Portugal Açores Ilha de Santa Maria

Ilha de Santa Maria

Santa Maria identifica-se como a ilha do sol dos Açores, e  recebe de facto mais sol – por isso as temperaturas são ligeiramente mais elevadas.

Onde se encontra o aeroporto, a área é plana e relativamente árida, mas o cenário muda rapidamente com o pico central, Pico Alto, o ponto mais alto (590 metros). Mais uma vez encontramos o verde da floresta açoriana com árvores Criptoméria.

A parte oriental com as suas idílicas, pitorescas, paisagens verdejantes são polvilhadas com tradicionais casas brancas dispersas, em pequenos grupos ou pequenas vilas.

Alugue um carro e caminhe ao longo das estradas sinuosas, quase vazias, parando para vistas. Penhascos altos do mar oferecem vistas íngremes. Em contraste, o sector ocidental seco é uma paisagem completamente diferente.

Entre estes ambientes, tem a praia de areia branca na Praia Formosa, e as piscinas do mar em Anjos para relaxar. Outros locais de interesse incluem a pequena capela em Anjos associado com o primeiro desembarque de Colombo do seu retorno das Américas.

Vila do Porto

 

Conhecida originalmente simplesmente como Porto, tornou-se Vila do Porto no século 16, quando foi dada a sua carta, a primeira nos Açores a ter esse estatuto.

O que resta da antiga vila corre para cima a partir do forte com vista para o porto, agora moderno. As fachadas dos antigos casarões dão uma idéia do que deve ter sido no passado, em conjunto com as pequenas casas de campo nas ruas atrás.

Ao andar para baixo (ao longo da Rua Teófilo Braga), pode olhar para a sua esquerda para a fachada do edifício do século 15 que pertenceu ao governador João Soares de Sousa. Pode ser reconhecido pelas suas janelas góticas.

O Forte de São Brás foi construído no século 17 e, claro, fornece uma boa vista para o mar. Se estiver hospedado no Hotel Praia de Lobos, pode dar um passeio agradável até o forte depois do jantar.

A parte moderna da cidade, começa aproximadamente em torno do início da Rua Teófilo Braga, é um desenvolvimento linear onde todas pequenas lojas se concentram, incluindo vários pequenos supermercados e um mercado, pelo hotel Praia de Lobos.

A atual Câmara Municipal foi o primeiro mosteiro franciscano fundado nas ilhas pelos monges que vieram com os colonizadores; foi saqueado, depois reconstruído e, finalmente, convertido na câmara.

No extremo oposto da cidade existe um parque florestal com área recreativa para crianças, mesas de piquenique e casas de banho sob pinheiros. Há também um pequeno aviário e alguns veados. Um Ponto elevado oferece uma bela vista da Vila do Porto e do campos circundantes no horizonte.

Se deixar a estrada do aeroporto e pegar a estrada secundária para Santana o campo é totalmente diferente; no auge do verão, sol brilha e pode parecer bastante estéril, mas de  outubro a maio é verdejante.

A pequena freguesia perto de Vila do Porto, S. Pedro, é conhecida pelas suas Mata-mouras, também conhecidas como covas de trigo; são poços no solo, uma vez usado para esconder grãos e outros produtos dos saqueadores.

Anjos

A freguesia tornou-se centro de atum; mas agora a fábrica está fechada. A pequena baía foi recentemente bem desenvolvida para natação.

A ilha de São Miguel, pode ser vista no horizonte. A aldeia é historicamente muito significativa como o primeiro desembarque de Cristóvão Colombo do seu retorno das América.

Uma estátua moderna comemora o quinto centenário desse evento. A ermida de Nossa Senhora dos Anjos é, possivelmente, o primeiro local de culto construído nos Açores, século XV, e reconstruída no século 17  –  restaurada no final do século 20.A pequena ermida tem um tríptico que, segundo a tradição, é da caravela de Gonçalo Velho.

A barra de ferro exibida no púlpito era uma arma usada por piratas. Na parede exterior é construído um alpendre dedicado ao Espírito Santo; e pão é distribuído a partir daqui no dia da festa da Espírito Santo.

Santa Bárbara

Esta é uma das mais belas freguesias da ilha; de Julho a Agosto as estradas “flamejam” com crocosmias  vermelho-alaranjadas e amarelas, com oportunidades de fotos a cada 400 metros. Há um silêncio maravilhoso para além do cantar ocasional de um galo.

Santa Bárbara
Santa Bárbara

Baía de São Lourenço

Na costa nordeste, vale a pena visitar a baía na descida espectacular para baixo na face do penhasco. No caminho, pare no Miradouro do Espigão para uma esplêndida vista panorâmica da baía e das suas vinhas. Na Baía existem instalações para natação.

Baía de São Lourenço
Baía de São Lourenço – Coordenadas:36.988722,-25.054778

Santo Espírito

  • Coordenadas:36.958739,-25.045481

Uma bonita vila cercada por pastagens e colinas verdes. Vale a pena visitar a Igreja de Nossa Senhora da Purificação.

Originalmente construída no século XVI e restaurada em 1966 com ornamentação barroca de pedra na fachada da frente. É a igreja ligada às primeiras festas do Espírito Santo nos Açores. O museu está localizado por detrás da igreja.

 

Maia

  • Coordenadas:36.939889,-25.013528

Em Maia muitas das casas são de férias, mas ainda há barcos de pesca no cais do porto. O terraceamento por videiras é verdadeiramente surpreendente. Paredes delimitam áreas a poucos metros quadrados dum rochedo.

Nos intervalos existem escadas muito estreitas entre a vinha correndo em linha reta até à face do penhasco.

Produzem o vinho regional de cheiro.Um livro de fotografias das pedras de Maia está à venda no Museu do Espírito Santo. Há instalações para natação, para além de um restaurante e bar.

 

Pico Alto

  • Coordenadas:36.966667,-25.1

A estrada lateral até ao ponto mais alto da ilha, a 590 metros, deixa a estrada principal entre Almagreira e Santo Espírito, onde bifurca para Santa Bárbara.

Aqui a paisagem é totalmente diferente de qualquer lugar na ilha, à medida que sobe através de plantações de Cryptomeria densas para chegar a uma cúpula pequena com belas vistas.