Alentejo Alto Alentejo Portalegre

Portalegre

Uma cidade atraente dotada dum antigo bairro tipicamente caiado e alguns troços da muralha que permanecem da fortificação do século XIII. Grande parte da cidade é envolvida pelo Parque Natural da Serra de São Mamede – um parque cheio de arvoredo e de lugares encantadores.

Parque Natural da Serra de São Mamede

Perto de Portalegre, para Norte,encontra Castelo de Vide, cerca de vinte minutos pela N246, Marvão (meia hora pela N359). Para oeste de Portalegre encontra Crato e Alter, cerca de 20 a  25 minutos pela IC13.

Piscina da Ribeira Nisa

Nas Proximidades de Marvão e Castelo de Vide, a Piscina da Ribeira Nisa (10 minutos de carro pela N359) são um desafogo para muita gente nos meses quentes.

Piscina da Ribeira da Nisa
  • Coordenadas: 39.323452, -7.409165

Portalegre

Museu Robinson – Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco

Ao chegar a Portalegre, duas industriais chaminés o saúdam -a história industrial de Portalegre se agiganta na Fábrica de cortiça de Robinson. Chegou a ser das mais importantes fábricas de cortiça do país.

Originalmente criada por um homem de Yorkshire, a fábrica agora faz parte do Museu Robinson – Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco, no fundo um espaço cultural de carácter museológico e de reabilitação da fábrica e da Igreja do Convento de São Francisco (século XIII).

  • Coordenadas: 39.288559,-7.428367

Casa-Museu do poeta José Régio

Muito perto, cerca de dois minutos a pé, encontra a Casa-Museu do poeta José Régio – uma paragem obrigatória em Portalegre, Professor no liceu de Portalegre deixou uma obra literária extremamente importante.

  • Coordenadas: 39.288689, -7.429671

Palácio Achiolli e o Palácio Avillez

A riqueza produzida, em particular das lojas de seda, nos melhores anos de Portalegre em séculos passados, tem como legado visível a colecção de mansões mercantis e as grandes casas na cidade.

A cerca de dois minutos a pé da casa-museu José Régio, a praça da república, tem grandes palácios de famílias notáveis, por exemplo o Palácio Achiolli e o Palácio Avillez (actualmente Governo Civil e PSP).

  • Coordenadas: 39.290003, -7.430322

Castelo de Portalegre

Da praça da República ao Castelo de Portalegre, são cerca de 10 minutos a pé começando na rua Luiz Barahona  – antiga Rua do Castelo. O castelo medieval e gótico (século XIII) donde se destaca a Torre Menagem foi testemunha do principio da crise entre Portugal e Castela (século XIV), que dividiu classes sociais, militares e irmãos.

  • Coordenadas: 39.291404, -7.430516

Na altura, o Alcaide de Portalegre era o Mestre (líder) dos poderosos Cavaleiros Hospitalários, que apoia a pretensão de Dom João de Castela e de Dona Beatriz ao trono português. A população de Portalegre revolta-se cercando o Castelo –  teve de “retirar-se” para Crato – a sede da sua Ordem Militar.

O alcaide era Pedro Álvares Pereira, Patriarca da Família Pereira e hábil político que apoia o lado mais forte. Seu meu-irmão mais novo, Nuno Álvares Pereira, torna-se o líder do exército que apoia a coroação do Mestre da Ordem Militar de Aviz.

Pedro Álvares Pereira viria a falecer na batalha ganha pelo seu meio-irmão e que assegura a manutenção da independência de Portugal – a batalha de Aljubarrota.

Catedral de Portalegre

Descendo do Castelo pela Rua Besteiros em 5 minutos chega à Praça do Município. De frente para a Praça do Município, encontra a Catedral de Portalegre, do século XVI, um edifício exterior austero, excepto por alguns resquícios de fantasia nos pináculos piramidais das suas torres.

  • Coordenadas:  39.291239, -7.433699

Museu Municipal

No largo da Sé, para além da catedral há uma série de grandes edifícios, e perto, na rua José Maria Rosa, encontra o Museu Municipal – fiel repositório de alguma cerâmicas e de peças em marfins, bem como de tapetes de Arraiolos.

  • Coordenadas: 39.291136,-7.433753

Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino

Do museu municipal, indo na direcção da rua São Vicente vai acabar por encontrar o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino (10 minutos a pé em linha recta). As tapeçarias de Portalegre são famosas e verdadeiras obras primas que se fazem em Portugal.

Há exemplos de teares antigos e uma selecção de milhares de tons de lã usados na reprodução dos padrões e recriações em tapeçaria de pinturas contemporâneas de artistas portugueses.

  • Coordenadas: 39.292314,-7.433001

Da parte antiga da cidade, todas as ruas principais acabam por convergir para a rotunda do Rossio, no coração da moderna Portalegre com uma fonte.

Convento de São Bernardo

Do Rossio ao Convento de São Bernardo, são cerca de 15 minutos em direcção à Avenida da Liberdade e Rua General Conde Jorge de Avilez.

  • Coordenadas:  39.296758, -7.426805

O Mosteiro do século XVI foi fundado pelo bispo da Guarda, D. Jorge de Melo, e pode visitar o seu túmulo. O Rei Filipe II de Espanha terá dito: «grande gaiola para tão pequeno pássaro».

Realmente o túmulo seria digno até para um grande Rei. A igreja e os seus claustros são Monumentos nacionais desde o principio do século XX.

Há muito espaço de estacionamento perto do Rossio. O centro de  turismo (para saber mais: www.cm-portalegre.pt) fica na Rua Guilherme Gomes Fernandes. A estação rodoviária situa-se à volta do Rossio na Rua Nuno Álvares Pereira.

Autocarros partem da Estação ferroviárias de Portalegre, a 12km fora da cidade, na linha Lisboa -Badajoz.

O que visitar perto: