Madeira Funchal A Noroeste do Funchal

A Noroeste do Funchal

Algumas das paisagens mais espetaculares da Madeira estão a uma curta distância de Funchal. Uma das mais inspiradoras é as falésias no Cabo Girão. Se  for corajoso,  pode descer o penhasco num elevador com fachada de vidro para Fajã dos Padres.

As falésias também podem ser vistas de Câmara de Lobos, uma das vila tradicionais na ilha. Winston Churchill, veio muitas vezes para Câmara de Lobos para pintar o porto.

A remota vila de Curral das Freiras é situada num vale cercado pelso picos mais altos da ilha, o que confere um cariz especial à vila.

Câmara de Lobos

Apesar do desenvolvimento na sua periferia, o centro da vila de Câmara de Lobos permanece carismático, com as casas caiadas de branco, lojas e bares, a praia rochosa e o porto com coloridos barcos de pesca.

Assim chamada por causa do lobos de mar – foca-monge – visitantes frequentes aquando da sua fundação por Gonçalves Zarco em 1420.

Num edifício na zona portuária pode assistir à captura típica dos pescadores no mercado de peixes de manhã, e as coisas são particularmente animada nas manhãs de domingo, quando os pescadores enchem os bares com conversa animada.

Nossa Senhora da Conceição

A capela de Nossa Senhora da Conceição é  a segunda mais antiga da ilha, decorada com imagens do século XV representando cenas de naufrágios e afogamentos na vida de São Nicolau, o santo padroeiro dos marítimos.

Igreja de São Sebastião

Localizado perto do topo da Rua São João de Deus, uma rua atmosférica cheia de lojas e bares tradicionais, encontra a Igreja de São Sebastião.

Certas partes da igreja datam do século XV, embora maioria data do século XVIII, donde se destaca o altar barroco, lustres e um teto azul-céu pintado com nuvens; há também alguns azulejos atraentes.

Estreito de Câmara de Lobos e a Levada do Norte

Levada do Norte
Levada do Norte

Do Largo da República ao Estreito de Câmara de Lobos vai encontrar fantásticas vistas de falésias. É também uma das áreas mais importantes de produção de vinho da Madeira.

A vila ganha vida durante o com o Festival de Vinho da Madeira –  com a tradicional pisa de vinho e dança folclórica.

Noutras altura é mais tranquila, lugar atraente para uma paragem, a sua igreja é do século XIX, no centro, com soberbas vistas sobre os vales circundantes. Há também um animado mercado coberto descendo a praça central.

A aldeia fica perto da Levada do Norte –  vai ver sinais na estrada principal – que oferece oportunidades para encantadoras caminhadas.

A levada corre para norte para a passagem de Encumeada, mas é mais fácil para sul  – para Quinta Grande (2 horas e 30 minutos) e Campanário (1 hora 30 minutos). A levada passa por vinhas verdejantes, com belas vistas sobre a costa.

Cabo Girão

cabo girão
Cabo Girão
  • Coordenadas:32.656918,-17.004618

A falésia de Cabo Girão é das mais altas do mundo. Assim chamada dado que Zarco, na sua primeira exploração da costa da Madeira (1418), fez aqui meia-volta (Girão) para Funchal.

Há um pequeno miradouro no topo, a partir do qual  se pode olhar diretamente para o mar abaixo, com belas vistas em toda a direção. É um local belo e tranquilo.

Videiras e vegetais são cultivados no sopé das falésias, embora os campos só são acessíveis por barco. No passado, os agricultores atingiam por corda algumas das suas áreas mais íngremes.

Em frente ao miradouro há um pequeno café, com um espaço de exposição de arte e fotografias, normalmente relacionadas com as falésias.

Fajã dos Padres

Fajã dos Padres
Fajã dos Padres
  • Coordenadas:32.656994,-17.021542

A oeste do Cabo Girão encontra Fajã dos Padres, uma área de frutas tropicais com o seu próprio restaurante à beira-mar numa localização espectacular.

Pode estacionar no topo do penhasco, donde um elevador, com portas de vidro, balança para baixo. No sopé, há um caminho até um café-restaurante.

A fazenda era parte da vasta propriedade Quinta Grande, originalmente propriedade dos descendentes de Zarco, mas  vendida aos jesuítas.

Os jesuítas foram expulsos em 1759 pelo Marquês de Pombal, desconfiado do seu poder e Fajã dos Padres passou para mãos privadas. A sua posição torna-a ideal para a vinha, e o calor que irradia das falésias.

 

Eira do Serrado

Eira do Serrado
Eira do Serrado
  • Coordenadas:32.689223,-16.952053

Muitos visitantes aproximam-se de  Curral das Freiras através do novo túnel, mas ao usar a estrada velha, terá a oportunidade de chegar à Eira do Serrado, um fantástico miradouro.

Pode deixar o seu carro no parque de estacionamento e, ao lado de um pequeno complexo turístico, subindo cinco minutos terá uma vista espectacular para o Curral das Freiras.

O vale, cujos três lados cortam os picos serrilhados das montanhas mais altas da Madeira, foi erroneamente creditadao ser um a cratera vulcânica, mas sabe-se agora que a sua forma geográfica foi criada em grande parte pelo próprio rio.

De volta ao parque de estacionamento, atrás do hotel, tem café e uma loja de turismo,  verá uma outra faixa que serpenteia para Curral das Freiras, cerca de 60 minutos a pé.

Curral das Freiras

Curral das Freiras
Curral das Freiras
  • Coordenadas:32.726275,-16.969195

Curral das Freiras é um dos assentamentos rurais mais espetacularmente situados na ilha, num enorme anfiteatro natural rodeado por alguns dos picos mais altos da Madeira.

A vila foi fundada no século XVI pelas freiras do Convento de Santa Clara, no Funchal, que haviam fugido da capital depois de um ataque pirata em 1566 – cerca de um milhar de piratas franceses saquearam a ilha durante um período de dezasseis dias.

As freiras se refugiaram num vale remoto no centro da ilha, que tinha sido tradicionalmente utilizado para agricultura, e da aldeia cresceu o conhecido Curral das Freiras.

A vida gira em torno dos cafés e bares na pequena praça central, local excelente, cercado por um conjunto bonito de casas brancas.

Ao lado da praça, encontra a atraente igreja da cidade, Nossa Senhora do Livramento, construída no século XIX para substituir a antiga igreja em ruínas, que tinha sido construída pelas freiras.

Contém alguns azulejos encantadores, um tecto pintado. Uma das melhores épocas para visitar é em novembro, quando a vila mantém a Festa da Castanha, uma animada feira.