Algarve A Oeste de Faro Loulé

Loulé

Loulé, a 18 km para o interior de Faro, foi uma importante cidade no passado. Com  suas interessantes ruas, o  castelo mourisco (agora um museu) e a gótica Igreja Matriz, do século XIII.

Aqui verá artesãos tradicionais trabalhando em oficinas, produzindo cataplanas de cobre (panelas) que servem os restaurantes da região.

O castelo de Loulé tem um Museu Arqueológico abrigando uma variedade de artefactos romanos, mouros e os primeiros achados portugueses em Loulé e na área circundante.

  • Coordenadas:37.139624,-8.02387

A maior peça é uma gigante urna de pedra do século XVI, recuperada a partir do próprio castelo.

A visão mais interessante de Loulé é, no entanto, o mercado de frutas e vegetais coberto na Rua José Fernandes Guerreiro, a um par de minutos para sudeste da principal Praça da República, fixado num edifício cúpula com janelas de estilo mourisco.

  • Coordenadas:37.138298,-8.022571

Tente visitar num sábado de manhã, quando o mercado se espalha para as ruas circundantes – barracas que vendem de tudo, desde queijo picante a  gaiolas de galinhas vivas e coelhos.

Igualmente atmosférica é o mercado de sábado de manhã que ocorre cerca de 15 minutos a noroeste do centro.

Siga as indicações para IP1 / Boliqueime – um pedaço de terra bem enquadrado por um par de deslumbrantes igrejas brancas, incluindo o santuário de Nossa Senhora da Piedade.

  • Coordenadas:37.14029,-8.036418

Na Páscoa, a igreja é o ponto de partida duma procissão para a cidade, um dos mais importantes festivais religiosos do Algarve.

A estação rodoviária fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, um par de minutos a pé a norte da zona antiga da cidade; há serviços regulares para Quarteira e Faro.

Para alojamento, Loulé Jardim Hotel na Praça Manuel de Arriaga 23 (www.loulejardimhotel.com), a sul da Rua Nossa Senhora da Piedade, possui um bar, uma pequena piscina e quartos confortáveis com televisão por cabo.

  • Coordenadas:37.140389,-8.027889

Ao virar da esquina do castelo, Café Calcina é um óptimo café tradicional com mesas ao ar livre, acessórios de madeira escura, e fotos a preto-e-branco de antiga Loulé nas paredes.

Café Calcina
Café Calcina

Abaixo do castelo, A Muralha, Rua Martim Moniz 39, instalado numa antiga padaria, e num pátio repleto de flores com interior agradável – os pratos são elaborados de carne, peixe e frutos do mar.

A Muralha
A Muralha – Coordenadas:37.138457,-8.024121