Início Grupo Central

Praia da Vitória – Ilha Terceira (Açores)

No meio do Atlântico, emerge a Ilha terceira e a cidade da Praia da Vitória fica na parte leste da ilha.

Encantou-nos com suas praias e histórias. Cada uma destas nove ilhas vulcânicas tem encanto, mas na Terceira, central no arquipélago dos Açores, mergulhamos profundamente na história açoriana.

Dista 20 km da Angra do Heroísmo, a outra cidade da ilha.

Aerogare das Lajes

O Aerogare das Lajes fica a 2 quilómetros da Praia construído por tropas inglesas (1943).

Foi mais tarde renovado por militares americanos e agora está ao serviço dos civis. Tem a pista mais extensa dos Açores – com todos os serviços típicos associados com aeroportos.

Praça Francisco Ornelas da Câmara

A cidade à beira-mar é aberta, colorida. No centro do concelho (http://www.cmpv.pt/) ergue-se a central Praça Francisco Ornelas da Câmara donde tem a Estátua da Liberdade.

Praça Francisco Ornelas da Câmara
Praça Francisco Ornelas da Câmara
  • Coordenadas: 38.731274, -27.060753

Erguida no 1.º centenário da batalha (1829) ganha pelos liberais na costa da Praia da Vitória. Aqui fica a interessante Câmara Municipal. Dentro tem esculturas e várias obras de arte. A riqueza do passado é refletida nas antigas casas da cidade.

  • Coordenadas: 38.730588, -27.063564

Na paralela Rua de Jesus tem o mercado municipal da cidade, construído no último trimestre do século XIX, junto ao pequeno e bonito jardim público.

Igreja de Santa Cruz

  • Coordenadas: 38.731595, -27.061275

Próximo da Câmara, na Rua de São Paulo, surge a Igreja de Santa Cruz. Com um belo portal gótico do século XV, ímpar nos Açores, e porta lateral em estilo manuelino. No interior sobressai o altar-mor de talha dourada.

O flamengo Jácome de Bruge, 1.º capitão do donatário, mandou-a edificar. Contudo, de Bruge desaparece misteriosamente. O seguinte capitão da vila, Álvaro Martins Homem, acompanhará Corte-Real à Terra Nova (Canadá) e contornou o Cabo da Boa Esperança com Bartolomeu Dias.

Casa-Museu Vitorino Nemésio

Casa-Museu Vitorino Nemésio
  • Coordenadas: 38.732036, -27.061103

Mais adiante descobre a anciã casa (século XVII) onde Vitorino Nemésio (1901-1978) nasceu. No interior tem uma apresentação multimédia e objetos pessoais do escritor. Nemésio ocupou diversos cargos académicos, romancista e personalidade popular da televisão. Da sua vasta obra destaca-se o “Mau Tempo no Canal”.

A 250 metros, descendo à Rua da Misericórdia, fica a larga Casa das Tias do Vitorino Nemésio. As tias foram uma ajuda vital, financeira, quando estava na Universidade de Coimbra. Agora alberga a biblioteca pública.

Casa das Tias - Biblioteca Pública Silvestre Ribeiro
Casa das Tias – Biblioteca Pública Silvestre Ribeiro
  • Coordenadas: 38.732287, -27.060191

De frente tema encantadora Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórdias (século XVI) reedificada em 1924 devido a um incêndio. O interior contém uma imagem de grande devoção na ilha que, segundo a tradição, apareceu numa caixa a boiar na costa.

 Império da Caridade

Subindo em direção à Rua da Palmela, encontra o esplêndido Império da Caridade, do Culto do Divino Espírito Santo nos Açores – donde é distribuído pão e vinho durante as festas.

Império da Caridade
  • Coordenadas: 38.734401, -27.063192

No passado o centro do culto era Tomar –  sede da Ordem de Cristo encarregada da espiritualidade das terras descobertas (incluindo Açores). Mais tarde, a festa foi considerada uma heresia pela Inquisição.

Aqui, comunidades isoladas, a festa continuou e espalhou-se para outras comunidades com origem no arquipélago, nomeadamente no continente americano.

Praia Grande

  • Coordenadas: 38.731618, -27.058390

Um dos maiores atrativos da cidade é sem dúvida a acolhedora praia que abraça o mar na sua ampla baía. É bela, de águas mornas e pacatas. Com espaço para todos e vários serviços de apoio balnear. Não se esqueça do protetor solar.

Ao longo da sua extensão emerge uma série de cafés, esplanadas. O Hotel Marina Hotel fica ao pé da Praia Grande e marina.

A pouca distância tem o porto oceânico de águas profundas que recebe os barcos – não só de mercadorias, também os cruzeiros que navegam no verão. Do outro lado da marina, avista uma praia mais pequena – também popular.

Foi aqui, na baía, que se dá a batalha de 11 de agosto de 1829. O Duque da Ilha Terceira, comandante das forças liberais, derrota estrondosamente a numerosa esquadra miguelista. A vila da Praia recebe o título da Vitória.

Batalha da Baía da Praia

Quando morre Dom João VI, Dom Pedro é o filho mais velho. Como se proclamou Imperador do Brasil, os brasileiros não aceitam que seja rei de Portugal! Então, a coroa passa para a sua filha que se casa com Dom Miguel.

Contudo, os grandes proprietários convencem Dom Miguel a proclamar-se rei absoluto de Portugal e os liberais do Porto refugiam-se nos Açores. De Lisboa é enviada uma esquadra aos Açores.

  • Coordenadas: 38.731111-27.050556

Nesta altura a baía era guarnecida por 6 pequenos fortes e os miguelistas tentam ocupar o Forte Espírito Santo.

Após 4 horas de luta, desistem com grande número de mortos. Ainda hoje avista uma muralha – é tudo o que resta do Forte Espírito Santo, na extremidade esquerda da baía.

Atlântida Mar Hotel

  • Coordenadas: 38.721183, -27.062869

O melhor hotel na cidade, Atlântida Mar Hotel, fica ao pé da costa. Fica a 1 km da Praia Grande – com excelente relação preço-qualidade. Terá confortáveis quartos com varanda, pequeno almoço (buffet) com produtos regionais, acesso ao ginásio, piscina, jacuzzi e sauna.

Miradouro do Facho

  • Coordenadas: 38.733645, -27.053776

Seguindo pela Avenida Álvaro Martins Homem, são 5 minutos de carro até ao Miradouro na serra de Santiago, ideal para uma vista privilegiada da baía e da cidade – com amplo espaço de estacionamento.

Como segundo plano tem a serra de cume que sobrancelha a cidade… À direita avista uma zona militarizada donde se guardava o combustível para os aviões militares norte americanos.

A base das lajes era um ponto muito importante na estratégia norte-americana. Os aviões chegavam e faziam o reabastecimento – muito importante na Guerra do Golfo do 1º presidente Bush contra o Iraque.

No passado, no topo da Serra de Santiago uma enorme fogueira que funcionava como farol. Hoje, há um monumento à padroeira da Praia, Imaculado Coração de Maria, erigido no fim do século XX.



Casa De Pasto Bela Vista

  • Coordenadas: 38.730571, -27.075387

Se procura um lugar para experimentar comida típica terceirense, não procure mais que a Casa de Pasto de Bela Vista (rua Vale Farto, 30) com uma decoração interessante e atendimento descontraído. Fica na periferia, 5 minutos de carro para oeste da Praia Grande.

Experimente o prato típico da terceira, alcatra de carne. O polvo guisado é excelente.

Clube Golfe Ilha Terceira

  • Coordenadas: 38.735833, -27.157584

Do restaurante está a 10 minutos do fascinante Clube Golfe da Ilha Terceira, com hortênsias, flores Azáleas e Estrelícias e 70 000 árvores criptomérias plantadas ao longo do campo de golfe da Ilha da Terceira.

O clube é dos mais populares em Portugal e a sua loja muito procurada, pois, apresenta equipamentos de golfe a preços excelentes.

Miradouro da Serra do Cume

  • Coordenadas: 38.709441, -27.112123

A 10 km da Praia, para o interior da Ilha descortina ao pé da estrada o Miradouro da Serra do Cume, de grandes vistas. Se tiver tempo, vale a pena fazer a viagem conduzindo ao longo da colina.

O ponto mais alto é de 540 metros com vista de pequenos campos cercados pelos muros de pedra, de hortênsias e do porto. Por detrás tem a visão da maior área plana nos Açores, entre a Serra do Cume e a Serra da Ribeirinha.

Miradouro do Cume

Dos pastos que vê saem cerca de 50% do leite produzido na terceira. No final do dia um camião cisterna transporta o leite para a fábrica.

Não se esqueça de experimentar a manteiga (Milhafre) amada pelos locais. Todas as ilhas têm o seu queijo, mas o queijo mais famoso açoriano é o de São Jorge.

Piscina de Porto Martins

  • Coordenadas: 38.680281, -27.055532

Apenas15 minutos de carro, para sul, e desvenda a sonolenta Porto Martins outrora coberta de vinhas. Ainda existem pequenos traços deste passado, mas é agora renovada por casas de férias. Perto do porto existe uma piscina natural e o restaurante (Buzius).

Igreja de São Sebastião

  • Coordenadas: 38.665630, -27.090574

Continuando para sudoeste, 10 minutos, chega à plácida vila São Sebastião, donde emerge a gótica Igreja São Sebastião (século XV). Erguida pelos primeiros povoadores. O interior apresenta muitas características interessantes, incluindo um teto incomum.

Império do Espírito Santo de São Sebastião
Império do Espírito Santo de São Sebastião

De frente para a igreja está o colorido Império do Espírito Santo de São Sebastião. A 500 metros, na Rua Arrebalde, surge o rústico restaurante Os Moinhos.

  • Coordenadas: 38.664695, -27.086563

Inserido num moinho de água, com excelente atendimento e típica ementa regional. Terá a oportunidade de experimentar a popular sopa do Espírito Santo, central nas Festas do Divino do Espírito Santo.

É um bom lugar para experimentar a tradicional Alcatra: combinado de carnes de várias qualidades no alguidar de barro tradicional. É regado com vinho, tradicionalmente o vinho dos biscoitos, mas agora também com o vinho de cheiro.

A Alcatra é uma derivação dum prato do centro e interior de Portugal, que era feito com as carnes de pior qualidade e o vinho enriquecia o prato.

Baía da Salga

  • Coordenadas: 38.648457, -27.097927

A 5 minutos do centro, para sul, fica a Baía da Salga, zona balnear com todos os serviços de apoio e, por perto, parque de campismo. Aqui, um monumento relembra-nos a Batalha da Salga:

Em 1581, 1 frota espanhola de 10 navios ancora na Baía – após ter bombardeado Angra. Foi dado o alarme. Porém, já cerca de 1000 soldados haviam desembarcado. Um luta feroz se segue. Sem lado vitorioso, Frei Pedro lança a ideia de conduzir toiros e gado bravo sobre os espanhóis – gado era algo que havia pouco na ilha…

Baía da Salga

Quando a enorme massa de animais acelera, com enorme estrondo, sobre os espanhóis, naturalmente recuam em grande desordem. Safam-se 50 que nadam para as embarcações. A maioria foi morta.

A Ilha Terceira e grupo central resiste enquanto o país é anexado por Filipe II de Espanha. O conde da Vila, Ciprião de Figueiredo, enviou a seguinte mensagem ao Filipe II, outrora o homem mais poderoso da Europa:

“…antes morrer livres, que em paz sujeitos. Nem eu darei aos moradores desta ilha outro conselho porque um morrer bem é viver perpetuamente… “

Miradouro Cruz do Canário

  • Coordenadas: 38.644274, -27.131706

Da Baía da Salga são 5 km até encontrar o Miradouro Cruz do Canário – passando pela vila do porto judeu. Deixe-se levar por uma atmosfera única do oceano polvilhado pelos Ilhéus das Cabras. Especificamente, no Porto Judeu, tem 2 restaurantes bons.

Um deles, com deslumbrante vista para os Ilhéus das Cabras, é o Restaurante Snack-Bar Rocha, com uma deliciosa telha de polvo acompanhado de batata doce. Termine com a Tarte Dona Amélia. Tome nota que a prioridade não é o serviço rápido.

  • Coordenadas: 38.647034, -27.122251

O outro é o movimentado, mas simpático, Boca Negra, perto da Igreja de Santo António, no Largo de Santo António. As especialidades são: alcatra de peixe, caldo de peixe ou o polvo (delicioso) – também têm alcatra de carne e vários grelhados.

  • Coordenadas: 38.647681, -27.120370

Se continuar para oeste, em 10 km (quarto de hora) chega ao centro histórico de Angra do Heroísmo.

O que Visitar Perto de Praia da Vitória