Portugal Área Metropolitana de Lisboa Lisboa

Lisboa

Há poucas paisagens urbanas surpreendentes e excêntricas como a de Lisboa.

Construída pelas colinas do estuário do Tejo com os braços estendidos da estátua Cristo Rei, do outro lado do rio, a abraçar uma das maiores pontes em suspensão da Europa enquanto ferries atravessam o rio Tejo.

É difícil não ver a cidade como um parque de diversões urbano. 

No alto o Castelo sobre as  ruas medievais do bairro de Alfama, a arquitectura Manuelina de Belém, a vibrante Praça do Rossio, e a arquitectura contemporânea no Parque das Nações.

Como chegar e Outras Informações de Transporte

Aeoroporto

Aeroporto de Lisboa

  • Coordenadas:38.769023,-9.129403

O aeroporto (http://www.ana.pt/) fica a cerca de vinte minutos do centro da cidade, com um posto escritório de turismo, caixas de multibanco, lojas de câmbio e várias agências de aluguer de automóveis.

A maneira mais fácil de chegar ao centro é de táxi e, dependendo das condições de tráfego, uma viagem ao Rossio deve custar cerca 15-20 euros. Note que vai ser cobrado extra para o uso da mala de carro com bagagem.

Como alternativa, pode apanhar o 791 Aerobus que parte do terminal do Aeroporto e vai até à Praça do Marquês de Pombal, Praça dos Restauradores, Rossio, Praça do Comércio e Cais do Sodré.

Autocarros locais (744 ou 745) partem para a Praça dos Restauradores e Cais do Sodré – são menos conveniente para quem tem muita bagagem.

A maioria dos comboios de longa distância chegam na Estação de Santa Apolónia que é uma caminhada de quinze minutos a leste da Praça do Comércio.

Estação de Caminhos de Ferro de Santa Apolónia

  • Coordenadas:38.713622,-9.123153

Autocarros 739, 746 ou 790 partem de Santa Apolónia para a a Praça dos Restauradores ou Rossio. Na estação há um escritório de informações úteis e uma casa de câmbio.

Comboios do Algarve terminam na Estação do Oriente no Parque das Nações, a 5 km leste do centro, com a a linha de metro Oriente conveniente para o aeroporto e para norte ou leste de Lisboa.

A partir daqui existem ligações de autocarro para as cidades a norte e a sul do Tejo e serviços frequentes para a Santa Apolónia.

Estação do Oriente

  • Coordenadas:38.767842,-9.099345

Os comboios locais – Sintra e Queluz – emergem do coração da cidade pela Estação do Rossio.

Serviços de comboio de Cascais e Estoril chegam pela estação de Cais do Sodré, na linha de metro Caravela – pode caminhar 500 metros leste ao longo da orla até à Praça do Comércio ou tomar qualquer autocarro indo nesta direcção.

Estação do Rossio

    • Coordenadas:38.714412,-9.140877

De autocarros

Certos autocarros também usam o intercâmbio de transporte no Parque das Nações mas a principal estação fica em frente ao jardim zoológico em Sete Rios (Coordenadas:38.741706,-9.166041 – metro Jardim Zoológico na linha Gaivota), 2,5 km norte de Rossio.

De carro

Conduzir em Lisboa pode tirar alguns anos da sua vida. O estacionamento é  difícil no centro, mas possível.

Se estiver de carro, siga para um parque de estacionamento: algumas localizações centrais incluem subterrâneos em Restauradores; Parque Eduardo VII; Estacionamento Berna, na Rua Marquês de Sá da Bandeira, perto da Gulbenkian; e o complexo Amoreiras na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco.

A maioria dos locais de interesse estão a uma curta distância uns dos outros, mas é divertido usar o sistema de transportes públicos de Lisboa.

Se quiser ver a cidade rapidamente, considere usar o autocarro turístico. O transporte público na cidade é operado pela Carris (http://www.transporteslisboa.pt/).

Pode comprar um bilhete único (Bilhete simples), mas é melhor valor comprar os passes de viagens disponíveis:

Um passe de um dia permite viagens ilimitadas de autocarros, elevadores e o metro até à meia-noite daquele dia.

Cartões e passes estão disponíveis nas principais estações de metro, em quiosques próximos do Elevador de Santa Justa, e na Praça da Figueira – entre muitos outros lugares.

Mapa do Metro de Lisboa

O metro de Lisboa é a maneira mais rápida de chegar aos pontos turísticos mais distantes, incluindo Museu Gulbenkian, o jardim zoológico, estação rodoviária e Oceanário.

As estações de metro mais centrais são nos Restauradores, Rossio e Baixa-Chiado, todos na Zona 1, e é improvável que vai precisar de se afastar desta zona central.

Metro de Lisboa

A linha comboios local a partir do metro de Cais do Sodré funciona para oeste ao longo da costa de Belém, para Estoril e Cascais.

Estação de Comboios do Cais do Sodré

  • Coordenadas:38.706168,-9.145108

À menor desculpa deve apanhar um dos eléctricos de Lisboa. O melhor percurso é do 28E, que vai de Martim Moniz até Prazeres.

Eléctrico 28

Três funiculares e um elevador de rua – todos conhecidos como elevadores – oferecem acesso rápido até mais às altas colinas de Lisboa e do Bairro Alto.

Caso contrário, os autocarros percorrem quase todos os lugares na zona de Lisboa, preenchendo as lacunas para chegar à atracção mais distante.

Elevador da Glória

  • Coordenadas:38.714707,-9.144417

A maioria dos eléctricos, autocarros e elevadores partem a cada dez a quinze minutos ao longo do dia, de cerca de 6:30 da manhã à meia-noite.

Fãs da noite podem aproveitar o serviço de Madrugada com autocarros nocturnos, que operam das 00:30 às 5 da manhã.

A maioria dos serviços são executados de e para o Cais do Sodré. Os bilhetes individuais para autocarros, eléctricos e elevadores podem ser comprados a bordo.

Electricos

12E Vai de Praça da Figueira para Largo Martim Moniz através da Alfama.

15E Da Praça da Figueira a Algés via Belém

18E Rua da Alfândega via Praça do Comércio e Cais do Sodré ao Palácio da Ajuda.

25E Rua da Alfândega de Campo Ourique via Praça do Comércio, Cais do Sodré, Lapa e Estrela.

28E Largo Martim Moniz aos Prazeres, através da Alfama, Baixa, Chiado, São Bento e Estrela.

Elevadores

Elevador da Bica: Calçada do Coimbro no Bairro Alto a Rua da Boavista, perto do Cais do Sodré.

Elevador da Glória: liga Bairro Alto do lado oeste da Praça dos Restauradores.

Elevador de Santa Justa: um elevador, em vez de um funicular, levando-o da Rua do Ouro, no lado oeste da Baixa, até uma passagem pela igreja Carmo.

Elevador da Lavra: Rua São José, ao lado da Avenida da Liberdade, para a parte de trás do Hospital de São José.

Ferries atravessam o Rio Tejo em vários pontos, oferecendo uma vista fantástica sobre Lisboa.

A rota mais pitoresca é a de Cais do Sodré, que funciona para passageiros e carro para Cacilhas.

Estação fluvial Cais do Sodré

Outra rota atrativa fica em Belém para Trafaria, donde pode apanhar autocarros para a Costa Caparica.

Outras rotas suburbanas partem da Praça do Comércio (Estação Fluvial) para Barreiro (com conexões de autocarro para Palmela e para o sul; a cada 20 – 30 minutos) e para as cidades satélites de Seixal e Montijo (a cada 30 minutos).

  • Coordenadas:38.705073,-9.144963
COMPARTILHAR