Portugal Área Metropolitana de Lisboa Lisboa

Lisboa

Booking.com

Há poucas paisagens urbanas surpreendentes e excêntricas como a de Lisboa.

Construída pelas colinas do estuário do Tejo com os braços estendidos da estátua Cristo Rei, do outro lado do rio, a abraçar uma das maiores pontes em suspensão da Europa enquanto ferries atravessam o rio Tejo.

É difícil não ver a cidade como um parque de diversões urbano. 

No alto o Castelo sobre as  ruas medievais do bairro de Alfama, a arquitectura Manuelina de Belém, a vibrante Praça do Rossio, e a arquitectura contemporânea no Parque das Nações.

Parque das Nações, antiga Expo 98, continua a ser um centro de atracção para os lisboetas que vêm em massa nos fins de semana...
Numa caminhada de dez minutos para oeste da Baixa, ao longo da frente ribeirinha ou da Rua paralela do Arsenal (com váris lojas que vendem bacalhau seco...
Em Benfica, reside o Jardim Zoológico, precisamente na Estrada de Benfica 158-160 que foi significativamente melhorado nos últimos anos...

Como chegar e Outras Informações de Transporte

Aeoroporto

Aeroporto de Lisboa

  • Coordenadas:38.769023,-9.129403

O aeroporto (http://www.ana.pt/) fica a cerca de vinte minutos do centro da cidade, com um posto escritório de turismo, caixas de multibanco, lojas de câmbio e várias agências de aluguer de automóveis.

A maneira mais fácil de chegar ao centro é de táxi e, dependendo das condições de tráfego, uma viagem ao Rossio deve custar cerca 15-20 euros. Note que vai ser cobrado extra para o uso da mala de carro com bagagem.

Como alternativa, pode apanhar o 791 Aerobus que parte do terminal do Aeroporto e vai até à Praça do Marquês de Pombal, Praça dos Restauradores, Rossio, Praça do Comércio e Cais do Sodré.

Autocarros locais (744 ou 745) partem para a Praça dos Restauradores e Cais do Sodré – são menos conveniente para quem tem muita bagagem.

A maioria dos comboios de longa distância chegam na Estação de Santa Apolónia que é uma caminhada de quinze minutos a leste da Praça do Comércio.

Estação de Caminhos de Ferro de Santa Apolónia

  • Coordenadas:38.713622,-9.123153

Autocarros 739, 746 ou 790 partem de Santa Apolónia para a a Praça dos Restauradores ou Rossio. Na estação há um escritório de informações úteis e uma casa de câmbio.

Comboios do Algarve terminam na Estação do Oriente no Parque das Nações, a 5 km leste do centro, com a a linha de metro Oriente conveniente para o aeroporto e para norte ou leste de Lisboa.

A partir daqui existem ligações de autocarro para as cidades a norte e a sul do Tejo e serviços frequentes para a Santa Apolónia.

Estação do Oriente

  • Coordenadas:38.767842,-9.099345

Os comboios locais – Sintra e Queluz – emergem do coração da cidade pela Estação do Rossio.

Serviços de comboio de Cascais e Estoril chegam pela estação de Cais do Sodré, na linha de metro Caravela – pode caminhar 500 metros leste ao longo da orla até à Praça do Comércio ou tomar qualquer autocarro indo nesta direcção.

Estação do Rossio

    • Coordenadas:38.714412,-9.140877

De autocarros

Certos autocarros também usam o intercâmbio de transporte no Parque das Nações mas a principal estação fica em frente ao jardim zoológico em Sete Rios (Coordenadas:38.741706,-9.166041 – metro Jardim Zoológico na linha Gaivota), 2,5 km norte de Rossio.

De carro

Conduzir em Lisboa pode tirar alguns anos da sua vida. O estacionamento é  difícil no centro, mas possível.

Se estiver de carro, siga para um parque de estacionamento: algumas localizações centrais incluem subterrâneos em Restauradores; Parque Eduardo VII; Estacionamento Berna, na Rua Marquês de Sá da Bandeira, perto da Gulbenkian; e o complexo Amoreiras na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco.

A maioria dos locais de interesse estão a uma curta distância uns dos outros, mas é divertido usar o sistema de transportes públicos de Lisboa.

Se quiser ver a cidade rapidamente, considere usar o autocarro turístico. O transporte público na cidade é operado pela Carris (http://www.transporteslisboa.pt/).

Pode comprar um bilhete único (Bilhete simples), mas é melhor valor comprar os passes de viagens disponíveis:

Um passe de um dia permite viagens ilimitadas de autocarros, elevadores e o metro até à meia-noite daquele dia.

Para uma passagem de cinco dias (Bilhete Cinco Dias) primeiro precisa de um cartão de Sete Colinas. Para estadias mais longas, precisará de um cartão Lisboa Viva, em que pode carregar como um passe de trinta dias.

Cartão Viva e de 7 Colinas

Cartões e passes estão disponíveis nas principais estações de metro, em quiosques próximos do Elevador de Santa Justa, e na Praça da Figueira – entre muitos outros lugares.

Mapa do Metro de Lisboa

O metro de Lisboa é a maneira mais rápida de chegar aos pontos turísticos mais distantes, incluindo Museu Gulbenkian, o jardim zoológico, estação rodoviária e Oceanário.

As estações de metro mais centrais são nos Restauradores, Rossio e Baixa-Chiado, todos na Zona 1, e é improvável que vai precisar de se afastar desta zona central.

Metro de Lisboa

A linha comboios local a partir do metro de Cais do Sodré funciona para oeste ao longo da costa de Belém, para Estoril e Cascais.

Estação de Comboios do Cais do Sodré

  • Coordenadas:38.706168,-9.145108

À menor desculpa deve apanhar um dos eléctricos de Lisboa. O melhor percurso é do 28E, que vai de Martim Moniz até Prazeres.

Eléctrico 28

Três funiculares e um elevador de rua – todos conhecidos como elevadores – oferecem acesso rápido até mais às altas colinas de Lisboa e do Bairro Alto.

Caso contrário, os autocarros percorrem quase todos os lugares na zona de Lisboa, preenchendo as lacunas para chegar à atracção mais distante.

Elevador da Glória

  • Coordenadas:38.714707,-9.144417

A maioria dos eléctricos, autocarros e elevadores partem a cada dez a quinze minutos ao longo do dia, de cerca de 6:30 da manhã à meia-noite.

Fãs da noite podem aproveitar o serviço de Madrugada com autocarros nocturnos, que operam das 00:30 às 5 da manhã.

A maioria dos serviços são executados de e para o Cais do Sodré. Os bilhetes individuais para autocarros, eléctricos e elevadores podem ser comprados a bordo.

Electricos

12E Vai de Praça da Figueira para Largo Martim Moniz através da Alfama.

15E Da Praça da Figueira a Algés via Belém

18E Rua da Alfândega via Praça do Comércio e Cais do Sodré ao Palácio da Ajuda.

25E Rua da Alfândega de Campo Ourique via Praça do Comércio, Cais do Sodré, Lapa e Estrela.

28E Largo Martim Moniz aos Prazeres, através da Alfama, Baixa, Chiado, São Bento e Estrela.

Elevadores

Elevador da Bica: Calçada do Coimbro no Bairro Alto a Rua da Boavista, perto do Cais do Sodré.

Elevador da Glória: liga Bairro Alto do lado oeste da Praça dos Restauradores.

Elevador de Santa Justa: um elevador, em vez de um funicular, levando-o da Rua do Ouro, no lado oeste da Baixa, até uma passagem pela igreja Carmo.

Elevador da Lavra: Rua São José, ao lado da Avenida da Liberdade, para a parte de trás do Hospital de São José.

Ferries atravessam o Rio Tejo em vários pontos, oferecendo uma vista fantástica sobre Lisboa.

A rota mais pitoresca é a de Cais do Sodré, que funciona para passageiros e carro para Cacilhas.

Estação fluvial Cais do Sodré

Outra rota atrativa fica em Belém para Trafaria, donde pode apanhar autocarros para a Costa Caparica.

Outras rotas suburbanas partem da Praça do Comércio (Estação Fluvial) para Barreiro (com conexões de autocarro para Palmela e para o sul; a cada 20 – 30 minutos) e para as cidades satélites de Seixal e Montijo (a cada 30 minutos).

  • Coordenadas:38.705073,-9.144963
A vida nocturna de Lisboa é lendária, porém não espere grande ação antes da meia-noite. Há excelentes bares onde poderá ter uma bebida a qualquer hora do dia...
COMPARTILHAR