Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Príncipe Real, Estrela e São Bento

Príncipe Real, Estrela e São Bento

 

No extremo norte da Rua do Século, num agradável passeio a pé de dez minutos para acima do topo do Elevador da Glória, Rua D. Pedro V, encontra a atraente Praça do Príncipe Real – das mais belas praças da cidade, estabelecida em 1860 e rodeada pelas casas ornamentadas de antigos aristocratas – agora escritórios e outros serviços.

Praça do Príncipe Real
  • Coordenadas: 38.7163,-9.148717

Reservatório da Patriarcal

A fonte central foi construída ao longo de um reservatório coberto que forma o Reservatório da Patriarcal.

As escadas levam-o para dentro do reservatório do século XIX, onde pode admirar a água e ver as exposições temporárias por uma série de caminhos sinuosos entre colunas, muitas vezes acompanhada por música ambiente.

É uma curta caminhada ao longo da Rua Escola Politécnica, ao edifício clássico que abriga o museu de História Natural; alternativamente pode apanhar o autocarro 715 ou 758 do Cais do Sodré.

  • Coordenadas: 38.717679,-9.150807

O Museu de História Natural apresenta uma colecção de animais empalhados que traça a evolução da vida animal Ibérica, enquanto o adjacente Museu da Ciência inclui uma secção interactiva das suas exposições geológicas.

Além dos museus fica a entrada para o encantador Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, quase completamente invisível das ruas circundantes.

Exploradores portugueses introduziram muitas espécies de plantas para a Europa e estes jardins, estabelecido entre 1858 e 1878, formam um oásis de vinte mil plantas exóticas de todo o mundo – cada uma ordenadamente marcada.

  • Coordenadas: 38.718133,-9.148729