Portugal Área Metropolitana de Lisboa Península de Setúbal

Península de Setúbal

Cacilhas (Almada)

Península de Setúbal

A abordagem mais agradável para a península de Setúbal é tomar o ferry de Cais do Sodré (Lisboa) até Cacilhas (Almada).

O passeio concede uma vista maravilhosa da cidade, bem como da Ponte 25 de Abril.

Ferry e Lisboa

Da estação de autocarros de Cacilhas, fora do terminal de ferry, há serviços regulares para a Costa da Caparica, Setúbal, Sesimbra e Vila Nogueira de Azeitão.

Os restaurantes de peixe e de frutos do mar no porto em Cacilhas são uma boa razão para fazer a travessia para a península de Setúbal.

Particularmente de bom valor é o Escondidinho de Cacilhas  imediatamente à direita assim que sair do ferry. Mais agitado, e com melhores vistas, é o Cervejaria Farol.

Em direção à ponte ao longo do Cais do Ginjal encontrará dois restaurantes ribeirinhos: Atira-te ao Rio ou o Ponto Final com excelentes vistas de Lisboa.

  • Coordenadas: 38.685123,-9.157241

Fragata D. Fernando II e Glória

  • Coordenadas: 38.6866055,-9.1478271

Ao seguir para Este na Rua Ginjal em direcção ao Largo Alfredo Dinis, em cinco minutos encontra a última fragata à vela da marinha portuguesa.

Dom João VI no século XIX autorizou que fosse construída em Damão na Índia (1843), para servir a marinha e defender o país em tempo de guerra.

Na fragata é recriada o dia a dia a bordo no século XIX. Os passageiros mais distintos tinham o privilégio de usar os aposentos do comandante. A Imperatriz Amélia do Brasil terá sido a mais importante a viajar a bordo.

Elevador Panorâmico Boca do Vento

Ao regressar para a Rua do Ginjal, em cerca de 15 minutos chega ao Elevador Panorâmico Boca do Vento, um elevador moderno e elegante, na parte antiga de Almada.

Do alto há uma vista fantástica sobre o rio e da cidade de Lisboa  – e do outro lado avista o Cristo Rei. A paisagem deixa-nos sem fôlego, e descer no elevador da boca do vendo é um experiência única.

Elevador Panorâmico Boca do Vento
  • Coordenadas: 38.684342,-9.158383

Santuário Nacional de Cristo Rei

Para chegar ao Cristo Rei, pode apanhar o autocarro nº 101 de Cacilhas. Construído em 1959, o Santuário Nacional de Cristo Rei é uma versão mais pequena do Cristo Redentor do Rio Janeiro. O seu elevador transporta-o no interior da estátua para uma plataforma de observação dramática, a 80 metros acima do solo.

Num bom dia, Lisboa estende-se como um mapa vibrante, à distância encontra o telhado do palácio da Pena em Sintra.

  • Coordenadas: 38.678637,-9.171358

Forum Almada

  • Coordenadas: 38.660388, -9.176985

Se precisar de fazer compras, antes de aventurar-se pelo resto da península, o local mais completo é o Fórum Almada, maior centro comercial da margem sul da Área Metropolitana de Lisboa, com um hipermercado, inúmeras lojas da principais marcas, área de restauração e cinema.

De Cacilhas, o autocarro 102 leva-o até ao Centro Comercial (última paragem). Do Santuário Nacional de Cristo Rei de carro são cerca de 15 minutos.