Algarve A Leste de Faro Tavira e arredores

Tavira e arredores

Tavira é uma das mais belas cidades do Algarve e uma aposta vencedora se procura uma base tranquila com uma bela praia, na Ilha de Tavira

Castelo de Tavira

  • Coordenadas: 37.125218, -7.651326

Ao virar à esquerda e num par de metros encontra as ruínas do Castelo de Tavira escondido com os jardins paisagísticos, no centro da cidade. Das paredes pode olhar para os telhados terracota e numerosas torres de igrejas da cidade.

Durante um período de tréguas entre Mouros e Cristãos, sete cavaleiros foram caçar perto de Tavira  – e acabam mortos pelos Mouros. Este acontecimento não foi visto, de todo, com bons olhos…

Um dos cavaleiros mortos era Comendador da Ordem Militar de Santiago de Castela. Dom Paio Peres Correia que era Mestre da Ordem de Santiago em Portugal ( a sede era em Alcácer do Sal) considera as tréguas desrespeitadas.

Como represália ataca com sucesso Tavira em Junho de 1239. Já antes tinha conquistado várias terras no Alentejo como Beja até Ayamonte (Espanha). O Rei Dom Sancho II doa os novos domínios de Tavira à Ordem de Santiago.

Mais tarde Dom Paio Peres Correia é eleito Grão Mestre da Ordem de Santiago com sede geral em Castela – donde se distingue na conquista de Sevilha. Voltará a Portugal para ajudar o novo Rei português, Dom Afonso III, a tomar a cidade de Faro e Silves.

Azulejos representando Paio Peres Correia no Mosteiro de Tentudia – Badajoz, Espanha

As muralhas de Tavira remontam ao império Almorávida, do século XI, sendo fortificado no Califado Almóada (século XII) e mais tarde pelos Reis cristãos após a sua conquista – nomeadamente o Rei Dom Dinis, no século XIV, ergue a Torre da Menagem.

 

Igreja Santa Maria do Castelo

  • Coordenadas: 37.125462, -7.651800

Ao lado do castelo, a caiada igreja Santa Maria do Castelo, de distinto gótico portal do século XIII  – foi erguida por patrocínio da Ordem de Santiago e de Dom Paio Peres Correia  – no local da antiga mesquita. A igreja está aberta diariamente.

Diz-se que os restos de Dom Paio Peres Correia aqui repousa, assim como os sete cavaleiros – junto ao altar mor.

Camera Obscura

Num dos Lados da Igreja Santa Maria do Castelo, fica a Camera Obscura, no interior da Torre da Tavira, que quando se apagam as luzes se projectam uma imagem ao vivo da cidade de Tavira, acompanhada por breves explicações históricas da cidade.

Pousada do Convento da Graça

De frente para a Camera Obscura, fica a fantástica Pousada do Convento da Graça, com um belo jardim e piscina. Mas antes de ser uma pousada, era um Convento, do século XVI, da Ordem de Santo Agostinho, com um belo claustro.

Quando andaram a fazer as obras para a Pousada encontraram os restos duma povoação moura do XVII. Foi criada uma solução de deixar à vista este achado arqueológico – Núcleo Arqueológico do Bairro Almóada

Núcleo Arqueológico do Bairro Almóada

Museu de Tavira – Palácio da Galeria

  • Coordenadas: 37.125985, -7.651405

Logo abaixo, na Calçada da Galeria, a Galeria Palácio é um palácio do século XVI,  agora o Museu Municipal de Tavira, que aborda toda a história da região de Tavira, desde a época Fenícia, que nas suas longas navegações tocaram em Portugal.