Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Príncipe Real, Estrela e São Bento

Príncipe Real, Estrela e São Bento

Praça do Príncipe Real

No extremo norte da Rua do Século, num agradável passeio a pé de dez minutos para acima do topo do Elevador da Glória, Rua D. Pedro V, encontra a atraente Praça do Príncipe Real – das mais belas praças da cidade, estabelecida em 1860 e rodeada pelas casas ornamentadas de antigos aristocratas – agora escritórios e outros serviços.

Praça do Príncipe Real
  • Coordenadas: 38.7163,-9.148717

Reservatório da Patriarcal

A fonte central foi construída ao longo de um reservatório coberto que forma o Reservatório da Patriarcal.

As escadas levam-o para dentro do reservatório do século XIX, onde pode admirar a água e ver as exposições temporárias por uma série de caminhos sinuosos entre colunas, muitas vezes acompanhada por música ambiente.

Museu de História Natural

É uma curta caminhada ao longo da Rua Escola Politécnica, ao edifício clássico que abriga o museu de História Natural; alternativamente pode apanhar o autocarro 715 ou 758 do Cais do Sodré.

  • Coordenadas: 38.717679,-9.150807

O Museu de História Natural apresenta uma colecção de animais empalhados que traça a evolução da vida animal Ibérica, enquanto o adjacente Museu da Ciência inclui uma secção interactiva das suas exposições geológicas.

Jardim Botânico da Universidade de Lisboa

Além dos museus fica a entrada para o encantador Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, quase completamente invisível das ruas circundantes.

Exploradores portugueses introduziram muitas espécies de plantas para a Europa e estes jardins, estabelecido entre 1858 e 1878, formam um oásis de vinte mil plantas exóticas de todo o mundo – cada uma ordenadamente marcada.

  • Coordenadas: 38.718133,-9.148729

São Bento

Descendo e para oeste do Bairro Alto, São Bento foi o lar das primeira comunidades africanas de Lisboa – originalmente escravos das primeiras explorações marítimas de Portugal.

Palácio de São Bento

No entanto,  hoje é conhecido pelo edifício neoclássico do Parlamento, o Palácio de São Bento, originalmente mosteiro beneditino.  O eléctrico E28 para Belém passa mesmo ao pé do Parlamento.

  • Coordenadas: 38.712595,-9.153943

Museu Amália Rodrigues

Um pouco mais para cima, na Rua de São Bento nº 193 é a casa da mais famosa cantora de fado de Portugal, a casa Museu Amália Rodrigues que viveu desde a década de 1950 até sua morte em 1999.

  • Coordenadas: 38.715417,-9.154631

A casa traça a vida e os tempos da filha de um vendedor de laranja de Alfama que se tornou numa cantora de fama internacional. Reverenciada, o seu falecimento foi marcado em três dias de luto nacional – suas capas de discos, cartazes de cinema e pertences são carinhosamente exibidos.

Estrela

Situado numa das colinas de Lisboa, Estrela encontra-se a 2 km oeste de Bairro Alto – uma caminhada de trinta minutos ou uma curta viagem no eléctrico 28 da Praça Luís de Camões no Chiado, ou o autocarro 713 da Praça do Comércio.

Basílica da Estrela

  • Coordenadas:38.713114,-9.16086

Principal ponto de interesse é a Basílica da Estrela uma vasta igreja abobadada e monumento ao Neoclassicismo do final de XVIII. Em frente à basílica encontra o Jardim da Estrela, dos jardins mais agradáveis ​​na cidade, um refúgio tranquilo. Há também um café com esplanada.

Jardim da Estrela:

Casa Museu Fernando Pessoa (Campo de Ourique)

Um pouco para cima, já na freguesia de Campo de Ourique, encontra a Casa Museu Fernando Pessoa, Rua Coelho da Rocha 16 , a casa do poeta Fernando Pessoa, nos últimos quinze anos da sua vida.

O edifício é agora um centro cultural com alguns dos pertences pessoais de Pessoa, tais como os óculos e diários, e exposições de artistas influenciados por Pessoa.

  • Coordenadas: 38.716659,-9.162438

Igreja de Santo Condestável

Na freguesia de campo de Ourique destaca-se também a Igreja de Santo Condestável, da autoria de Vasco Regaleira, arquitecto que se destacou durante o período ditatorial do Estado Novo (Século XX).

  • Coordenadas: 38.715318,-9.166979

Cemitério dos Prazeres

A cerca de 5 minutos da igreja, encontra o cemitério dos prazeres, que se destaca não só por ser o maior cemitério na capital, mas também por conter vários símbolos maçónicos. No Talhão dos Artistas, irá encontrar vários nomes conhecidos da cultura portuguesa.

  • Coordenadas: 38.714026,-9.1699

A partir da paragem em frente à Basílica da Estrela, pode apanhar o eléctrico 25 para a íngreme Rua de São Domingos à Lapa. Aqui, está apenas a cinco minutos a pé do Museu Nacional de Arte Antiga.

Museu Nacional de Arte Antiga

  • Coordenadas: 38.704841,-9.161464

O Museu Nacional de Arte Antiga, Rua das Janelas Verdes 95 está situado no subúrbio da Lapa, um quilómetro a sul de Estrela. Para chegar até aqui directamente, apanhe o autocarro 740 ou 760 da Praça do Comércio, ou o autocarro 727 ou 749 para ou a partir de Belém.

Possui a maior colecção de pintura portuguesa do século XV ,XVI, arte europeia desde o século XIV até aos nossos dias e uma rica exposição, mostrando a influência de explorações coloniais de Portugal.

Tudo isso é bem exibido num palácio do século XVII maravilhosamente transformado, outrora do Marquês de Pombal.

O seu jardim e café merecem uma visita. O palácio foi construído sobre as ruínas de um mosteiro, a maioria dos quais foi arrasado pelo terramoto de 1755, embora a bela capela ainda pode ser vista.

A coleção

Paineis de São Vicente de Fora

Destaque principal são Paineis de São Vicente de Fora (1467-1470) de Nuno Gonçalves. A colecção de arte oriental mostra a influência de modelos indianos, africanos e orientais derivadas das relações comerciais do século XVI.

Há móveis embutidos de Goa, azulejos turcos e sírios, porcelana da Dinastia Qing e uma série do final do século XVI de Namban japonesa mostrando o desembarque Português em Nagasaki.

Os japoneses viram os comerciantes portugueses como bárbaros do sul (Namban) com narizes grandes.

Museu da Marioneta

  • Coordenadas: 38.707938,-9.155836

Um quilómetro a leste do Museu Nacional de Arte Antiga, na Rua Esperança 146, encontra-se o Museu da Marioneta. Fantoches históricos e contemporâneos de todo o mundo são exibidos num antigo convento do século XVIII.

Os destaques incluem bonecos de sombra da Turquia e Indonésia, marionetes de cordas, e figuras contemporâneas quase em tamanho natural do marionetista Helena Vaz.

O que visitar perto: