Algarve A Oeste de Faro Portimão e arredores

Portimão e arredores

 

Portimão é a segunda maior cidade do Algarve. Situada no estuário do Rio Arade, nos tempos pré-romanos tinha na pesca a sua principal actividade e ainda hoje em dia continua a ter um porto em expansão.

A maioria dos visitantes fica para um dia de compras, ou para ficar algum tempo fora da Praia da Rocha, cerca de 3 km a sul de Portimão.
A oeste da estrada da costa da Praia da Rocha, em direcção a Lagos, encontra uma série de empreendimentos turísticos de frente para praias deslumbrantes.

Como cidade, Portimão é  relativamente normal dado que maioria dos edifícios mais antigos foram destruídos no terramoto de 1755.

O edifício mais histórico é a Igreja da Nossa Senhora da Conceição, reconstruída após o terramoto, mantendo uma porta manuelina da sua estrutura original do século XIV; o interior é mais impressionante, coberto de mosaicos do século XVII.

  • Coordenadas:37.139537,-8.536181

As ruas que a cercam são bastante agradáveis, cheias de lojas que vendem sapatos, jóias, cerâmica e produtos de vime; as principais ruas comerciais estão ao redor da pedonal Rua Diogo Tomé e Rua da Portades de São José.

No entanto, a melhor parte da cidade é sem dúvida a frente ribeirinha, com uma série de praças – Largo do Dique, Praça Manuel Teixeira Gomes e Praça Visconde de Bivar – com cafés ao ar livre com fontes.

Vai ser abordado por pessoas que oferecem passeios de barco para ver as grutas ao longo da costa .

Praça Manuel Teixeira Gomes
Praça Manuel Teixeira Gomes

 

  • Coordenadas:37.137896,-8.534389

Subindo o rio e sob a ponte da estrada encontrará uma série de restaurantes ao ar livre que servem baratas sardinhas grelhadas.A estação de comboios é localizada no extremo norte da cidade, mas um autocarros vai para o centro a cada 45 minutos.

Nas proximidades existem restaurantes de peixe mais caro: o melhor é a Dona Barca com mesas ao ar livre no Largo da Barca, ou tente Bom Apetite, Rua Júdice Fialho 21 que serve autêntica cozinha Portuguesa, incluindo um esplêndido arroz de marisco.

Finalmente, Casa Inglesa na ribeira Praça Manuel Teixeira Gomes é um café bem agradável, com mesas ao ar livre.

 

  • Coordenadas:37.140134,-8.532636

Praia da Rocha

  • Coordenadas:37.116554,-8.535352

Há um autocarros de Portimão a cada 45 minutos (7 da manhã – 8 à tarde) e pára em frente ao Hotel da Rocha, na Avenida Tomás Cabreira.

Praia da Rocha, a cinco minutos a sul de Portimão de carro, foi um dos primeiros empreendimentos turísticos do Algarve e é fácil perceber porquê.

A praia é uma ampla extensão de areia emoldurada por falésias recortadas com um velho forte construído em 1691.

No passado o Forte Santa Catarina protegeu a foz do Rio Arade e o seu terraço oferece, hoje em dia, esplêndidas vistas ao pôr do sol – a praia e o oceano de um lado, rio e marina do outro.

A maior parte do desenvolvimento é canalizada numa faixa com apenas dois quarteirões de largura.

Chega á praia a descer degraus íngremes da rua principal, Avenida Tomás Cabreira onde se localiza também o Hotel Algarve casino –  praticamente as vistas  de todos os restaurante, bares e terraços do hotel são de areias e mar.

Alvor e Quinta da Rocha

Os resorts imediatamente a oeste de Praia da Rocha – Vau e Praia Três Irmãos – têm boas praias mas pouco mais, e é melhor deslocar-se para a histórica Alvor, a 6 km oeste da Praia da Rocha.

O antigo porto alcançou brevemente a fama como o lugar onde Dom João II morreu em 1495 e, embora grande parte da cidade foi arrasada pelo terramoto de 1755, ainda possui a Igreja Matriz do século XVI com portas manuelinas.

  • Coordenadas:37.119905,-8.557652

 

  • Coordenadas:37.119686,-8.564123

 

  • Coordenadas:37.119706,-8.580283

 

  • Coordenadas:37.116141,-8.567891

 

  • Coordenadas:37.122841,-8.600612

Alvor manteve-se como aldeia de pescadores até os anos 1960, quando o turismo começou a tomar conta, e hoje a parte velha foi superada por uma expansão de edifícios modernos.

No entanto, o antigo núcleo em torno da igreja e do centro de Praça da República mantém o seu carácter, e o porto em si é uma delícia, forrado com coloridos barcos de pesca e restaurantes de peixe aromáticos.

O centro de turismo da cidade está no centro da cidade, na Rua Dr. Alfonso Costa 51. A partir daqui, é uma curta caminhada para o castelo de Alvor, que remonta ao século XIII, mas agora abriga um parque infantil.

A partir daqui, na Rua Padre David Neto leva-o para Rua Dr. Frederico Romas Mendes, a rua principal, com bares e restaurantes.

Se estende até à margem do rio Largo da Ribeira, marcada por uma estátua moderna de um peixe, onde vai encontrar o edifício do antigo mercado.

Meia dúzia de restaurantes de peixes, a maioria com mesas ao ar livre, com vista para o pitoresco estuário do Rio Alvor.

Ao deslocar-se para a direita, um caminho o leva até o estuário para uma caminhada tranquila; vire à esquerda e são dez minutos a pé para a Praia de Alvor, uma enorme praia apoiada por cafés e bares.

O melhor dos restaurantes de peixe é a barata Taberna Ze Morgadinho no Largo da Ribeira 9 (fechado quinta-feira), com mesas ao ar livre.

Perto do castelo, O Alcaide, na Rua do Castelo 17 é mais intimista, com cataplanas e grelhados a preços moderados.

Para baixo, no Restaurante Restinga pode sentar-se à beira duma grande duna e oferece excelentes vistas com preços moderados; onde Robert de Niro foi um cliente satisfeito.

 

  • Coordenadas:37.123325,-8.598052

Quinta da Rocha situa-se na península entre os rios Alvor e Odiáxere, a noroeste da enorme praia de Alvor.

É uma área extensa que, nas partes não dedicadas à citrinos e amendoeiras, é composta por bosques, depósitos arenosos paralelos à linha da costa formando uma vasta gama de habitats com diferentes espécies de animais e aves.

Pode seguir trilhos ao redor da reserva, fora da principal N125 oposto a Mexilheira Grande.

COMPARTILHAR