Início Açores

Visitar Ilha de São Jorge, Açores

Venha visitar São Jorge nos Açores! Faz parte do grupo central (com ilha terceira, ilha da Graciosa, ilha do Pico e ilha do Faial).

Com 53 km em comprimento, é uma encantadora varanda no atlântico para o sedutor Pico.

Numa noite de lua cheia, o canal brilha e o cume proporciona o restante cenário cinematográfico.

A ilha é conhecida pelo seu delicioso queijo, cheddar forte, mas tudo é verdadeiramente comovente: a sua beleza, a sua gente.

Queijo de São Jorge
Queijo de São Jorge

A ilha, ainda pouco explorada por muitos, é ideal para caminhadas. Suas Fajãs, planícies costeiras ao pé de elevações entre 400 a 700 metros, são parte do Património da Biosfera da UNESCO.

Uma cordilheira percorre a ilha, tendo como ponto mais alto o Pico da Esperança, com quase 1050 metros.

A costa norte, acidentada, tem fajãs quase desabitadas, enquanto a costa sul, com Calheta e Velas, concentra a população e hospedagem.

Fajã dos Vimes

Há serviço limitado de autocarro: na parte da manhã leva-o de Velas para outras vilas, e retorna à noite. De carro, toda a ilha é facilmente acessível.

Velas

 A 5 quilómetros de Velas fica o Aeródromo de São Jorge; assim que saí do avião o cume da ilha do Pico saúda-o e ninguém é imune ao seu magnetismo.

Aeródromo de São Jorge

  • Coordenadas: 38.664803, -28.168073

Com todos os serviços associados a aeroportos como bar, loja de lembranças, câmbios e aluguer de automóveis.

Portão do Mar (Velas)

Portão do Mar
  • Coordenadas: 38.679325, -28.204390

A principal vila da ilha, situada numa fajã, é charmosa e acolhedora, com ruelas estreitas e casas adornadas por varandas de ferro forjado na área antiga perto do porto.

O Portão do Mar, datado do século XVIII, era a entrada principal da vila, fechando-se à noite e em situações de ameaça.

Próximo, estão a marina e a Gare marítima, de onde saem barcos para outras ilhas açorianas entre fim de maio e setembro (mais informações em atlanticoonline).

Gare marítima das Velas

No início de julho, no concelho de Velas (http://cmvelas.pt) ocorre a Semana Cultural de Velas com vários eventos desportivos, espetáculos (marchas populares, filarmónicas, concertos) e a popular largada donde jovens competem pela atenção do touro. Depois, a toda a pressa, se “retiram”.

Semana Cultural de Velas

Igreja de São Jorge

No meio duma praça ergue-se a matriz Igreja de São Jorge (século XVII). Bonita, perto duma rua comercial com cestos cheios de flores.

  • Coordenadas: 38.679819, -28.205085

Foi erguida sob outro templo mais antigo referido no testamento do Infante Dom Henrique. No interior, destaca-se o retábulo de madeira entalhada.

Continuando pela Rua Doutor Miguel Bombarda encontrará outra interessante igreja – a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (século XVII) dum antigo mosteiro franciscano – no Açores imperou a espiritualidade franciscana.

Forte de Nossa Senhora da Conceição

  • Coordenadas: 38.678417, -28.207373

Seguindo pela costa avista o antigo Forte de Nossa Senhora da Conceição (século XVI) que defendia a baía.

No seu auge fazia fogo cruzado com pequenos fortes. Com o tempo, tornou-se mera sombra do que foi. Felizmente foi requalificado, albergando o Auditório Municipal e Centro Cultural das Velas.

Poça dos Frades

  • Coordenadas: 38.678095, -28.207867

A 50 metros, surge a popular zona balnear Poça dos Frades, piscinas naturais de águas límpidas donde, num dia claro, avista Pico e Faial. Com estacionamento, casas de banho e bar. Não se esqueça do protetor solar.

Arco Natural de Velas

  • Coordenadas: 38.679653, -28.210886

A 300 metros para ocidente, na avenida dos Baleeiros, descortina esta pequena obra de arte que a natureza agraciou a vila – Arco Natural de Velas. Ao pé, tem um mirante de belas vistas para a vastidão do atlântico polvilhado pelo Pico e Faial.

Zona balnear da Preguiça

  • Coordenadas: 38.680800, -28.212822

A zona balnear da Preguiça, águas quentes e cristalinas, fica a 500 metros do arco. De bandeira azul com infraestruturas de apoio balnear.

No caminho passa pelo Hotel de 3 estrelas, São Jorge Garden (avenida dos Baleeiros). Situado à beira mar com quartos espaçosos, bom pequeno almoço.

  • Coordenadas: 38.680731, -28.211058

Miradouro do Canavial

  • Coordenadas: 38.688917, -28.213659

Metendo-se à estrada, em 1 km avista o Miradouro do Canavial, mirante para a baía entre morros (Morro de Velas e Morro de Lemos) e de falésias abruptas. Por terra o acesso é terrível, de modo que a maioria acede-a por barco.

União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge

  • Coordenadas: 38.700993, -28.199785

São 10 minutos de carro para norte até à União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge. Aberta das 9 da manhã até às 5 da tarde (no sábado está aberta até ao meio dia). Encerra ao domingo.

Numa pequena visita sabe como são produzidos estes queijos – passa por áreas refrigeradas e recomenda-se algum agasalho. O queijo de são Jorge é muito melhor que muitos queijos do mundo, é um grande produto. Tem uma pequena loja e café-bar.

Rosais

  • Coordenadas:38.718717,-28.252115

Rosais é uma freguesia do concelho de Velas, mas também o nome dado a todo o lado oeste da ilha de São Jorge.

Miradouro do Pico da Velha

  • Coordenadas :38.729201, -28.263883

Após passar pela vila aparecerá sinalizado o Miradouro do Pico da Velha – será transportado para uma atmosfera única, adornada por camélias, hortênsias, azáleas e agapanthus.

Parque Florestal Sete Fontes

  • Coordenadas: 38.735491, -28.262487

O Parque Florestal Sete Fontes (50 hectares) é verdadeiramente mágico onde os animais seduzem os mais pequenos: veados em cativeiro, patos nos lagos e ninhos nas árvores. Com área para churrascos, casas de banho e parque infantil.

Também desvenda uma casa de pedra, típica da ilha, e um modelo de bote de baleeiro, a atividade que alimentou várias gerações de açorianos.

Ponta do Rosais e o Farol da Ponta de São Jorge

  • Coordenadas: 38.753556,-28.3115

A 10 km, no extremo noroeste da Ilha de São Jorge, fica uma área especial que culmina numa enorme falésia sob o atlântico e o Ilhéu dos Rosais.

No seu topo, repousa o Farol da Ponta de São Jorge. Marca o fim da estrada. O farol foi abandonado após o terramoto de 1980 que fez várias falésias instáveis. Tenha cuidado ao andar perto do farol, pois, podem existir buracos profundos.

Parte central de São Jorge

Ao deixar Velas para trás em direção ao norte litoral para Norte Grande, passa por Toledo. Originalmente colonizada por espanhóis (após Filipe II de Espanha ter anexado temporariamente Portugal). A 600 metros de altura é a localidade mais alta nos Açores.

Igreja Nossa Senhora das Neves

  • Coordenadas: 38.669757, -28.060260

Visite a Igreja Nossa Senhora das Neves, datada de 1762, e observe o seu peculiar cata-vento em forma de peixe, símbolo dos primeiros cristãos. O interior destaca-se pelos azulejos e vitrais magníficos.

O local é também marcado pela Revolta dos Inhames no século XVIII, provocada por um injusto imposto sobre o inhame. A tensão só se dissipou quando o padre queimou a lista dos devedores, após a população se unir contra a escolta do almoxarife.

Linguiça Frita com Inhame
Linguiça Frita com Inhame

O inhame advém da Ásia e o de São Jorge é ótimo – pode substituir arroz e a batata na confeção de vários pratos.

Miradouro da Fajã do Ouvidor

  • Coordenadas: 38.673077, -28.056497

Ao voltar à estrada, ao lado da igreja desce abruptamente até ao Miradouro da Fajã do Ouvidor – de imediato a sua pele se arrepia com a paisagem de cortar a respiração – num dia claro pode ver Graciosa e à sua direita a Fajã da Ribeira da Areia.

Poça de Simão Dias

  • Coordenadas: 38.679271, -28.053314

Descendo para a Fajã do Ouvidor (10 minutos a pé, desaconselhável para os mais jovens), chegará ao pequeno porto e à Poça de Simão Dias.

É uma das melhores piscinas naturais para se refrescar e, se tiver equipamento de snorkeling, aproveite para explorar o subaquático.

As casas de banho estão situadas no porto, onde antigamente se exportavam inhames em troca de telhas da Graciosa . Próximo, encontra-se o Restaurante Amílcar, perfeito para saborear as amêijoas exclusivas da caldeira de Fajã de Santo Cristo.

Ameijoas da Caldeira de Santo Cristo

De volta à estrada, no meio da próxima localidade (Ribeira da Areia) descobre a placa de pedra que indica o caminho para a Fajã da Ribeira da Areia – tome nota que leva 45 minutos a descer.

Miradouro da Fajã dos Cubres

  • Coordenadas: 38.647464, -27.988555

Continuando para este procure a sinalética para Fajã dos Cubres; pouco depois descobre o Miradouro da Fajã dos Cubres. 

É das melhores vistas costeiras de São Jorge: da Fajã e da Lagoa donde pescadores capturam camarões. À distância avista a Fajã da Caldeira de Santo Cristo – aqui os terrenos são extremamente férteis.

Urzelina

Seguindo a estrada de volta passará pela freguesia Urzelina do concelho de Velas, dos melhores locais para mergulho em São Jorge.

Em 1808 foi alvo duma estrondosa erupção vulcânica e os residentes esforçam-se por recolher as relíquias enquanto a lava flui imparável.

Não têm tempo, nem cabeça, para recolher as varas do Espírito Santo, que estavam na Torre da Igreja. É precisamente esta parte da igreja que a lava não toca. A população tomou nota. A torre permanece, na canada de África, como monumento à antiga vila.

Torre da antiga igreja da Urzelina
Torre da antiga igreja da Urzelina
  • Coordenadas: 38.646226, -28.127367

Como em todos os Açores, São Jorge celebra as Festividades do Divino Espírito Santo, com cortejo de carro de bois até ao Império donde são abençoadas as esmolas. No domingo saem os Foliões e Cavaleiros para animar a comunidade.

Cortejo de Bois e o Império de Urzelina
Cortejo de Bois e o Império em Urzelina

Para muitos, Urzelina é o melhor local para se alojar na ilha, com várias opções de qualidade:

A cerca 600 metros da antiga torre, para sudeste na marginal fica Villas Casteletes, um confortável alojamento (com kitchenette) de frente para o mar.

  • Coordenadas: 38.642105, -28.123348

A noroeste da antiga torre, a 700 metros surge a mais recente casa de campo Quinta Magnólia, alojamento de alta qualidade, muito limpo e ótimo pequeno almoço.

  • Coordenadas: 38.649512, -28.134929

A poucas centenas de metros, com vistas deslumbrantes para atlântico e o Pico, chega ao Intact Farm Resort, com boa relação preço-qualidade.

  • Coordenadas: 38.651429, -28.141943

Junto ao mar avista a Gruta Furna das Pombas, escavada pela força vulcânica que correu em direção ao mar. Quando o mar é mais sereno, normalmente no verão, pode explorar a gruta por barco.

Furna das Pombas
  • Coordenadas: 38.643508, -28.126591

Do outro lado da Baía, descortina a aprazível Piscina da Urzelina muito apreciada por locais – perto dum parque de campismo.

Piscina da Urzelina
  • Coordenadas: 38.644054, -28.129053

Se quer conhecer o artesanato local, bem perto (Ribeira do Nabo) tem a Cooperativa Artesanto Senhora da Encarnação.

  • Coordenadas: 38.659895, -28.149391

Com boa variedade de produtos feitos à mão, incluindo roupa de malha, macramé, cerâmica, artigos em madeira, doces.

Em alternativa, pode continuar para oeste. Em 5 minutos chega a Terreiros donde há um pequeno porto, com mesas de piquenique e 2 restaurantes.

Manadas

Manadas fica a 5 km de Urzelina – pare para ver a igreja (século XVIII) dedicada a Santa Bárbara.

  • Coordenadas: 38.631954, -28.096391

A Igreja de Santa Bárbara, uma preciosidade barroca, mantém seu interior quase inalterado, com altar dourado e teto em madeira de cedro.

Segundo a lenda, em 1485, o marinheiro Joaquim António da Silveira descobriu uma caixa com a imagem de Santa Bárbara na costa e decidiu erigir uma igreja em sua homenagem.

Ao lado, encontram-se os vestígios de um forte do século XVII, construído para proteger a população de invasores.

Miradouro da Fajã das Almas

Continuando para oeste, a estrada serpenteia até ao Miradouro da Fajã das Almas donde forasteiros trocam olhares cúmplices por vivenciarem algo delicioso.

  • Coordenadas: 38.628972, -28.081631

Piscinas Naturais da Fajã Grande

A 15 km (20 minutos de carro) da Fajã das Almas, chega às paradisíacas Piscinas Naturais da Fajã Grande – populares nesta parte da ilha.

  • Coordenadas: 38.607092, -28.034322

É um lugar fantástico para banhos de sol relaxantes, já próximo do centro da Vila da Calheta (2 km). Com boas infraestruturas de apoio balnear.

Calheta

  • Coordenadas: 38.602669,-28.018184

O concelho da Calheta (http://cm-calheta.pt/), localizado na Fajã Grande, desenvolveu-se rapidamente, mas como Velas tinha o melhor porto tornou-se no principal povoamento. Isto foi posteriormente reforçado com a construção do aeródromo.

Continua a existir uma rivalidade saudável entre vilas.

Ao entrar na Vila rapidamente encontra a Santa Catarina Indústria Conserveira, uma antiga fábrica de atum (na Rua do Roque 9).

  • Coordenadas: 38.603131, -28.025035

No centro há uma estação de correios e café bar que serve refeições ligeiras. O Museu Francisco Lacerda (rua José Azevedo da Cunha) alberga uma exposição permanente sobre a história e a etnografia da ilha.

  • Coordenadas: 38.600644, -28.015683

Desconhecido por muitos no nosso século, o Lacerda era considerado um dos melhores maestros europeus no século XIX – um compositor excelente.
Calheta tem frota de pesca e um porto pequeno, recentemente alargado, donde embarcações fazem escalas. O Atlantico online faz as ligações inter-ilhas (fins de maio e fins de setembro). Ao pé, descobre Aventour – Azores Adventures.

  • Coordenadas: 38.601127, -28.010446

São excelentes profissionais com vários pacotes para se aventurar em plena comunhão com a natureza: passeios de barco, canionismo, caminhadas de vários níveis de dificuldade, etc.

A parte oriental de São Jorge

Para chegar a Fajã dos Vimes, desce a partir da estrada que segue para Topo. É dos mais bonitos percursos, com luxuriante arvoredo, na maioria acácias. Existem diversos pontos que permitem apreciar o seu encanto.

Fajã dos Vimes

Fajã dos Vimes

A dada altura serpenteia até à fajã, donde conhece o Café Nunes; casa acolhedora que produz localmente o café de tipo arábico do Brasil.

As plantas produzem 2 colheitas por ano. Pode visitar a pequena plantação de café, comprar café e outros artigos locais.

  • Coordenadas: 38.584048, -27.932082

Trilho Serra do Topo – Caldeira do Santo Cristo – Fajã dos Cubres

Subindo de volta à estrada, em apenas 1 km chega à serra do Topo e ao estacionamento de belas vistas para a costa sul.

Aqui terá uma opção: pausar a sua exploração do oriente de São Jorge e aventurar-se no Trilho Serra do Topo – Caldeira do Santo Cristo – Fajã dos Cubres. São 10 quilómetros (2 horas e 45 minutos) que vai da Serra até à costa norte.

  • Coordenadas: 38.597308, -27.926589

Está bem sinalizado, e o cenário por vezes parece mais ilustrações dum livro que realidade. Não tarda a passar por uma cascata e belo ponto de vista da Fajã da Caldeira de Santo Cristo.

Depois o trilho guia-o até à Fajã, passando pela Igreja do Senhor Santo Cristo (século XIX).

Lagoa da Fajã de Santo Cristo

A bela caldeira é o único local nos Açores com enormes amêijoas, capturadas em quantidade limitada. Saboreie-as no restaurante Borges na Fajã e deixe uma nota escrita pendurada.

Antes do terramoto de 1980, quase cem pessoas viviam aqui, com escola e templo. Após o sismo, a área foi evacuada e, agora, menos de 12 sortudos vivem nesta majestosa Fajã.

O vento é constante e é dos melhores lugares para se fazer bodyboard e surf nos Açores. Verá a rústica Caldeira Guesthouse, alojamento confortável de ambiente descontraído.

  • Coordenadas: 38.622215, -27.925688

Pode continuar para noroeste, junto à costa, até à Fajã dos Cubres que culmina na Igreja da Nossa Senhora das Lourdes.

Topo

Correndo a estrada principal para Topo, passa por extensas pastagens até Santo Antão e, pouco depois, avista de imediato o farol e o Ilhéu.

Vista para o Ilhéu do Topo e a ilha Terceira

Foi o primeiro povoamento em São Jorge, mas a Serra separava as pessoas do resto da ilha – era mais fácil buscar mantimentos de barco para Terceira.

Na Pastelaria Dôcilha experimenta o doce mais tradicional de São Jorge. É uma delícia que remonta ao início do povoamento da ilha.

De grande textura, a Espécie, é uma deliciosa rosquilha com pequenos cortes por donde vê o recheio feito com especiarias (como canela e pimenta).

Espécie da Ilha de São Jorge
  • Coordenadas: 38.549189, -27.766336

Farol da Ponta do Topo

Não há maneira de não encontrar o Farol da Ponta do Topo (início do século XX) – 158 metros acima do nível do mar.

  • coordenadas: 38.549091, -27.754887

Se descer para junto do mar – ao pé do Bar da Pontinha descobre o Miradouro sobre o Ilhéu do Topo. Num dia claro, para além do ilhéu, avista a ilha Terceira.

O ilhéu, como toda a zona costeira de Topo, é área protegida pela sua riqueza em aves e fauna marinha.

  • Coordenadas: 38.548138, -27.752883

Desça os degraus que o guiam à Piscina do Topo, espaço apropriado para descansar os seus ossos desta viagem inesquecível.

  • Coordenadas: 38.547828, -27.753294

No caminho de volta, por cima da Fajã dos Vimes, verá a estrada perto do parque eólico. É das mais belas estradas dos Açores, ao longo de pastos cercados por sebes, especialmente em julho e agosto quando as hortênsias florescem.

O que visitar perto de São Jorge:

São Jorge faz parte do grupo central dos Açores: com Pico, Terceira, Graciosa e Faial.

Existem regulares ligações aéreas entre o aeródromo de Velas e a Aerogare da Praia da Vitória na Ilha Terceira (meia hora de viagem) – da Terceira tem ligações regulares com restantes ilhas.

Entre fins de maio e setembro, a partir de Velas e Calhetas tem ligações marítimas com as restantes ilhas açorianas (ver mais em Atlânticoline):