Alentejo Baixo Alentejo Serpa

Serpa

A trinta quilómetros leste de Beja (meia hora de carro pela IP8), na estrada para a Espanha, Serpa oferece as clássicas atracções alentejanas – um centro murado, castelo, ruas estreitas, casas caiadas e exuberantes jardins.

A Norte de Serpa encontra Moura, a 45 minutos de carro (pela N255 e N258), e no sul Mértola fica a uma hora de carro (pela N265) de Serpa.

Castelo de Serpa

O ponto mais alto é inevitavelmente dominado pelos restos do Castelo de Serpa, explodido pelos espanhóis, mas pode subir para desfrutar de vistas espectaculares sobre a planície ao norte e as colinas ao sul.

A partir das ameias do castelo pode acompanhar o curso do aqueduto, bem preservado, do século XI.

  • Coordenadas: 37.94475,-7.597333

Igreja de Santa Maria

Há uma pequeno museu arqueológico na fortaleza e, muito próximo, a igreja de Santa Maria do século XV, que contém um retábulo de talha intrincado, cercado por mosaicos do século XVII.

Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
  • Coordenadas: 37.944255, -7.597827

Para além destas atracções, o deleite de Serpa está em vaguear nas suas ruas calmas, pouco visitadas e que se espalham por apenas algumas centenas de metros dentro das muralhas envolventes.

A fronteira espanhola está a 37 km para leste, em Vila Verde de Ficalho. O centro de turismo de Serpa fica ao lado da Praça da República, no Largo Dom Jorge de Melo 2. Há uma abundância de alojamento, todos modestos, embora há um lugar situado dentro das muralhas.

Praça da República de Serpa
  • Coordenadas: 37.943406, -7.597624

Museu Etnográfico

As Portas em arco fornecem acesso à parte mais moderna com um Museu Etnográfico flanqueando as paredes orientais no Largo do Corro, que oferece um relato com exposições de implementações agrícolas, lagares de azeite e costumes locais.

  • Coordenadas: 37.943596, -7.595497

Para o sul, apenas um par de minutos, os jardins públicos fornecem sombra na parte mais quente do dia. Há uma abundância de estacionamento na povoação. A estação rodoviária está perto da Avenida de Paz no sudoeste da povoação, a dez minutos a pé do centro antigo.

Caso contrário, há uma concentração de alojamentos no canto sudeste das paredes, perto de São Salvador da igreja. Há também uma grande quantidade de restaurantes baratos, particularmente fora dos muros ao redor Largo São Salvador e Largo 25 de Abril.

Enquanto estiver aqui, experimente o delicioso queijo local, queijo de Serpa.

Queijo de Serpa

Há grandes celebrações na Páscoa (em honra de Nossa Senhora de Guadalupe) e um calendário cultural durante todo o ano.

O que visitar perto:

Beja

Na rota para o interior através do sul do Alentejo, Beja aparece como um oásis no meio dos campos de trigo. Com uma posição estratégica no centro das planícies...

Mértola e arredorres

Mértola fica situada no alto dum esporão acima da confluência de rios, neste caso Guadiana e Oeiras, e em altura está sempre presente as ruínas de um castelo mouro reutilizado após a conquista cristã

São Cucufate

É, um local tranquilo e rural, envolto em jardins paisagísticos de alecrim, tomilho e lavanda, onde a história de três vilas romanas separadas foram reveladas

Alvito

Uma povoação de grande encanto, e onde abunda características manuelinas. É dominado pelo castelo - agora pousada

Moura

A cidade de Moura, a 29 km norte de Serpa, é altamente agrícola na periferia, mas com o centro cheio de grandes mansões e praças bonitas