Algarve A Leste de Faro Tavira e arredores

Tavira e arredores

Tavira é uma das mais belas cidades do Algarve e uma aposta vencedora se procura uma base tranquila com uma bela praia, na Ilha de Tavira

Booking.com

Tavira é uma das mais belas cidades do Algarve e uma aposta vencedora se procura uma base tranquila com uma bela praia, na Ilha de Tavira, que fica a uma curta distância da cidade.

A partir das arcadas da Praça da República, com o seu pequeno moderno anfiteatro junto ao rio, é uma curta subida para a área velha.Em frente está a Igreja da Misericórdia com a entrada de pedra esculpida (1551) que descreve uma série de sereias, anjos e santos.

Dentro há um interior impressionante mostrando cenas da vida de Cristo, abaixo de um teto abobadado de madeira, mas, infelizmente, a igreja está quase sempre trancada.

Ao virar à esquerda e num par de cem metros encontra as ruínas do Castelo escondida com os jardins paisagísticos, no centro da cidade.

Das paredes pode olhar para baixo para os telhados de terracota e numerosas torres de igrejas da cidade.

Ao lado do castelo, a caiada igreja Santa Maria do Castelo está aberta diariamente, e contém o túmulo de Paio Peres Correia – reconquistou grande parte do Algarve aos mouros, incluindo Tavira em 1242. A igreja substitui o local da antiga mesquita.

Logo abaixo, na Calçada da Galeria, a Galeria Palácio é um palácio do século XVI,  agora o museu municipal de Tavira.

Fundada há 400 anos Antes de Cristo, Tavira era uma importante porta de comércio com o Norte de África até ao terramoto de 1755. Para um passeio, com as suas vistas tranquilas e jardins com palmeiras, a frente ribeirinha é a melhor parte de Tavira.

Não há pontos turísticos, embora as velhas ruas escondem muitos dos melhores restaurantes da cidade.

Ao sul do rio, o edifício de mercado da zona antiga, Mercado da Ribeira, tornou-se um “centro cultural” – na verdade pequenas lojas e cafés à beira-mar. A velha parede de mercado é utilizada para exposições temporárias.

Também encontra o mercado de peixes e os barcos de pesca – onde a maioria dos restaurantes de peixe estão. No verão, a partir daqui pode apanhar ferries directos para a Ilha da Tavira.

Ilha de Tavira

A praia é enorme. No Verão, pode apanhar ferries direto da frente ribeirinha da cidade, ou pode chegar por barco a partir do pontão em Quatro Águas, 2 km para leste da cidade. Há um amontoado de cafés e restaurantes ao lado do terminal de ferry.

  • Coordenadas:37.116245,-7.62886

Os ferries levam cerca de cinco minutos para chegar à ilha. No Verão, saem a cada quinze minutos ou mais, muitas vezes até mais tarde do que 9 horas da tarde; noutras vezes cerca cerca de hora em hora.

Alternativamente, aquataxis a partir das Quatro Águas fazem o percurso.

Na Ilha de Tavira, pelo o caminho principal da ilha a partir do pontão passa por um pequeno povoado de moradias para a praia, onde há guarda-sóis para alugar, e meia dúzia de bares-restaurantes.

Só tem que andar quinze minutos ou mais para se afastar das multidões e ter o lugar só para si. Como alternativa, pode optar por um caminho a partir da paragem de ferry em direção a oeste, paralela à costa, onde há mesas de piquenique espalhadas sob pinheiros.

O parque é cerca de um minuto a pé das areias com um mini-mercado bem abastecido. O Pavilhão da Ilha é o melhor lugar na ilha para uma refeição completa, com peixes e grelhados e uma área de bar animado.

Santa Luzia, Pedras d’el Rei e Barril

Ao longo da estrada costeira de Tavira, autocarros de segunda a sexta percorrem 3 km a oeste da vila piscatória de Santa Luzia, que se apresenta como “Capital do Polvo”.

É uma vila de pescadores com um número de restaurantes de peixe e frutos do mar  em torno do cais e do pequeno porto de pesca.

  • Coordenadas:37.100611,-7.6605

Tendo admirado as armadilhas para o polvo no cais, e os edifícios caiados de branco, a maioria das pessoas aproveita para se deliciar com uma refeição descontraída.

Boa aposta é Capelo com um interior forrado de azulejo e um espaçoso terraço ao ar livre. Também pode fazer passeios de barco próximo do cais.

Pedras d’el Rei

Um quilómetro para oeste , a 4 km de Tavira, Pedras d’el Rei é servido por seis autocarros diários da estação rodoviária de Tavira.

Este é um complexo de férias que oferece acesso a outro trecho da Ilha da Tavira  – em Barril. Os apartamentos e moradias aqui (www.pedrasdelrei.com).

  • Coordenadas:37.094667,-7.677361

Há uma área de relvado central, focada numa piscina exterior e dominada por um café, bar e restaurante.

As instalações incluem parque infantil, clube infantil, aviário e uma loja bem abastecida, e os moradores têm passe livre para o comboios para a praia.

Na praia, casas atraentes de antigos pescadores foram transformadas num aglomerado relativamente caro de cafés e restaurantes; Há também uma pequena loja, chuveiros e banheiros.

 

Cabanas de Tavira

A 6 Km a leste de Tavira – além do campo de golfe de Benamor, Cabanas é composta por um núcleo de ruas de casas bonitas de pescadores, juntamente com uma linha de lojas, cafés de frente para a foz do pitoresco rio, ladeado por árvores de mimosa.

Hoje em dia a sua economia é, em grande parte, impulsionada pelo turismo graças às areias gloriosas na Praia de Cabanas sobre o estuário e as ruínas de um antiga fortaleza, para  leste da cidade.

Ferries para a praia partem de um pequeno cais na borda oriental da cidade.

  • Coordenadas:37.135361,-7.600083

Ao atravessar as dunas se depara com milhas de areia, além de um par de cafés sazonal da praia. As opções de acomodação são limitadas principalmente para apartamentos e moradias.

Pastelaria Jerónimo, em frente ao cais de ferry, aluga apartamentos decentes, com varandas viradas para o mar.

Na estrada principal para a cidade, Pedras da Rainha tem apartamentos e moradias com campos de ténis e uma grande piscina.

Cafés, bares e restaurantes estão espalhados ao longo da frente ribeirinha.

COMPARTILHAR