Início Açores

Visitar a Ilha de Santa Maria, Açores

Venha visitar a ilha de Santa Maria que se identifica como a ilha do sol dos Açores! Faz parte do grupo oriental (com a ilha de São Miguel), mais próximo da Europa.

E recebe de facto mais sol que as restantes ilhas dos Açores – temperaturas ligeiramente mais elevadas.

Com um comprimento máximo de 16,8 km, no aeroporto a área é plana e árida.

Mas o cenário muda rapidamente com o pico central, Pico Alto, o seu ponto mais alto (590 metros): encontramos a refrescante floresta açoriana com árvores criptoméria.

Pico Alto

A parte oriental descobre paisagens exuberantes polvilhadas por tradicionais casas brancas dispersas em pequenos grupos ou vilas.

Alugue um carro e corra as estradas sinuosas, quase vazias, parando para vistas assombrosas: penhascos sob o mar que oferecem vistas inesquecíveis.

Em contraste, o sector ocidental é mais seco, começando pela praia de areia branca no sul e as piscinas do mar (Anjos). Outro local de interesse é a ermida associada com o desembarque de Cristobal Colon no seu retorno das Américas.

Locais a visitar na Ilha de Santa Maria, Açores

Vila do Porto

Foi a primeira a ser povoada, pelo Cavaleiro Gonçalo Velho (1432) da ordem de Cristo.

Estátua de Gonçalo Velho em Ponta Delgada

Gonçalo Velho foi também 1.º capitão de São Miguel, na altura domínios da ordem de Cristo (sucessores dos templários) e de Infante Dom Henrique – mas foi aqui que viveu.

A 1.ª Vila (século XVI) tem uma posição dominante na costa sul. O aeroporto fica a 5 minutos, outrora base militar, com uma das pistas mais extensas nos Açores.

Forte de São Brás

  • Coordenadas: 36.946270, -25.146941

A ilha foi, várias vezes, atacada por corsários: espanhóis, franceses, otomanos e ingleses. Foi necessário erguer o Forte de São Brás (século XVII) – fica perto da Pousada da Juventude.

  • Coordenadas: 36.946945, -25.146577


Ermida da Nossa Senhora da Conceição

O forte proporciona belas vistas para o porto, marina e mar – ainda conserva algumas peças de artilharia. Ao pé fica a Ermida da Nossa Senhora da Conceição, a 1.ª igreja paroquial do povoamento.

Ermida da Nossa Senhora da Conceição

Conta-se que num glorioso dia, fidalgos e povo acordam com um iminente assalto de piratas – desembarcam bem armados no porto.

Antes do embate, é colocada uma imagem da Nossa Senhora da Conceição no Alto da Rocha: uma mensagem clara para os que vão participar na batalha.

Ferozmente quebram o ímpeto dos invasores, inclusive à pedrada quando se retiram apressadamente para as embarcações.

Em 1576 a ermida já surge associada a um milagre – corsários franceses cercam o vigário na ermida. Porém, a porta lateral trancada abre-se sozinha e o vigário foge sem se aperceberem.

Para cima, as fachadas dos antigos casarões dão uma ideia do passado em conjunto com as pequenas casas nas ruas atrás.


Polo do Museu da Santa Maria em Vila do Porto

Museu – Polo de Vila do Porto
  • Coordenadas: 36.949056, -25.145047

Na Rua Frei Gonçalo Velho, surge a casa (século XV) do 3.º Capitão Donatário João Soares de Sousa – atual polo do museu da Santa Maria em Vila do Porto, ainda com as suas janelas góticas. 


Igreja Matriz

  • Coordenadas: 36.950023, -25.144245

Este nobre ficou conhecido por perdoar dívidas e pela natural empatia com os mais necessitados.

Teve mais de 20 filhos e está sepultado na atual Igreja Matriz (século XV) — dedicada à padroeira da ilha (Nossa Senhora da Assunção) cuja festa é no dia 15 de agosto.


Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo/ Casa dos Fósseis

  • Coordenadas:36.951174, -25.143883

A 150 metros fica o Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo/ Casa dos Fósseis (Rua Teófilo de Braga, 10).

O pequeno museu revela-nos a fascinante história geológica, fauna e flora, da ilha; digna homenagem ao naturalista Dalberto Pombo.


Hotel Charming Blue

Muito perto, fica o Hotel Charming Blue, dos melhores alojamentos em Santa Maria.

A parte moderna do concelho, começa aqui, em torno do início da Rua Teófilo Braga, desenvolvimento linear onde todas as lojas se concentram, incluindo pequenos supermercados e mercado.


Câmara Municipal

Câmara Municipal
  • Coordenadas: 36.953091, -25.143541

A 400 metros descobre a Câmara Municipal, 1.º mosteiro franciscano nas ilhas fundado pelos frades que vieram com os colonos.

Foi saqueado, reconstruído e finalmente convertido – a espiritualidade franciscana imperou nos Açores.

Parque Florestal de Recreio de Valverde

  • Coordenadas: 36.957728, -25.135035

No extremo nordeste da cidade (5 minutos de carro) está o Parque Florestal de Recreio de Valverde com área recreativa para crianças e mesas de piquenique.

Há um pequeno aviário e alguns veados. Um ponto elevado oferece belas vistas da vila e campos circundantes.

Hotel Colombo

Por perto tem o Hotel Colombo, de decoração simples, atendimento simpático e bom pequeno almoço – fica a 5 minutos do Parque.

  • Coordenadas: 36.968443, -25.134226

Muito perto, para norte, ficam as pequenas freguesias de Vila do Porto, São Pedro e Almagreira conhecidas pelas mata-mouras (também chamadas covas de trigo).

São poços no solo onde se escondiam trigo e outros itens valiosos dos corsários.

  • Coordenadas: 36.964547, -25.116608 


 Pedreira do Campo

Na Freguesia da Almagreira ficam os passadiços de madeira da Pedreira do Campo que culminam num belo ponto de vista da região.

  • Coordenadas: 36.9472782,-25.1355172

É a desculpa perfeita para pesquisar fósseis. Um verdadeiro museu ao ar livre, no caminho à Praia Formosa.

Aqui, em Santa Maria, foi encontrado o dente dum Megalodon, o maior tubarão que existiu – está no Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores em São Miguel.

Praia Formosa

  • Coordenadas: 36.951268, -25.098238

Na costa sul da freguesia Almagreira, 15 minutos de Vila de Porto, surge um extenso areal, Praia Formosa (bandeira azul), de distintas areias brancas finas banhadas por águas cristalinas. Não se esqueça do protetor solar.


Miradouro da Caldela

No Miradouro da Caldela, uma subida de 1 km, tem uma vista fantástica da Praia Formosa e arredores.

  • Coordenadas: 36.954401, -25.103595 

Se gosta de mergulhar deslumbre-se com a grande variedade de peixes ao redor dum barco afundado. Santa Maria tem excelentes potencialidades para a prática de mergulho.

Na proximidade há estacionamento, parque de campismo (com bar, balneários e parque infantil), apartamentos turísticos e restaurantes.



Forte de São João Baptista

Forte de São João Baptista
  • Coordenadas: 36.951548, -25.101233

Na periferia avista as ruínas do Forte de São João Baptista – “reformado” da sua função de evitar desembarques de corsários e piratas.

Existem vários pequenos fortes (ruínas) ao longo da costa. A praia é também o palco do popular festival Maré de Agosto.

Grande parte dos festivaleiros alojam-se no parque de campismo da praia, o ponto de encontro dos jovens das ilhas açorianas.

Praia de Campismo da Praia Formosa
  • Coordenadas: 36.950569, -25.092675

Anjos

  • Coordenadas: 37.004672, -25.157561

A 6 km para norte descobre Anjos. No passado era um centro de atum, mas agora a fábrica está fechada.

A pequena baía foi recentemente desenvolvida para natação. Por vezes, a Ilha de São Miguel, é vista no horizonte.


Estátua de Cristovão Colombo

Estátua de Cristovão Colombo
Estátua de Don Cristobal Colon
  • Coordenadas: 37.005928, -25.153316

É historicamente importante – 1.º desembarque de Don Cristobal Colon no retorno das Américas. Uma estátua comemora o quinto centenário desse evento.

Quando regressou apanhou uma tempestade pavorosa – os tripulantes julgam que o seu último momento chegou. Don Cristobal Colon faz um voto à Nossa Senhora e pouco depois a tempestade acalma e vislumbram terra – Santa Maria.


Ermida da Nossa Senhora dos Anjos

Metade da tripulação foi à Ermida da Nossa Senhora dos Anjos agradecer.

Os portugueses tratam bem a tripulação e, curiosamente, Colon quis omitir a estadia na ilha – numa carta posterior trocou-a por Isla Canaria.

  • Coordenadas: 37.005859, -25.153540

A pequena ermida da Nossa Senhora dos Anjos, século XV, é o primeiro local de culto construído nos Açores, referida no testamento de Infante Dom Henrique.

Tem um tríptico que, segundo a tradição, é da caravela de Gonçalo Velho Cabral (improvável). O chicote no púlpito é uma arma removida aos piratas.

Na parede exterior foi construído um alpendre dedicado ao Espírito Santo; as sopas do Império são distribuídas a partir daqui na Festa do Divino Espírito Santo.

Coroa do Espírito Santo

Outrora das mais populares festas em Portugal, a inquisição considerou-a uma heresia no século XVI.

Nos Açores, mais isolados e seguros da sua fé, as festas continuaram. O clero não era ausente, mas a sua presença não era imperativa. É invulgar, pois noutras festas religiosas o clero é o elemento vital.


Barreiro da Faneca – “Deserto Vermelho”

  • Coordenadas: 36.999436, -25.123349

São 10 minutos pela estrada até avistar Barreiro da Faneca, visão ímpar popularmente conhecida como Deserto Vermelho – realmente sente-se noutro planeta. A cor avermelhada resulta do solo árido mais argiloso.


Pico Alto

  • Coordenadas: 36.983619, -25.090615

O Pico Alto é o ponto mais alto da ilha, a 590 metros. A paisagem é totalmente diferente do resto da ilha, onde sobe por plantações de Cryptomeria para chegar a uma pequena cúpula de belas vistas.


Santa Bárbara

Santa Bárbara
  • Coordenadas: 36.984861, -25.068284

É das mais belas freguesias da ilha; de julho a agosto as estradas “flamejam” com crocosmias vermelho-alaranjadas e amarelas, uma oportunidade de foto a cada 300 metros.

Há um silêncio maravilhoso, com o ocasional cantar dum galo.

As habitações têm uma estrutura singular, com 2 categorias de chaminé, uma alentejana e outra algarvia, indícios dos primeiros povoadores e as suas origens.

Poço da Pedreira

  • Coordenadas: 36.981457, -25.060299

Na Santa Bárbara, a 5 minutos para este do centro, fica o Poço da Pedreira.

É uma antiga pedreira de extração de inertes, de cor avermelhada, que esculpiu o cone vulcânico de Pico Vermelho. O poço de água na base cria um ambiente singular.


Baía de São Lourenço

  • Coordenadas: 36.987186, -25.053974

Na costa nordeste, vale a pena visitar a Baía de São Lourenço, numa descida espetacular na face do penhasco – a 10 minutos de Santa Bárbara.

É uma reserva natural em forma de anfiteatro e, ao seu pé, vinhas cultivadas em socalcos (aqui chamam cartéis), as praias e piscina natural.

  • Coordenadas: 36.982351, -25.047960



Miradouro de São Lourenço

No caminho para Santo Espírito, pare no Miradouro de São Lourenço para uma vista panorâmica da baía e das vinhas. Acede por barco a uma gruta de estalactites no interior do Ilhéu romeiro.

Santo Espírito

  • Coordenadas: 36.958739,-25.045481


Igreja da Nossa Senhora da Purificação

Na bonita vila cercada por pastagens e colinas verdes, visite a Igreja da Nossa Senhora da Purificação, erguida no século XVI e restaurada em 1966.

  • Coordenadas: 36.956015, -25.041454

Está ligada às primeiras festas do Espírito Santo nos Açores. O museu de Santa Maria, por detrás do templo, dá especial ênfase à cerâmica local.


Cooperativa De Artesanato Santa Maria

Biscoito de Orelha

A 500 metros, descobre a Cooperativa De Artesanato Santa Maria, com produtos típicos marienses e exposições de artesanato.

Passe por lá para comprar os tradicionais Biscoitos de Orelha – um ex-libris da Ilha de Santa Maria.

Tradicionalmente eram uma oferta dos padrinhos aos afilhados na época natalícia.

Verá imensa variedade de biscoitos na cooperativa, de manteiga, de chocolate, mas o favorito continua a ser o Biscoito de Orelha.

Se tiver oportunidade, aproveite para experimentar a meloa de Santa Maria, de deliciosa textura, um sabor único criado aqui e já emblema da ilha.

Meloa Mariense




Maia

Descendo para sudeste, 15 minutos, na Maia muitas das casas são de férias, mas ainda há barcos de pesca no porto.

O terraceamento por videiras é verdadeiramente surpreendente – paredes delimitam áreas de poucos metros quadrados. Um livro de fotografias sobre a Maia está à venda no Museu em Santo Espírito.

  • Coordenadas: 36.940332, -25.013923

Nos intervalos existem escadas estreitas entre a vinha correndo em linha reta até à face do penhasco. Produzem o vinho regional de cheiro. Há instalações para natação, para além dum restaurante-bar.

O prato mais tradicional de Santa Maria é o caldo de nabos; difícil de encontrar nos restaurantes sem o requisitar com antecedência.

É um cozido que tem como principais ingredientes carne de porco, previamente salgada, batata doce e nabos cortados.

O segredo do sabor está especificamente no nabo, produzido na ilha difere do sabor que conhece, chamam-no o nabo da terra. Por isso o caldo feito noutro lugar simplesmente não tem o mesmo sabor.



Cascata do Aveiro

  • Coordenadas: 36.948059, -25.019443

A norte do povoamento, 1 km, descobre a Cascata do Aveiro, das maiores cascatas em Portugal, com mais de 100 metros.

É imponente no inverno. Na sua base tem um lago pequeno – é um dos melhores lugares em Santa Maria para um piquenique.


Farol Gonçalo Velho

  • Coordenadas: 36.929623, -25.016139

A 2 km do povoamento, na ponta do Castelo, fica o Farol Gonçalo Velho, o mais a sul nos Açores, erguido no início do século XX – 110 metros acima do nível do mar.

Por perto, o miradouro proporciona fantásticas fotografias e uma vista magnífica do entardecer sob o mar. Em baixo, avista as ruínas duma fábrica desmantelada relacionada com a caça das baleias.


Cascata da Ribeira de Maloás

  • Coordenadas: 36.931271, -25.064591

A 10 km para oeste, no lugar Malbusca, fica a Ribeira de Maloás e a sua prodigiosa cascata de 15 a 20 metros de altura. Das mais invulgares formações rochosas dos Açores.

Só tem que deixar-se levar pela sinalização, enquanto percorre a costa sul e a sua atmosfera única.


O que visitar perto Santa Maria:

Santa Maria faz parte do grupo oriental com a Ilha de São Miguel. Tem ligações aéreas regulares entre as ilhas – entre o Aeroporto de Ponta Delgada e o de Santa Maria (meia hora de viagem).

Visitar a Ilha de São Miguel, Açores

As imagens da Lagoa das Sete Cidades aparecem em todos folhetos e promoções turísticas, de modo que tornou-se a ilha mais conhecida do arquipélago...

Entre maio e outubro, de Vila Porto tem ligações marítimas (ver mais em Atlânticoline) com Ponta Delgada – 3 a 4 horas de viagem, depende da embarcação usada. Nesta altura é possível ir e voltar no mesmo dia, mas um pouco apertado.