Portugal Madeira Caniço e Sudeste da Madeira

Caniço e Sudeste da Madeira

Ligado pela estrada da costa-sul, inaugurada em 2000, o sudeste da Madeira tem dois resorts modernos em Garajau.

Caniço de Baixo e no pequeno tradicional concelho de Santa Cruz, o mais recente resort  graças a uma excelente praia e a um movimentado mercado.

Machico, a segunda cidade da Madeira, situada à volta de um seixo e praia, é um dos lugares mais históricos e agradáveis, repleta de cafés e restaurantes animados. Nas colinas, a tranquila aldeia de Camacha, longe da costa, é famosa pelo comércio de vimes.

 

Garajau

Garajau
Garajau
  • Coordenadas:32.639612,-16.854282

No cimo de um promontório rochoso, Garajau é pouco mais que uma faixa de cafés modernos, restaurantes, lojas e um hotel de gigante.

A vila recebe o seu nome a partir dos garajaus – andorinhas – que nidificam nas falésias, e só a sua vista sob penhascos merece uma visita.

A partir da faixa principal, vira para a direita e encontra uma intocada estátua de Cristo – versão em miniatura das que estão no Rio e Lisboa – mais impressionante por sua localização do que por mérito artístico.

Erguido em 1927 numa encosta rochosa, oferece belas vistas do Funchal. Há também mesas de piquenique no caminho, cercado por cactos e lagartos.

 

Caniço de Baixo

Caniço de Baixo
Caniço de Baixo

A estância de Caniço de Baixo, a 2 km abaixo da parte antiga de Caniço, é composta por uma série de vilas modernas e complexos hoteleiros sobre uma falésia.

A sua extremidade ocidental é a mais atraente, com uma série de edifícios baixos situado entre vegetação e jardins exuberantes.  O resort é uma espécie de enclave alemão, com expatriados alemães.

As águas cristalinas da costa são parte da Reserva Natural do Garajau, uma reserva marinha que se estende a partir da linha da maré alta a uma profundidade de 50 metros.

O melhor lugar para nadar é no Lido Galomar que se atinge por elevador, a poucos passos do posto de turismo. Aqui, uma série de terraços de pedra e cimento levam- o a uma piscina de água salgada e algumas escadas que  para  descer para o mar azul.

Praia dos Reis Magos

Praia dos Reis Magos
Praia dos Reis Magos
  • Coordenadas:32.647614,-16.824123

A leste do Lido Galomar, um passeio marítimo atraente se estende por cerca de 1 km passado um aglomerado de hotéis modernos.

Descendo a colina até a Praia dos Reis Magos, encontra um porto de pesca tradicional, com uma praia rochosa e um cais;  pode nadar e as condições são tão boas como no Lido.

A praia tem uma sensação mais local do que no resto do Caniço de Baixo, no entanto, pode fica lotada no verão.

 

Caniço

Situada numa colina, a 10 km a leste do Funchal, Caniço é uma parada agradável e abastecida com restaurantes. Originalmente a sua riqueza proveu da sua posição geográfica, entre 2 capitanias da Madeira, e foi um importante centro agrícola.

Hoje a característica mais notável da cidade é a sua igreja barroca, que domina um dos lados da praça central, o Largo Padre Lomelino. Logo a sul encontra os sumptuosos jardins botânicos da Quinta Splendida.

Quinta Splendida

 

Camacha

Camacha
Camacha
  • Coordenadas:32.68034,-16.855455

Numa colina e no coração de plantações de salgueiro, a 14 km do Funchal, Camacha é o centro da indústria de vime e lar de um dos maiores centros de artesanato da ilha.

O centro da vila é dominado pelo Largo da Achada. Diz-se que Harry Hinton, que adquiriu as Ilhas Desertas, trouxe uma bola de futebol duma viagem à Inglaterra, o que originou o primeiro jogo de futebol em Portugal.

De um lado da praça, por um parque infantil, num sinal lê-se “Aqui se jogou futebol Pela Primeira vez em Portugal 1875 Camacha” No lado sul do Largo do Achada, este é dominado pelo edifício branco, O Relógio, que se tornou o centro turístico.

O edifício já foi a casa da família dum comerciante britânico e foi nomeado Relógio após ter sido trazido para a Madeira duma igreja paroquial de Woolton perto de Liverpool –  por Grabham em 1896.

 

Santa Cruz

Santa Cruz
Santa Cruz
  • Coordenadas:32.702965,-16.785294

Apesar da sua proximidade com a auto-estrada e aeroporto, Santa Cruz é um lugar atraente. A  Igreja de Santa Cruz, uma das igrejas mais antigas e mais bem preservadas na Madeira, com alguns toques de estilo Manuelino do século XVI.

A parte beira-mar oriental de Santa Cruz é ocupada por Praia das Palmeiras. Há uma piscina de água salgada e uma piscina para crianças  – de frente para o cais da cidade, onde também pode alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras.

A leste tem uma ribanceira e atraentes jardins públicos, com mesas de piquenique e belas vistas panorâmicas em direção às Ilhas Desertas. Junto à Rua da Praia,  também vai encontrar o pequeno mercado coberto, um dos melhores para peixes.

Aqua Parque

Aqua Parque
Aqua Parque
  • Coordenadas:32.68392,-16.797174

Apenas a oeste de Santa Cruz, assinalado fora da estrada principal, encontra um parque aquático novo, completo com escorregas e piscinas.

 

O aeroporto da Madeira

Embora não lhe possa parecer uma atração ímpar, o aeroporto da Madeira é algo especial. Inaugurado em 1964, conhecido como “porta-aviões” devido à sua pista curta foi considerado um dos mais perigosos do mundo para pousar.

Uma extensão foi aberta em 2000 e, agora, quase todos os tipos de aviões podem pousar na espaçosa pista – a estrada da costa passa sob esta extensão.

Aterrar ainda é uma grande experiência, e em certas determinadas condições meteorológicas aviões são desviados para Porto Santo e, raramente, para as Canárias.

Machico

Machico
Machico
  • Coordenadas:32.728767,-16.792162

Machico, fica apenas a 10 minutos (de carro) para leste do aeroporto numa bela baía natural, rodeado por íngremes encostas e com uma praia rochosa. A sua atmosfera descontraída torna-a uma excelente base para férias, ou pelo menos para uma noite.

A norte da praça encontra a Igreja Matriz, do século XV, construída sob as ordens da esposa de Tristão Vaz Teixeira. A sua característica mais marcante é a porta Manuelina graciosamente arqueada, com três pequenas colunas de mármore.

A leste do estreito da Ribeira do Machico tem uma área de casas de pescadores conhecida como Banda d’Além, no Largo do Senhor dos Milagres, uma praça tranquila. No lado sul da praça está a  caiada Capela dos Milagres, construída em 1815.

À beira-mar da praia de Machico, palmeiras e cafés, são o foco da cidade no verão. Na maré baixa, o mar se retira para revelar uma estreita faixa de areia, sobre o qual todos descem para evitar andar sobre as grandes pedras.

A Leste da praia fica o Forte de Nossa Senhora do Amparo, um baixo, forte de cor amarela construído em 1706 para proteger a cidade contra ataques piratas, uma ameaça permanente para a população. Hoje em dia o forte abriga o posto de turismo.

Forte de Nossa Senhora do Amparo

A estrada termina no Forte de São João Baptista, erguido em 1708. Logo abaixo do forte, marca-se o ponto em que o primeiro conjunto de pés portugueses chegaram à Madeira: onde Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco desembarcaram a 2 de julho de 1419.

Pico do Facho

Miradouro Pico do Facho
Miradouro Pico do Facho
  • Coordenadas:32.730521,-16.763111

O lado oriental da Baía de Machico é dominado pelo Pico do Facho, um pico de 320 metros de altura com o nome da utilização para alertar os moradores de piratas durante os primeiros tempos coloniais.

A tradição é relembrada no último domingo de agosto, quando uma grande fogueira é acesa aqui para celebrar a Festa do Santíssimo Sacramento.

Com um carro,  pode chegar ao topo,  cerca de 2 km pela estrada velha no sentido Caniçal, virando à direita, 200 metros depois do Restaurante Típico O Túnel (se chegar passar pelo túnel já foi longe demais), para a estrada assinalada “Pico do Facho”.