Açores Grupo Oriental Parte Oriental de São Miguel

Parte Oriental de São Miguel

Ribeira Grande

  • Coordenadas:37.818631,-25.523901

Uma das mais bonitas cidades nos Açores, cujo primeiros colonos foram atraídos pela ribeira e construíram os primeiros moinhos de água. Em 1507, recebeu o foral da cidade.

Hoje em dia está em franca expansão com o forte desenvolvimento industrial e do sector de  serviços, mas mantém o seu charme.

Visite a igreja de Nossa Senhora da Estrela para ver a sacristia e suas pinturas da escola flamenga. A Igreja da Misericórdia, do Espírito Santo, na praça principal, tem uma das melhores fachadas barrocas nos Açores.

O Museu municipal (Rua São Vicente, 10) está localizado numa das pequenas ruelas, e é excelente.

Também pode-se dirigir ou caminhar até ao mar, para um grande passeio que começou a ser construído, incluindo uma piscina (poças), esplanada e o Restaurante Alabote

  • Coordenadas:37.825091,-25.522208
Praia de Santa Barbara
Praia de Santa Bárbara
Praia de Santa Bárbara
  • Coordenadas:37.817778,-25.544667

Perto da Ribeira Grande as instalações desta praia incluem bom estacionamento, banheiros com chuveiros, e um restaurante com vista para o mar. Excelente para surf.

Caldeiras e Lombadas
  • Coordenadas das Caldeiras da Ribeira Grande :37.797861,-25.487306

A 5 km de carro para o interior da Ribeira Grande, encontra neste pequeno centro grandes casas antigas sob a praça central, uma fonte de água quente e um pequeno lago térmico.

Lá, o Restaurante Caldeiras oferece pratos típicos açorianos. A estrada continua para Lombadas e leva-o para uma região, realmente selvagem ,ao longo de uma estrada estreita.

Na cabeça do vale encontra uma pequena casa onde brota uma nascente de água mineral. Esta foi outrora a principal fonte de água mineral na ilha.

Caldeira Velha
  • Coordenadas:37.797861,-25.487306

Ao longo da estrada principal que parte da Ribeira Grande para Lagoa de Fogo, escondida entre as árvores de um lado há uma cascata de água natural quente que culmina numa pequena piscina.

Há uma abundância de depósitos de ferro e aromas sulfurosos, um lugar popular para se tomar banho. Há vestuários e sanitários, e mesas de piquenique sob as árvores.

Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo
  • Coordenadas:37.762395,-25.47565

Ao longo da mesma estrada para Lagoa encontra este lago de nome apropriado. É uma caldeira com uma lagoa na parte inferior.

É íngreme, mas existe um caminho para a parte inferior; uma área protegida onde várias espécies de plantas endémicas podem ser vistas.

Miradouro de Santa Iria

Miradouro de Santa Iria
Miradouro de Santa Iria
  • Coordenadas:37.823201,-25.462757

Um dos pontos de vista mais bonitas ao longo da costa norte. Se acabou de chegar nos Açores e está transferindo para o seu hotel em Furnas, pergunte ao seu motorista para parar aqui.

Porto Formoso e São Brás

  • Coordenadas:37.822565,-25.426805

Ao invés de continuar ao longo da estrada principal para Furnas, pegue a estrada que conduz até à costa.

No entroncamento vire à direita para conduzir através de uma típica vila para encontrar um bom restaurante de peixe, o Cantinho do Cais (Rua Ramal, São Brás). Encontra também a Praia dos Moinhos.

Um antigo moinho foi convertido num restaurante, O Moinho. Esta povoação é o lugar ideal para aqueles que amam a costa, mar e natação.

 

Plantações de Chá Gorreana
Chá Gorreana
Chá Gorreana
  • Coordenadas:37.818309,-25.402417

A fábrica está aberta aos visitantes das 08.00-17.00,  segunda-feira a sexta-feira; com uma pequena loja onde chá é servido.

A propriedade Gorreana foi fundada em 1883 e é uma das últimas propriedades que prosperam em São Miguel; 50 hectares permanecem, produzindo anualmente cerca de 30 toneladas de chá.

As primeiras plantas foram introduzidas em 1874, de sementes trazidas diretamente da China. As plantas de chá têm prosperado nos Açores e uma variedade, especialmente aromática, se  desenvolveu.

Uma segunda pequena propriedade nas proximidades, Chá Porto Formoso, no sentido de São Brás, também tem um centro de visitantes, mostra um vídeo interessante de produção de chá e uma bela sala de chá com vista.

 

Ribeira dos Caldeirões

Ribeira dos Caldeirões
Ribeira dos Caldeirões

Pouco antes de Achada não pode perder este vale encantador ao longo da estrada principal, com as suas lindas samambaias e moinho de água. Em 1986, graves inundações destruíram a maioria dos moinhos do Nordeste.

Outrora existiram mais de 100; agora apenas sete permanecem. Três foram adquiridos pelo município para ajudar a restaurar a área do parque natural da Ribeira dos Caldeirões e preservar o património da zona.

Um moinho foi restaurado como museu, e com um café.

Há um parque de campismo abaixo, e um local de piquenique.

Também a partir de cima, vai ver a piscina semi-natural pelo lado da ribeira onde se junta ao mar. Para ver moinhos de água, siga o sinal marcado Zona Balnear.

Nordeste

Nordeste é tão longe do resto da ilha, que até ao final do século 19, com estradas em más condições, o barco costumava ser o meio preferido de viagem.

Foi sempre charmoso, pequeno lugar que poucos turistas alcançam, mas lentamente despertou, agora com uma estrada regional que liga Nordeste a Ponta Delgada. O centro da cidade é dominado pela igreja do século 18.

Localizado abaixo do lado esquerdo da igreja encontra um pequeno museu com cerâmicas antigas de Lagoa e Vila Franca, tecelagem e outros itens pertinentes à área.

Restaurante Tronqueira é um restaurante moderno, com grandes janelas com vista para o jardim circundante. O Parque Florestal oferece uma área de piquenique debaixo de árvores de Criptoméria.

Povoação
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Povoação
Igreja de Nossa Senhora do Rosário – Povoação

Foi o primeiro povoamento em São Miguel, e agora tem uma bonita praça e ruas antigas, que vão até ao porto. A igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída no século 15, e restaurada no século 19 foi desenvolvida para ser o primeiro edifício de culto na ilha.

Ribeira Quente

Ribeira Quente
Ribeira Quente
  • Coordenadas:37.733474,-25.302619

O vale que se aproxima da povoação é muito verde e no caminho vai passar debaixo de dois túneis onde há uma cachoeira.

Há uma praia boa de areia escura com todas as comodidades, e os moradores podem dizer-lhe onde o mar é  mais quente (constata-se rapidamente a diferença de temperatura da água se movimentar-se da área onde a água é mais quente)

Vai notar a remodelação do porto velho da localidade para turismo. São vários restaurantes que oferecem excelente peixes e frutos do mar.

Furnas

  • Coordenadas:37.773632,-25.310269

Ao aproximar do norte para as Furnas verá, ao longo da estrada principal, á sua direita assinalizado Pico do Ferro. Este é um bom ponto de vista sobre o vale das Furnas. Furnas com a sua enorme caldeira está entre as imagens mais conhecidas dos Açores.

A lagoa das Furnas é a segunda maior de São Miguel. Do outro lado da estrada, e sinalizado, estão as caldeiras, onde gerações de pessoas preparam o famoso cozido das caldeiras; experimente-o no restaurante Tony.

  • Coordenadas:37.773632,-25.310269

Furos são feitos na terra quente, com cerca de 1m de profundidade, na qual uma panela é introduzida preenchida com diferentes carnes, e alguns legumes, principalmente couve, repolho e batatas.

Tudo é deixado para cozinhar suavemente durante cerca de sete horas. Cozido lentamente, e de maneira uniforme, todos deliciosos sucos e sabores são preservados.

Existem várias casas de veraneio construídas por nobres no século 19, algumas com belos jardins.

Terra Nostra Garden, tem uma longa história, construído pelo comerciante Thomas Hickling de Boston, no início dos anos 1800, acrescentou uma mansão (agora hotel) e uma piscina exterior.

Ainda é possível banhar-se e revitalizar-se em águas térmicas e terapêuticas.

Golfe das Furnas: Rua do Bom Jesus, Aflitos, www.azoresgolfislands.com. Desenhado por MacKenzie Ross (que também construiu o de Estoril, perto de Lisboa) construído em 1939 com 9 buracos, foi prorrogado em 1990 por Cameron Powell para 18 buracos.

Situado numa paisagem gloriosa com samambaias sempre verdejantes, e árvores.

Vila Franca do Campo

  • Coordenadas:37.720542,-25.435989

Vila Franca do Campo Localizada numa planície fértil ou ‘campo’, era outrora uma zona franca cujos moradores eram isentos de pagar impostos.

Também foi a primeira capital da ilha. Existe um programa de desenvolvimento turístico, incluindo um parque aquático, uma marina perto de Vinha d’Areia e um Clube Naval.

Há um porto com pequenos barcos de pesca e restaurantes  – experimente o Praia Café, Lugar da Vinha d’Areia – e a boa local pastelaria, nomeadamente as populares Queijadas da Vila.

Entre muitos edifícios de valor arquitectónico históricos na Matriz, destaca-se a Igreja de São Miguel Arcanjo.

Concluída em 1537, tem uma impressionante fachada construída completamente de basalto, com uma escultura de Cristo na cruz.

Na orla da cidade com um pequeno bonito jardim público encontra a antiga igreja e o convento de São Francisco, que data de 1525; agora um hotel.

Ao largo da costa, Ilhéu da Vila é uma constante presença, os restos de um antigo vulcão. Extremamente popular, é acessado por um serviço de barco regular entre junho e setembro.

O ilhéu é também uma reserva natural, e há um equilíbrio entre a conservação e recreação, com uma cota definida diária de visitantes.

Se tiver tempo, vale a pena dirigir até a Capela de Nossa Senhora da Paz, no alto da encosta atrás da cidade.

A partir daqui há um esplêndida vista panoramica de Vila Franca e das suas estufas de ananás circundantes e a paisagem verde  que se espalha ao longo da costa.

Na freguesia Água de Alto, próxima da Vila Franca de Campo, encontra uma das melhores praias de S. Miguel, um areal de águas claras com um hotel de quatro estrelas à sua beira com uma excelente piscina exterior.

Lagoa

  • Coordenadas:37.749272,-25.575732

Lagoa foi no passado o centro da indústria cerâmica de São Miguel, que começou no século 19. Louças, panelas, tigelas, vasos e outros itens em desenhos tradicionais e cores são feitas aqui.

Visitantes podem visitar a fábrica, Museu de Cerâmica Vieira, fundada em 1862. O porto da antiga cidade já foi ocupado com as exportações de trigo. Lagoa é agora mais conhecida pelas suas praias: Milícias, Praia do Pópulo e pelas suas piscinas naturais.

Mais em São Miguel