras e penhascos íngremes.

Em todos os lugares a paisagem é linda, e há a tentação constante de parar o carro e absorver a atmosfera.

Um ilha de relevo acidentado, com muitos penhascos que desafiam o mar. Em certos lugares a terra desce menos abruptamente, ao encontro do mar, resultando em ravinas e em bocas estreitas de ribeira.

Natação

Em Santa Cruz das Flores há uma grande piscina no meio do caminho de rocha natural entre a Ocidental com chuveiros e o Buena Vista Café.

Também popular, a Praia da Fajã Grande e um cais de acesso, com instalações e um restaurante aberto no verão.

Santa Cruz das Flores


Esta é a principal povoação da ilha onde se encontra o aeroporto, e a sua “exploração” vai demorar cerca de três horas.

O edifício mais impressionante é certamente Nossa Senhora da Conceição – a  igreja do século 19, com duas torres que se enquadram na elevação da frente.

Igualmente significativo é o encantador Convento de São Boaventura, agora o Museu das Flores. Iniciado em 1642 pela Ordem Franciscana, em 1734, tornou-se um hospital e depois uma escola.

Situado ao redor de um claustro interno, os quartos exibem itens associadas à baleia, como scrimshaw, ferramentas manuais, tecelagem, implementos agrícolas e outros itens etnográficos.

Também tem uma coleção de estátuas religiosas além de jóias e outros objectos associados ao culto do Espírito Santo.

Veja também a Igreja de São Boaventura, que é parte integrante do convento. Procure a influência hispano-mexicana na capela-mor, plantas e figuras alegóricas pintadas no teto de madeira de cedro.

Deixando Santa Cruz das Flores pela estrada para Lajes, e seguindo a sinalização para Fajãzinha e Fajã Grande, terá uma vista maravilhosa sobre a sua esquerda da Ribeira da Cruz, seguido por uma visão do Vale da Fazenda de Santa.

Olhe para o Miradouro Pico da Casinha.

  • Coordenadas:39.450139,-31.161

Daqui pode notar fácilmente as encostas íngremes com terraços estreitos correndo ao longo dos contornos; feitos à mão, há cerca de 50 anos atrás, para tornar as áreas de pasto mais acessíveis às vacas dos agricultores.

Caldeira da Lomba

Cercada por uma dramática paisagem, No inverno adornado por musgo. O lago é de 15m de profundidade. Do lago pode olhar através de sebes de hortênsia para a costa sul.

 

  • Coordenadas:39.425357,-31.188694

Boca da Baleia

Na parte inferior deste imenso vale encontra um grupo de edifícios florestais e blocos de árvores Cryptomeria. Vai ver duas lagoas. A de cima é a Lagoa Rasa. A de baixo é a Lagoa Funda.

 

  • Coordenadas:39.405417,-31.218583

 

Caldeira Negra e Lagoa Comprida

Na Reserva Florestal Natural do Morro Alto encontra a lagoa mais profunda da ilha, a Caldeira Negra. Muitas vezes, a água parece escura.

No entanto, com uma certa luz que também aparece muitas vezes em vários tons de verde.

A montanha mais alta à frente de com um mastro de rádio / TV é Morro Alto,  com 914 metros. Na sua proximidade, a Lagoa comprida. Dentro da reserva, ainda existem mais duas caldeiras: a caldeira branca e a caldeira seca.

  • Coordenadas:39.441027,-31.221158

Fajãzinha e Fajã Grande

No Miradouro de Craveiro Lopes terá  uma vista espectacular sobre Fajãzinha. Virado para oeste, é também um ótimo lugar para ver o sol poente.

Fajãzinha

  • Coordenadas:39.433649,-31.253003

Uma freguesia do concelho das Lajes das Flores muito charmosa onde o tempo parece ter parado e onde encontra a Queijaria Tradicional, a pequena fábrica de queijo.

Vai encontrá-la no final duma estrada muito estreita, passando muitas pequenas casas e os seus jardins produtivos.

O queijo é feito durante todo o ano, um queijo macio e um queijo seco, quando há leite suficiente. Ambos são deliciosos. Na aldeia vai encontrar também o o popular restaurante Pôr-do- Sol, de ambiente rústico e com comida tradicional.

A área de Fajã Grande – fajãzinha apresenta dos mais belos cenários litorais de Portugal, por entre um mural verdejante à beira-mar plantado rompem várias cascatas, cachoeiras e lagoas donde se  destaca o poço da Ribeira do Ferreiro em Fajã Grande.

O Porto da Freguesia da Fajã Grande, outrora uma das principais portas da ilha, é hoje em dia uma popular zona balnear da ilha graças à extensa praia na sua proximidade.

Praia da Fajã Grande
Praia da Fajã Grande

 

  • Coordenadas:39.454648,-31.262021

 

Baía da Alagoa

Deixando Santa Cruz a partir do canto noroeste, atravessa desfiladeiros cheios de pittosporum e árvores Myrica.

Abaixo, muitas rochas na baía, incluindo, claro, os ilhéus Alagoa. Ao Conduzir ao redor da Ribeira do Cascalho, passando a povoção de Alagoa, e subindo ao Cedros; pouco antes da subida, há um ponto de vista produz uma bela vista para Alagoa e Santa Cruz.

Ao continuar à sua direita vai ver fantásticos e constantes pontos de vista da ilha do Corvo. Após cerca de 8 km encontra a freguesia de Ponta Delgada.

Nesta freguesia encontra a gruta submarina a Gruta do Galo, de dimensão considerável, que pode visitar de barco.

 

  • Coordenadas:39.472861,-31.148972

Farol do Albernaz

Há uma boa vista da costa escarpada, com Ilhéu de Maria Vaz perto da praia, enquanto que no mar o Ilhéu de Monchique, que também pode ser visto a partir de Fajã Grande.

  • Coordenadas:39.519914,-31.235759

FERRY PARA ILHA DE CORVO

No verão há um serviço de ferry na terça-feira, quinta-feira e sábado, e no inverno, na terça-feira e sábado. Das Lajes das Flores leva cerca de 1:20, e cerca de 40 minutos a partir de Santa Cruz das Flores.

Veja www.atlanticoline.pt para informações e tabelas de horário atualizadas.

 

COMPARTILHAR