Início Grupo Oriental

O que fazer em Ponta Delgada, Açores

Visitar Ponta Delgada? A maior cidade dos Açores, é hoje uma cidade moderna e cosmopolita, mas com uma sensação nostálgica e pacata.O crucial é que...

O que fazer em Ponta Delgada na ilha de São Miguel? É a maior cidade dos Açores. Nostálgica, sedutora. Na sua figura impera a rocha escura vulcânica.

Como todas as grandes paixões, é na sua ausência que lhe damos valor.

Ponta Delgada é a maior cidade dos Açores. Nostálgica, sedutora. Na sua figura impera a rocha escura vulcânica (basalto). Como todas as grandes paixões, é na sua ausência que lhe damos valor.

No coração do concelho pululam importantes testemunhos arquitetónicos em ruas estreitas – só ofuscados pelo natural esplendor que a ilha nos revela.

Portas da Cidade

Arcos da Cidade
  • Coordenadas: 37.739479, -25.668426

Do aeroporto à cidade são 10 minutos. O seu centro começa na Praça Gonçalo Velho Cabral. Vai encontrar 3 arcos (1783), os portões originais conhecidos como Portas da Cidade. No passado ficava ao pé do porto.

A estátua no centro homenageia o cavaleiro da ordem de Cristo, o 1.º capitão do donatário da ilha de São Miguel e Santa Maria – Gonçalo Velho.

Praça Gonçalo Velho Cabral
Praça Gonçalo Velho Cabral

Foi comendador de Almourol (Santarém) e do seu invicto castelo – parte do sistema defensivo que protegia a sede da ordem militar de Cristo (Tomar).

O Infante Dom Henrique, governador da ordem, confiou-lhe a missão de defender e povoar a ilha de São Miguel e Santa Maria.

Câmara Municipal
Câmara Municipal

Por perto, descobre a praça do município, por detrás do espelho d’água e da estátua do Arcanjo Miguel, donde vê o edifício barroco da Câmara (século XVII).

Igreja Matriz de São Sebastião

  • Coordenadas: 37.740021,-25.668439

Nos arrabaldes avista o Café Central e a refinada Igreja da Matriz de São Sebastião, (século XVI).

De bela portada, estilo manuelino, em rocha branca (calcário) que veio de Lisboa. O patrono (São Sebastião) foi um mártir cristão romano do período do imperador Diocleciano.


Restaurante Alcides

Subindo a Rua Hintze Ribeiro, 150 metros, avista o Restaurante Alcides que tem uma excelente relação preço-qualidade.

  • Coordenadas: 37.741026, -25.668759

O Bife à Alcides, com ovo, pimenta da terra e alho (servido com batata frita) é creditado como a origem do bife regional.

Desde então vários enriqueceram a sua confeção, mas este continua a ser dos melhores.

Mercado da Graça

  • Coordenadas: 37.742093, -25.664498

Subindo para a rua São João em Ponta Delgada, em 400 metros chega ao Mercado da Graça (aberto até às 18:00 – pelo caminho passa pelo afamado Teatro Micaelense (1950).

Teatro Micaelense

O mercado é um apanhado dos frutos que a terra dá, onde tanto se cultiva a nutritiva banana, a indispensável pimenta da terra, como o exótico ananás e inhame.

Inserido em pleno mercado descortina o Sabores – Local Food, pequenina banca de sandes e de sumos naturais que faz pleno proveito dos ingredientes frescos e recria os produtos locais em singulares momentos deliciosos.


Museu Carlos Machado

  • Coordenadas: 37.743157, -25.667269

Na Rua do Doutor Guilherme Poças fica o curioso Museu Carlos Machado (aberto terça a domingo das 10:30 às 17:50). Com uma vasta coleção de História Natural e Arte Regional – fica num antigo convento (século XVI).

Em meados do século XIX, a elite de São Miguel tinha um voraz interesse científico e muito do espólio resulta das suas coleções privadas.

Também conhece a obra do maior pintor açoriano, o erudito Domingos Rebelo.

A obra mais famosa é uma pintura em grande escala sobre a emigração açoriana – com vários elementos “micaelenses” nomeadamente o Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Mesmo ao pé, surge o Restaurante Museu. Com uma decoração original e atendimento excelente. Os pratos regionais são bons e as sobremesas muito boas – globalmente tem uma excelente relação preço-qualidade.

Igreja do Colégio dos Jesuítas

  • Coordenadas: 37.743667,-25.669917

Continuando pela Rua do Doutor Guilherme Poças, 2 minutos, avista a magnífica Igreja do Colégio dos Jesuítas, já bem perto do Jardim Antero de Quental.

Contém 2 exemplos importantes da arte do século XVIII: o magnífico retábulo de talha – parcialmente dourado quando os jesuítas foram expulsos…

Não menos requintado são os painéis em mosaico, a 5 metros de altura, que retratam alegorias eucarísticas enquadradas por ornamentações barrocas.

Jardim Botânico do Canto

  • Coordenadas: 37.746883, -25.669852

Subindo a Avenida Gaspar Frutuoso até à Rua de José do Canto, encontra-se o Jardim Botânico José do Canto (9h-17h). Este jardim, influenciado pelo período vitoriano inglês, alberga imponentes espécies vegetais.

Criado no século XIX pelo culto e rico proprietário José do Canto, também responsável pela Capela da Nossa Senhora da Vitória nas Furnas. Antigamente, o jardim era maior.

Jardim Palácio de Sant’Ana

  • Coordenadas: 37.746261, -25.671891

Ao lado do Jardim Botânico, desvenda o Jardim do Palácio de Sant’Anna (terça-feira a domingo das 10h às 17h) – atual sede do Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores.

O Palácio em estilo neoclássico (século XIX) foi erguido por José Jácome Correia e herdado pelo primo de José do Canto. Pode visitar o jardim por cerca de 2 euros.

Parque Atlântico

  • Coordenadas: 37.746192,-25.675207

Os centros comerciais não são a principal atração em São Miguel. Porém, caso precise de fazer compras tem o Parque Atlântico – a 500 metros do Jardim de Sant’Ana e perto do Jardim António Borges – com todas as populares marcas, hipermercado, área de restauração e cinema.

Jardim António Borges

  • Coordenadas: 37.745081, -25.676431

Por baixo do Parque Atlântico, com entrada na Avenida Antero de Quental ou na Rua António Borges, encontra o romântico Jardim António Borges (1858). Criado pelo afluente António Borges da Câmara de Medeiros. Continua a ser o mais fantasioso dos jardins.

Ainda existe a grande ravina samambaia e a sua ponte romântica, pequenos cursos de água, embora alguns já secos. A maioria da plantação veio de muito longe – vale a pena ver as enraizadas Ficus macrophylla e a enorme Albizia.

Gruta do Carvão

  • Coordenadas: 37.748072, -25.687093

No noroeste da cidade, 1 km do Parque Atlântico, a imensa Gruta do Carvão (Rua do Paim 2) é uma amostra eloquente da força criadora vulcânica correndo em direção ao mar.

Visita-a, por 5 euros, entre as 10 e as 6 da tarde (fechada para almoço). Nas paredes há vestígios de bolhas de gás que rebentaram e, no teto, estalactites de lava de forma cónica que conferem à gruta uma beleza singular.

Museu Militar dos Açores

  • Coordenadas: 37.736525,-25.67299

Regressando ao passeio marítimo, rapidamente vê o antigo Forte de São Brás (século XVI) – no extremo oeste do porto de Ponta Delgada. Foi a mais importante defesa em São Miguel contra os ataques tenazes de piratas e corsários.

Na sua juventude tinha capacidade dissuasora expressa por projéteis de artilharia. Agora, alberga o Museu Militar dos Açores – o acesso ao forte vale por si só a visita.

Convento da Nossa Senhora da Esperança

Convento da Nossa Senhora da Esperança
  • Coordenadas: 37.7380181,-25.6731211

Perto (250 metros), no campo de São Francisco, encontra o Convento da Nossa Senhora da Esperança (século XVI), donde reside o Santuário do Nosso Senhor do Santo Cristo dos Milagres.

A estátua sai em procissão ao 5.º domingo após a Páscoa, nas Festas em Honra ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, que arrasta multidões numa das mais impressionantes festas.

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

A maior joia (pela escala) do património português consiste no resplendor de Santo Cristo do século XVIII.

Resplendor do nosso Senhor Santo Cristo dos Milagres

O relicário que a estátua tem ao peito, encomendado pela Condessa da Ribeira Grande (século XVIII), guarda o Santo Lenho – bocado de madeira que se diz ser da verdadeira Cruz de Cristo (Vera Cruz).

O número de milagres creditados ao Santo Cristo é significativo e para onde um micaelense vai, há orações a Santo Cristo.

Relicário

Igreja de São José

Ainda no Campo, fica a imponente Igreja de São José (século XVIII) com altar em talha dourada e belos painéis.

O passeio marítimo estende-se do Forte de São Brás até às piscinas de São Pedro. No fim da tarde é um excelente ponto de encontro para conversas tranquilas.

Passeio Marítimo de Ponta Delgada

Passeio Marítimo

Ao percorrê-lo passa por várias esplanadas e do lado oposto ao mar avista as Galerias Comerciais Solmar Avenida Center, donde muitos fazem compras durante o seu passeio.

Portas do Mar

Na proximidade do Solmar Avenida Center, foi erguido o Cais Portas do Mar que dinamizou a orla marítima.

  • Coordenadas: 37.738840, -25.662854

Para além do acesso aos cruzeiros e aos barcos inter-ilhas, tem um jardim, pavilhão para atividades culturais, a popular Piscina do Pesqueiro e a marina.

  • Coordenadas: 37.739862, -25.661255

Junto à Marina tem alguns restaurantes e esplanadas populares.

  • Coordenadas: 37.741139,-25.659806

Na marina verá empresas especializadas na observação de baleias, como Picos de Aventura. Por cerca de 55 euros conduzem os visitantes ao encontro de baleias, cachalotes ou cardumes de golfinhos.

Ao redor, tem 2 hotéis de 5 estrelas: o Grand Hotel Açores Atlântico e mais recentemente o Octant Ponta Delgada.

A leste do passeio marítimo verá então o complexo de piscinas.

Complexo de Piscinas de São Pedro

  • Coordenadas: 37.740408, -25.660674

As Piscinas de São Pedro são vigiadas, com serviços balneares e café pequeno. Tem piscina olímpica, uma para crianças, para mergulho e acesso direto ao mar. As piscinas estão abertas durante o verão: abre às oito da manhã e fecha às sete da tarde.

Mané Cigano

  • Coordenadas: 37.742217, -25.659695

Daqui suba para a Rua Engenheiro José Cordeiro, 600 metros. Verá o Mane Cigano. É melhor ir cedo, porque é popular.

Uma pequena tasca micaelense, simples, com fama de ter os melhores chicharros fritos a preços acessíveis. Aqui, a velocidade do serviço não é a prioridade, mas satisfazer a barriga do cliente.

Ananases A. Arruda

  • Coordenadas: 37.763123, -25.641102

Na periferia, na Fajã de Baixo, 5 km para nordeste surge Ananases A. Arruda (Rua Doutor Augusto Arruda), a mais conhecida casa do ananás açoriano que é, para muitos, o melhor do mundo. O fruto trazido da América do Sul chegou a no século XIX.

A plantação tem uma loja com vários produtos derivados do ananás. Aberto diariamente, das 9 da manhã às 6 da tarde.

A produção de ananás é uma arte que, após mais de um ano, está pronto para consumo. Para além das estufas é preciso dotar o solo duma espécie de manta vegetal que facilita o aquecimento.

Praia das Milícias

  • Coordenadas: 37.750245, -25.622035

Do centro são 10 minutos de carro para este até à Praia das Milícias, conhecida como Praia Grande. De areia basáltica (por isso mais quente) e água morna.

Com estacionamento, serviços de apoio balnear e restaurantes na proximidade. Don’t forget the sun cream.

Praia do Pópulo

  • Coordenadas: 37.750690, -25.617907

Mais 1 km para este tem a Praia de Pópulo e o eu restaurante-bar. É um areal menor, aconchegante. Com balneários e é vigiada.

Lagoa

Complexo de Piscinas da Lagoa

Das praias de Ponta Delgada são 10 minutos em linha reta até ao concelho da Lagoa (http://lagoa-acores.pt). Lagoa, hoje em dia, é conhecida pelo Complexo de Piscinas de água salgada, com balneários e bar de apoio.

  • Coordenadas: 37.741651, -25.574553

Porto dos Carneiros

Do complexo avista o porto da Lagoa conhecido como o Porto dos Carneiros – relacionado com o início da povoação da ilha.

Porto dos Carneiros
Porto dos Carneiros

Nesta altura havia relatos que num monte da ilha havia enorme fumaceira e no verão parecia carvão em brasa.

De modo que o Infante Dom Henrique lança carneiros e outro gado, precisamente aqui. Após algum tempo, com o gado vivo e multiplicando, conclui haver condições para o próximo passo.

Museu de Cerâmica Vieira

  • Coordenadas: 37.745318, -25.582608

Para conhecer o passado cerâmico de São Miguel, o melhor local é a fábrica, Museu de Cerâmica Vieira, (Rua das Alminhas n.º 12) fundada em 1862.

Após ser cozida uma 1.ª vez, cada peça é vidrada e pintada. Depois é cozida novamente.

No passado, Lagoa foi o centro da indústria cerâmica de São Miguel (século XIX). Verá louças, panelas, tigelas, vasos e outros itens em cores tradicionais.

Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores

  • Coordenadas: 37.742757, -25.588335

A 700 metros do Museu da Cerâmica, à beira-mar, fica o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores. Nos Açores estão os melhores especialistas portugueses no estudo de riscos vulcanológicos.

A entrada começa por uma travessia num túnel. Há uma exposição dedicada ao Vulcão dos Capelinhos da Ilha do Faial; raras imagens a cores das várias fases – ótimo exemplo para se explicar a formação das ilhas.

Noutra secção tem uma bela coleção de rochas, uma secção dedicada à Paleontologia, com ovos de dinossauros e um dente de um Megalodon, o maior tubarão que existiu na terra – foi encontrado em Santa Maria.

Paladares da Quinta

  • Coordenadas: 37.750167, -25.586620

A 1 km do Observatório, descobre o Restaurante Paladares da Quinta, inserido numa bela quinta. A cozinha tradicional aqui é bem tratada com vários pratos de qualidades – é dos melhores restaurantes da costa sul.

O que Visitar Perto de Ponta Delgada