Algarve A Oeste de Faro Lagos e arredores

Lagos e arredores

Igreja de Santo António

Apesar da devastação do terramoto de 1755, uma bonita igreja sobreviveu, a Igreja de Santo António. Decorada por volta de 1715, o seu dourado interior é descontroladamente obsessivo, preenchido com uma fantasia de jovens anjos lutando com animais e peixes.

  • Coordenadas: 37.099597,-8.671391

Museu Municipal

A igreja forma parte da visita ao Museu Municipal Doutor José Formosinho ao lado. Contém machados neolíticos, cacos de cerâmica, estátuas e arte religiosa local, variados mosquetes, espadas e balas de canhão.

Forte da Ponta Bandeira

Ao passear ao longo da orla Avenida dos Descobrimentos rapidamente vê os restos de muros e fortificações da outrora inexpugnável Lagos, que incluem o Forte Ponta da Bandeira, fortificado no  século XVII, que guardava a entrada do porto de ataques de corsários e de piratas.

  • Coordenadas: 37.098995,-8.668548

O forte encontra-se de lado das pequenas e atraentes Praia do Cais da Solário e, logo a seguir, a Praia da Batata, praias calmas próximas do centro histórico, logo de fácil acesso mas de difícil estacionamento – melhor vir a pé.

  • Coordenadas: 37.098676, -8.668168

 Caravela Boa Esperança

Para a outra extremidade do Forte, na Avenida dos Descobrimentos, chega à pequena marina e porto, onde se encontra uma a Caravela Boa Esperança, uma fiel réplica às Caravelas do Século XV. Na proximidade barracas oferecem “Seafaris” de golfinhos e passeios de barco a incríveis grutas ao longo da costa.

Bom Dia Boat Trips (cerca de 50 euros por adulto ) é um de muitos operadores.

  • Coordenadas: 37.107041, -8.673653

Fora da cidade, para leste tem a longa extensão da Meia Praia e, enquanto  para oeste, – a Praia de Dona Ana, de Porto de Mós – e uma extraordinária rede de enseadas perfuradas por túneis.