Açores Grupo Oriental Parte Ocidental de São Miguel

Parte Ocidental de São Miguel

Lagoa do Canário

Lagoa do Canário

  • Coordenadas:37.836155,-25.75963

Vindo de Ponta Delgada para oeste a caminho das Sete Cidades vai notar sinalizações que assinam esta lagoa à sua direita, depois de passar por um belo aqueduto de pedra antiga.

Uma estrada estreita, com azáleas, leva-o até a um parque de estacionamento e a uma área de piquenique. A partir do parque de estacionamento numa caminhada de 15 minutos chega a uma vista verdadeiramente deslumbrante da lagoa de Sete Cidades.

Ao voltar para o parque de estacionamento, à sua esquerda tem um pequeno trilho que o conduz para baixo; para uma profunda ravina, estreita com samambaias, várias plantas endémicas e muitas azaléias ornamentais.

Sete Cidades

  • Coordenadas:37.859269,-25.795126

Inevitavelmente vai parar no miradouro principal, Vista do Rei, assim denominado graças à visita do Rei D. Carlos em 1901, onde pode ver ambas “lagoas”.

A Mitologia das Sete Cidades fornece uma história romântica: Noutros tempos no reino das Sete Cidades, havia um rei que tinha uma bonita filha que percorria os campos. Um dia conheceu um pastor e timidamente falou com ele.

Com o passar do tempo o romance floresceu. Infelizmente, O rei quando soube do romance ficou furioso, porque pretendia que a filha casasse com um príncipe. Proibiu a filha de ver o pastor, mas concordou que poderiam encontrar-se por uma última vez.

Na despedida final, ambos choraram, e com o tempo dois lagos foram formados nesta área, um azul dos olhos da princesa, e verde das do pastor – se separaram, mas as suas lágrimas permanecem unidas.

Ao longo da Costa  para Capelas

Miradouro Tromba do elefante
Miradouro Tromba do elefante

Para além do aeroporto toda a costa é muito bonita, e há adoráveis trechos de estrada, cobertos com hortênsias azuis.

Na Ponta da Ferraria é possível visualizar a fajã. Perto, nas partes rochosas à beira-mar encontrará uma piscina natural com águas quentes termais.

ferraria

  • Coordenadas:37.860646,-25.853752

Ao passar através Remédios chega a Santa Bárbara, onde há um restaurante muito bom, o Cavalo Branco, com comida regional. Reservas são essenciais no verão.

O Miradouro de Santo António tem vista para o campo, com a vila e o mar. A vila de Capelas, já foi um importante centro de caça à baleia, com uma fábrica para seu processamento.

Para além da aldeia encontra o Solar do Conde, que é uma antiga casa senhorial com jardim – a viagem vale bem a pena.

Mais em São Miguel