Portugal Madeira Ilha do Porto Santo

Ilha do Porto Santo

 

A ilha de Porto Santo, 11 km de comprimento e 6 km de largura, fica a cerca de 75 km de distância da ilha da Madeira. É relativamente plana com a longa faixa de praia que atrai multidões da ilha da Madeira.

Porto Santo também tem um campo de golfe  – um dos melhores em Portugal. É dito que a areia do Porto Santo tem propriedades curativas para aqueles que sofrem de eczema, varizes –  de modo que pessoas podem ser vistas enterradas até ao pescoço.

O cais é um local popular para caminhadas à noite e popular com jovens amantes.  É uma curta caminhada até à praça principal, para o Largo do Pelourinho, e para a Câmara Municipal ladeada por árvores como  dragão-sentinela.

Mesmo adjacente está a Igreja de Nossa Senhora da Piedade do século XVII. Construída no local da original igreja de Vila Baleira que foi destruída por piratas em 1667.

 

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

O edifício mais famoso da ilha é a Casa Museu Cristóvão Colombo. Agora restaurada, é composta por uma série de salas exibindo artefactos, ligados a Colombo ou com a história da ilha.

A última sala, fora do pátio central, contém dois depósitos de grãos e tesouros recuperados do Carrock, um barco holandês da Companhia das Índias Orientais que afundou ao largo da costa norte de Porto Santo em 1724.

Casa Museu Cristóvão Colombo

Casa Museu Cristóvão Colombo
  • Coordenadas:33.059366,-16.3357

A cerca de 4 km oeste da Vila Baleira fica a Vila de Campo de Baixo. Possui uma bela capela, do século XVIII, a Capela do Espírito Santo, construída quando a vila era uma importante comunidade agrícola.

É também uma curta caminhada para o novo centro de ténis e o campo de golfe do Porto Santo. Uma pista a oeste do campo de golfe leva-o ao Pico de Ana Ferreira (283m), com uma excelente vista sobre as encostas erodidas pelo vento.

Três quilómetros a oeste de Campo de Baixa fica Cabeço da Ponta, um pequeno conjunto de apartamentos, restaurantes e dois grandes hotéis perto da extensão mais larga da ilha.

É um excelente local para férias de praia, embora depois de escurecer as suas opções para comer e de entretenimento são mais limitadas.

Ponta da Calheta
  • Coordenadas:33.024649,-16.380029

Para oeste da Cabeço da Ponta, a praia, fica mais silenciosa e mais robusta. Na Ponta da Calheta, a areia dá lugar à esculpida rocha vulcânica.

O único edifício na Ponta da Calheta é o restaurante Calhetas – um excelente local para se ver o pôr do sol – com o distante contorno da Ilha da Madeira.

Noroeste do Porto Santo

Miradouro das Flores

Fora da estrada principal, passando o Centro Hípico de Porto Santo, uma curva à esquerda leva-o ao Miradouro das Flores, um ponto de vista acima da Ponta da Calheta.

O ponto de vista é marcado por uma estátua do pintor Francisco José Peile da Costa Maya, do século XX, cujas obras relativas ao Porto Santo se encontram em diversos países, e pediu para ser sepultado no mar entre este ponto e o Ilhéu de Ferro.

A estrada para o norte continua para Morenos, um local  de piquenique no morro com mesas de madeira, churrasqueiras.

Golfe no Porto Santo

Golfe
  • Coordenadas: 33.0577777;-16.3559653

 Desenvolvido pelo golfista e designer Severiano Ballesteros, o campo de golfe do Porto Santo, é maior e mais desafiante em relação a outros campos na Madeira.

Seus greens e fairways destacam- se em claro contraste com a paisagem árida, e o projeto é fortemente influenciado pelos arredores semi-desérticos.

O clube é uma mistura moderna de pedra, vidro e bambu pontilhado com cactos. Iniciantes não são permitidos no campo, mas  pode ter aulas de trinta minutos.

 

Quinta das Palmeiras

  • Quinta das Palmeiras

    Coordenadas: 33.058056;-16.362862

No meio de uma das áreas mais áridas da ilha, Quinta das Palmeiras é um pequeno oásis verde, um jardim botânico que consiste em árvores de fruto, videiras e plantas exóticas.

Caminhos paisagísticos passam por pavões, tucanos, papagaios e passarinhos para um lago com patos e cisnes, e logo abaixo um café.

 

Camacha e Fonte da Areia

O principal povoamento no norte, Camacha consiste numa expansão de casas brancas numa ladeira com vista para a costa rochosa.

A Fonte da Areia foi outrora a fonte principal de água da Camacha. É dito que a água tem poderes curativos, e por um tempo foi engarrafada e vendida, mas o processo tornou-se economicamente inviável.

Uma série de cabanas de pedra e palmeiras têm crescido à volta, um local tranquilo para um piquenique. Um trilho marcado permite descer um penhasco para a praia.

Fonte da Areia
  • Coordenadas: 33.086142,-16.343289

Pico do Castelo e Pedragal

Pico do Castelo
  • Coordenadas: 33.083333,-16.333333

O arborizado e pitoresco Pico do Castelo, 437 metros, tem um miradouro que oferece excelentes vistas para o aeroporto e ambas costas  – norte e sul. Um canhão é o que resta dos doze que existiam na montanha, como parte das fortificações do século XVII .

A partir do miradouro um caminho sobe até ao cume da montanha, e depois continua todo o caminho para Pedragal, uma fazenda abandonada.

De Pedragal a caminhada até ao Pico do Castelo está claramente sinalizada, embora seja uma subida dura. No entanto, do Pico do Castelo é uma descida relativamente fácil para Camacha.

 

Terra Chã e Pico Branco

Um par de quilómetros a leste de Pedragal encontra o início duma caminhada de montanha sinalizada no mirante da Terra Chã via Pico Branco.

É uma caminhada de quatro quilómetros e leva duas a três horas. Talvez a melhor da  ilha, relativamente fácil passando por uma paisagem diversificada, de matagal a semi-deserta a floresta.

O caminho segue até ás encostas íngremes e áridas de Pico Branco. Ao aproximar- se do topo, 450 metros de altura, a paisagem torna-se mais verde e arborizada. A partir daqui o caminho continua para Terra Chã, a ponta nordeste da ilha.

 

Serra de Dentro e Portela

Capela de Nossa Senhora da Graça
  • Coordenadas: 33.082901,-16.307373

O vale Serra de Dentro era composto por terras agrícolas, mas ao longo dos anos, devido à seca, deu lugar a fileira após fileira de socalcos, deixando a pequena aldeia de Serra de Dentro como uma vila em decomposição de casas e edifícios agrícolas.

O vale, no entanto, é um bom lugar para ver pássaros, incluindo falcões, e poupas com crista. Um quilómetro para sul, chega ao miradouro da Portela, com um excelente ponto de vista, da praia e do porto abaixo, com uma fileira de tradicionais moinhos de vento.

A partir daqui verá o topo da colina Capela de Nossa Senhora da Graça, parte dos quais datam do século XV, das mais antigas da ilha.

Relacionado

Teleférico do Funchal

Funchal

Na Avenida Arriaga encontra o Monumento a João Gonçalves Zarco, descobridor da Madeira. João Gonçalves, cavaleiro do Infante de Dom Henrique

A Noroeste do Funchal

Algumas das paisagens mais espetaculares da Madeira estão a uma curta distância de Funchal. Uma das mais inspiradoras é as falésias no Cabo Girão..
Nossa Senhora do Monte

Monte e o Nordeste do Funchal

Monte é das mais gratificantes viagens no Funchal, um povoamento na colina com vista para a capital e o local de alguns jardins espectaculares...
Zona Velha do Funchal

Leste de Funchal e a Zona Velha

Na área imediatamente a leste do centro de Funchal encontra grande parte das ruas comerciais, contendo um par de locais notáveis...
Funchal - Zona hoteleira

Zona Hoteleira do Funchal

Ao longo da estrada costeira um conjunto de restaurantes, lojas e complexos hoteleiros disputam a melhor vista para o mar.