Portugal Área Metropolitana de Lisboa Península de Setúbal

Península de Setúbal

Península de Setúbal

A abordagem mais agradável para a península de Setúbal é tomar o ferry de Cais de Lisboa do Sodré até Cacilhas (Almada).

O passeio concede uma vista maravilhosa da cidade, bem como da Ponte 25 de Abril.

Ferry e Lisboa

Os restaurantes de peixe e os frutos do mar no porto são uma razão tão boa quanto outra para se fazer a travessia. Particularmente de bom valor é o Escondidinho de Cacilhas  imediatamente à direita assim que sair do ferry.

Mais agitado, e com melhores vistas, é o Cervejaria Farol.

Em direção à ponte ao longo do Cais do Ginjal encontrará dois restaurantes ribeirinhos: Atira-te ao Rio ou o Ponto Final com excelentes vistas de Lisboa.

 

  • Coordenadas:38.685123,-9.157241

Também pode aproveitar para experimentar o Elevador Panorâmico Boca do Vento, um elevador moderno e elegante, que leva o até à parte antiga de Almada.

Do alto há uma vista fantástica sobre o rio e a cidade.

Elevador Panorâmico Boca do VentoCoordenadas:38.684342,-9.158383

De igual modo o jardim envolvente ao castelo de Almada oferece uma vista privilegiada sobre o Rio Tejo e Lisboa. Do outro lado é visível o Cristo Rei.

  • Coordenadas:38.683977,-9.156653

Para chegar ao Cristo Rei, pode apanhar o autocarro nº 101 de Cacilhas.

Construído em 1959, esta versão relativamente modesta do Rio Janeiro tem um elevador que o transporta até ao interior da estátua para uma plataforma de observação dramática, 80 metros acima do solo.

Num bom dia, Lisboa estende-se como um mapa, à distância encontra o telhado brilhante do palácio da Pena em Sintra.

 

  • Coordenadas:38.678637,-9.171358

Da estação de autocarros de Cacilhas, fora do terminal de ferry, há serviços regulares para a Costa da Caparica, Setúbal, Sesimbra e Vila Nogueira de Azeitão.

Costa da Caparica

Costa da CaparicaCoordenadas:38.629938,-9.228494

Autocarros de Cacilhas ou a partir de Lisboa chegam à  praia da Caparica, no extremo norte da Costa da Caparica, a principal estância balnear de Lisboa.

Com uma atmosfera familiar, várias praias,  recheada de restaurantes e cafés à beira-mar Costa da Caparica torna-se um agradável dia de praia.

Praia da Mata
  • Coordenadas:38.6234831,-9.2240308

 

 

Praia da Riviera
  • Coordenadas:38.6201052,-9.2212599

 

 

Praia do Castelo
  • Coordenadas:38.6131907,-9.2168229

 

 

Praia da cabana do pescador
  • Coordenadas:38.6096128,-9.2143792

 

Praia da Princesa
  • Coordenadas:38.6075158,-9.2125768

 

 

 

 

Praia da Sereia
  • Coordenadas:38.6014302,-9.2099829

 

Praia da Bela Vista
  • Coordenadas:38.5962142,-9.2081363

Em todas as praias a água é de boa qualidade, embora tenha cuidado que a corrente pode ser perigosa.

O comboio turístico corre ao longo dos 8 km ou mais de praias até à praia da Fonte da Telha.

Fonte da Telha – Coordenadas:38.571119,-9.1959

No Verão, os autocarros param no parque de autocarros perto do início das areias. No inverno, usam a estação na Praça Padre Manuel Bernardes.

Há um número crescente de hotéis e pensões e alojamentos em Caparica, embora  são relativamente caros e lotados no verão.

Há também uma série de parques de campismo, lotados no verão. Sua melhor aposta é também a mais central, a Orbitur (www.orbitur.pt), Completo com café e campos de ténis – é um dos poucos onde a adesão ao Camping Club não é necessária.

Setúbal

Setúbal

Cerca de 50 km ao sul de Lisboa, Setúbal é o terceiro porto de Portugal e um importante centro industrial.

Se está indo para o sul, vale a pena parar para olhar para a notável Igreja de Jesus e apreciar a vista do Castelo de São Filipe.

O maior monumento de Setúbal é a Igreja de Jesus desenhada por Diogo Boitaca e, possivelmente, o primeiro de todos os edifícios manuelinos.

Essencialmente uma estrutura gótica, com uma enorme porta, flamboiante, e o seu interior foi transformado por Boitaca, que introduziu pilares fantasticamente retorcidos.

As superfícies de granito bruto dos pilares contrastam com a delicadeza dos azulejos azuis e brancos em torno do altar, que foram adicionados no século XVII.

 

  • Coordenadas:38.525951,-8.894801

O Convento adjacente de Jesus agora forma o Museu de Setúbal contendo tesouros da igreja e da cidade.

O Forte de São Felipe, sinalizado para fora da extremidade ocidental da Avenida Luisa Todi, fica a meia hora de caminhada.

Construído sob as ordens do rei espanhol Felipe II em 1590, é uma grande estrutura, que abriga uma capela forrada de azulejos e protegida por paredes escarpadas de altura avassaladora.

 

  • Coordenadas:38.517673,-8.909381

Reza a lenda que uma série de túneis secretos liga o castelo com a costa.

Parte do castelo é agora uma pousada, mas as muralhas e bar estão abertos para não-hóspedes e há soberbas vistas sobre a foz do estuário do Sado e a península de Tróia.

O resto da cidade tem pouco para detê-lo, embora as ruas comerciais pedonais em torno Rua A. Castelões são bonitas.

No Largo do Corpo Santo, pode visitar a Casa do Corpo Santo construída em 1714 como parte do palácio da família Cabedo e mais tarde usado como fraternidade do pescador.

O piso superior tem um tecto pintado, barroco, capela e paredes adornadas em azulejos excelentes que mostram cenas de São Pedro, padroeiro dos pescadores.

 

  • Coordenadas:38.524682,-8.887862

No Museu de Arqueologia, Avenida Luísa Todi 162 encontra achados esparsos da idade romana da cidade em conjunto com alguns barcos e artesanato local.

O centro regional de turismo nas proximidades mantém as bases de uma fábrica romana de conservação dos peixes debaixo do seu piso de vidro.

 

  • Coordenadas:38.523144,-8.889026

A dez a quinze minutos a pé a leste ao longo da Rua Arronches Junqueiro encontra o Museu Michel Giacometti no Largo Defensores da República um museu de técnicas agrícolas e comerciais recolhidas por um etnólogo corso.

 

  • Coordenadas:38.523203,-8.886446

Tróia

As praias populares são alcançáveis por ferry e encontram-se na Península de Tróia, uma grande língua de areia no estuário do Sado.

A península foi colonizada pelos fenícios e, posteriormente, pelos romanos, cuja cidade de Cetóbriga parece ter sido destruída por uma onda no quinto século.

Há alguns restos desconexos, incluindo tanques de salga de peixe, na costa terrestre.

Originalmente um deserto de areia e flores silvestres, Tróia devia ter sido magnífico, agora é um resort bem desenvolvido com o seu próprio campo de golfe e casino.

Os ferry partem diariamente do Setúbal; espere longas filas de carros no verão.

Ferry entre Setúbal e Tróia
Ferry entre Setúbal e Tróia – Coordenadas da Estação de Ferry:38.520657,-8.889303

Palmela

Castelo de Palmela – Coordenadas:38.566111,-8.901111

A pequena Palmela, 10 km de a norte de Setubal, vale uma visita rápida para as vistas do seu castelo medieval, que num dia claro avista Lisboa.

O maior evento anual da cidade: a Festa das Vindimas em setembro, comemora o primeiro dia de vindima do ano, com procissões, fogos de artifício, uva-pisada e corrida de touros.

Uma vez a sede da Ordem de Santiago, o convento no castelo foi restaurado e ampliado numa pousada, (www.pousadas.pt).

Recentemente renovado, é um lugar fabuloso para ficar, incorporando os claustros originais da concepção e proporcionando uma vista panorâmica de todos os pontos.

O castelo também incorpora uma fileira de lojas de artesanato que vendem queijo e os vinhos locais de boa classificação, além de um café e museu que abriga uma pequena coleção de restos arqueológicos que remontam ao tempo dos mouros.

Parque Natural da Arrábida

Entre Setúbal e Sesimbra encontra-se o Parque Natural da Arrábida, cuja principal característica é o cume de granito de 500 metros – a Serra da Arrábida, lar de texugos, doninhas, abutres e águias de Bonelli.

Os pilares trançados de Setúbal da Igreja de Jesus foram escavados a partir daqui. Se quiser explorar a área a pé, guias estão disponíveis a partir do escritório principal do parque em Setúbal.

Arranjar transportes públicos é complicado.

No verão, a estrada costeira é servida por três autocarros diários de Setúbal. Caso contrário, só pode obter o autocarro de Setúbal a Sesimbra que corre pela estrada principal, bem afastado da costa.

Este serviço passa pela cidade de Vila Nogueira de Azeitão, onde o principal destaque é as abóbadas de vinho José Maria da Fonseca e o museu, Rua José Augusto Coelho (www.jmf.pt).

Um passeio das abóbadas, dura 45 minutos, inclui uma degustação gratuita e fornece uma introdução interessante do local Moscatel de Setúbal.

Há um parque de campismo bem equipado, Picheleiros, fora da cidade, completo com mini-mercado, um café e um parque infantil.

Condutores devem tomar a N379-1 de Azeitão ao Convento da Arrábida. Propriedade da Fundação Oriente, o convento foi construído por monges franciscanos no século XVI.

Edifícios brancos do convento sob uma encosta íngreme, oferece vistas espectaculares sobre o oceano.

Convento de Nossa Senhora da Arrábida – Coordenadas:38.474172,-8.996075

Cerca de quatro quilómetros a sul do convento, atinge a vila minúscula Portinho da Arrábida, que tem uma das melhores praias da costa.

O porto é guardado por um pequeno forte do século XVII, que hoje abriga o Museu Oceanográfico exibindo animais marinhos da região.

O Galeão  à beira-mar, serve uma boa variedade de peixe de Setúbal, o estuário do Sado e Tróia. Este é o centro de uma área produtora de vinho de peixe com preços moderados e frutos do mar.

Os mergulhadores certificados podem alugar equipamentos do  Centro de Mergulho; as águas são das mais claras de toda a costa portuguesa.

 

  • Coordenadas:38.479966,-8.978807

Alguns 2 km ao longo da costa em direção Setúbal chega a Galapos, um belo trecho de areia com cafés de praia.

Praia de Galápagos – Coordenadas:38.484509,-8.963942

Mais perto de Setúbal – e, correspondentemente, mais cheio – é a ampla praia da Figueirinha, com o grande Restaurante Bar Mar – E a pequena Praia de Albarquel, com o seu café à beira-mar e uma discoteca.

Para além da praia, pela estrada principal, Outão é um parque de campismo entre as árvores.

Praia da figueirinha – Coordenadas:38.484367,-8.94433

 

Praia de albarquel – Coordenadas:38.510908,-8.915555

Sesimbra

Sesimbra

Se acordar cedo o suficiente em Sesimbra vai assistir a pescadores consertando as redes na praia da cidade, mas hoje em dia Sesimbra é sobretudo um resort de praia.

Sesimbra foi um importante porto durante a época dos descobrimentos portugueses. Dom Manuel viveu aqui por um tempo, e a Fortaleza de Santiago, foi construída no século XVII como uma parte importante de defesa costeira de Portugal.

No século XVIII, os monarcas portugueses usaram o forte como um refúgio à beira-mar, embora hoje serve como uma estação de polícia e prisão.

Fortaleza de Santiago – Coordenadas:38.442893,-9.101117

A cidade é em grande parte um dia de viagem e destino de segunda residência para os residentes de Lisboa.

Embora extremamente ocupado no verão, ainda é um local admirável, com uma excelente praia de comprimento e uma linha de cafés e restaurantes ao longo da estrada da praia.

Praia do Ouro – Sesimbra

À noite, as famílias lotam a linha de restaurantes a leste do forte, ao longo da Avenida 25 de Abril, e em volta do pequeno Largo dos Bombaldes, com o seu labirinto de ruelas.

Largo de Bombaldes

Um Castelo Mouro fica no topo de Sesimbra, é uma curta subida a partir do centro. Dentro das muralhas estão uma igreja do século XVIII, um café e um cemitério, e um panorama deslumbrante do lado circundante e litoral.

Castelo de Sesimbra – Coordenadas:38.452678,-9.106925

É também uma agradável caminhada do centro ao longo da Avenida dos Náufragos para o porto de pesca original, Porto de Abrigo, com os seus barcos pintados, leilões de peixe, e bancas que vendem uma excelente variedade de marisco.

Vários passeios de barco operam fora do porto. De Junho a Setembro, geralmente diário, o Clube Naval (www.naval-sesimbra.pt) oferece cruzeiros num barco à vela tradicional.

Vindo de Lisboa no verão, é muito mais rápido tomar o ferry para Cacilhas e apanhar um autocarro, uma vez que a principal ponte rodoviária está muitas vezes atolada com tráfego.

Em Sesimbra, a estação de autocarro, a meio caminho Avenida da Liberdade, fica a cinco minutos do mar.

Para chegar a uma das mais bonitas de Sesimbra, mais selvagem, siga em direcção ao Clube Naval, junto ao pontão.

Vão encontrar do lado direito um caminho de terra batida. A praia Ribeira do Cavalo no que falta em termos de instalações de apoio balnear lhe compensa em termos de beleza natural.

 

Coordenadas:38.432866,-9.129454

Já costa ocidental de Sesimbra, a praia do Meco foi redescoberta em meados da década de 70 por hippies, mas hoje em dia a extensa praia  já apresenta um bar e restaurante logo na entrada e vários parques de estacionamento.

Encontra-se legalizada para naturismo, o que seguramente a popularizou como destino turístico.

 

  • Coordenadas: 38.4886359,-9.1855783

A cerca de 20 minutos para norte,  pela N377, chega à praia da lagoa de albufeira, uma praia calma, muito frequentada no verão, especialmente pelos utentes do parque de campismo. Fora da época balnear é conhecida pela prática de kitesurf na Lagoa.

  • Coordenadas:38.507239,-9.18255

Também pode estar interessado em:

COMPARTILHAR