Algarve A Oeste de Faro Lagos e arredores

Lagos e arredores

Lagos é uma das cidades mais atraentes do Algarve, o seu centro histórico em grande parte do século XIV, na foz da Ribeira de Bensafrim.

Foi a partir daqui que muitos dos grandes exploradores de Portugal partiram para o Novo Mundo, incluindo Gil Eanes, que nasceu aqui.

Em 1577, Lagos tornou-se a capital administrativa do Algarve, embora grande parte da cidade foi destruída no terramoto de 1755.

Faro tornou-se a capital em 1776 e Lagos entrou em declínio, até que o turismo reviveu a cidade, na década de 60 do século XX, quando começou a tornar-se num resort.

Apesar da sua importância histórica, a atracão principal de Lagos é a sua proximidade a algumas das melhores praias da costa do Algarve.

A leste da cidade tem a longa extensão da Meia Praia, enquanto a oeste – a Praia de Dona Ana de Porto de Mós – uma extraordinária rede de enseadas, perfurada por túneis.

O popular passeios de barco ocorre ao longo da costa oeste durante todo o ano. Outros passeios populares também são para o interior: para a Barragem de Bravura ou para Zoo de Lagos.

Lagos é o terminal oeste da linha ferroviária do Algarve e se encontra do outro lado do rio, a quinze minutos a pé do centro; se não puder fazer a caminhada táxis estão geralmente disponíveis.

A estação de autocarros é na Avenida dos Descobrimentos, e quase em frente a ponte para a estação de comboios. O centro de turismo está posicionado no Sítio de São João, que é a primeira rotunda como quem vem para a cidade a partir do leste.

A maioria de Lagos pode ser explorada confortavelmente a pé, mas a melhor maneira de ver as vistas distantes no verão é no comboio turístico.

Parte a partir da marina ao longo da Avenida dos Descobrimentos e para fora através das praias de Praia de Dona Ana e Porto de Mós até ao promontório da Ponta da Piedade.

Lagos foi uma residência favorecida do Infante D. Henrique, que usou a cidade como base para a sua aventura africana, ao qual é também devido com menos orgulho por parte da cidade – o primeiro mercado de escravos da Europa.

 

Abriu em 1444, e as suas arcadas sobrevivem ao lado da antiga Alfândega na Praça da República, perto da beira-mar.

Praça da República
Praça da República
  • Coordenadas:37.139332,-8.538159

Foi a partir desta parte da cidade que o jovem Dom Sebastião disse ter despertado as suas tropas antes da expedição marroquina malfadada de 1578. O rei pereceu no campo de batalha de Alcácer-Quibir (moderna Ksar el Kbir, entre Tânger e Fez), juntamente com quase toda a nobreza Portuguêsa.

Foi um desastre que permitiu a Espanha absorver Portugal durante sessenta anos. O Rei é comemorado no centro de Lagos, na Praça Gil Eanes, por uma estátua moderna.

Grande parte da antiga cidade foi devastada pelo terramoto de 1755, apesar duma igreja rara e bonita ter sobrevivido, que é a Igreja de Santo António.

Decorada por volta de 1715, o seu dourado e cinzelado interior é descontroladamente obsessivo, preenchido com uma fantasia de jovens anjos lutando com animais e peixes.

  • Coordenadas:37.099597,-8.671391

A igreja forma parte duma visita ao Museu Municipal ao lado.

Contém machados neolíticos, cacos de cerâmica, estátuas e arte religiosa local, frascos contendo fetos de animais deformados, uma exposição de modelos de chaminés algarvias, mosquetes variados, espadas e balas de canhão.

Passeie ao longo da orla Avenida dos Descobrimentos para ver os restos de muros e fortificações uma vez inexpugnáveis de Lagos, que incluem o Forte Ponta da Bandeira do século XVII que guarda a entrada ao porto.

  • Coordenadas:37.098995,-8.668548

O forte fica em frente da pequena, mas atraente praia da cidade de areia de Lagos.

A outra extremidade da Avenida dos Descobrimentos, leva-o até à pequena marina e porto de pesca, geralmente forrado com barracas oferecendo “Seafaris” de golfinho e passeios de barco para as grutas incríveis ao longo da costa circundante.

Bom Dia é um dos muitos operadores, também têm viagens mais longas de meio-dia para Sagres.

As praias

O promontório sul de Lagos é cercado por falésias erodidas que abrigam uma série de praias de enseada, a uma curta distância da cidade velha.

Siga a Avenida dos Descobrimentos até à colina (em direção Sagres) e vire à esquerda em frente à estação de bombeiros, onde vê as indicações para a pequena Praia do Pinhão. Esta é a primeira das enseadas – cerca de vinte minutos a pé da cidade.

  • Coordenadas:37.094449,-8.667952

A praia dos estudantes fica a cerca de 10 minutos a pé pela rua José Formosinho e a N125.

Praia dos Estudantes
  • Coordenadas:37.096543,-8.667634

Ou se preferir, da praia do Pinhão, cerca cinco minutos, através das falésias, encontra a Praia de Dona Ana – uma das mais fotogénicas de todas as praias do Algarve, com um restaurante, o Mirante.

Praia de Dona Ana
Praia de Dona Ana
  • Coordenadas:37.091628,-8.669255

Fora de temporada a praia é excelente, embora no verão as multidões podem ser esmagadoras.

Daqui, pode seguir um caminho em torno das falésias e costa à Praia do Camilo – às vezes um pouco menos movimentada – direito à Ponta da Piedade, um promontório onde um farol enfeitado por palmeiras permite uma bela vista ao pôr do sol.

Antes de chegar ao farol passa pela bela praia dos pinheiros.

Praia dos Pinheiros
  • Coordenadas:37.084326,-8.667252

 

Do Farol até  à praia do Porto de Mós pode seguir caminhos perto do precipício passando pela pela Praia do Barranco do Martinho, uma bela praia durante a maré baixa e a pequena praia do Canavial.

Praia do Barranco do Martinho

  • Coordenadas:37.0822,-8.672709

 

Praia do Canavial
Praia do Canavial

 

  • Coordenadas:37.083993,-8.679358

A Praia de Porto de Mós é uma  praia bastante agradável embora o desenvolvimento exagerado diminuí o ambiente.

Praia de Porto de Mós
Praia de Porto de Mós
  • Coordenadas:37.085443,-8.688245

O caminho continua até Luz, mais uma hora de distância; é uma esplêndida caminhada, acima do oceano, até que surge em vista o obelisco acima de Luz, e pode descer a encosta até a cidade.

A leste de Lagos, através do rio e ladeado pela linha férrea, situa-se a Meia Praia, uma vasta extensão de areia que se estende por 4 km para o delta dos rios Odiáxere e Arão.

É particularmente popular entre os turistas de mochila que se reúnem nos bares da praia espalhados ao longo das areias.

Pode caminhar até á praia através da marina e do porto de pesca em cerca de vinte minutos, ou há um serviço regular de autocarros na Avenida dos Descobrimentos, que percorre o comprimento da praia.

Meia Praia
Meia Praia
  • Coordenadas:37.117435,-8.645256

Barragem de Bravura e Lagos Zoo

Cerca de 15 km a norte de Lagos, a Barragem de Bravura é um dos mais pitorescos reservatórios do Algarve.

Não há transporte público, mas, com um carro, a condução é uma delícia, ao longo da IC4 até o vale da Ribeira da Bensafrim em direcção a Aljezur – donde a barragem é assinalada para a direita.

Ou ao longo da estrada costeira em direcção a Portimão, onde a barragem pode ser alcançada pela N125-9 de Odeáxere.

Barragem de Bravura
Barragem de Bravura

  • Coordenadas:37.201933,-8.698371

Ambas as estradas passam através do campo bucólico, na primavera e início do verão repleto de flores.

A estrada pára no topo da barragem sobre o Rio Bravura; ao sul, o vale profundo é pouco mais do que um fluxo de mata alimentada por uma cachoeira da barragem, enquanto atrás da barragem encontra as águas profundas, ainda verdes do reservatório.

É um local idílico, e pode andar para a direita por cima da barragem e ao redor da borda do. Natação, pesca e desportos náuticos são, no entanto, proibidas.

Cerca de 8 a norte de Lagos, fora da N120 principal para Aljezur e perto da aldeia de Barão de São João, Lagos Zoo (www.zoolagos.com😉 permite uma hora ou duas horas interessante (embora vai precisar de um carro para chegar aqui).

Com Flamingos, tucanos, íbis, papagaios, emus, bem como alguns cangurus, macacos e animais de fazenda no recinto especial para crianças. Há também uma loja, restaurante e um centro de exposições.

Lagos Zoo
Lagos Zoo

  • Coordenadas:37.145191,-8.766514
COMPARTILHAR