Algarve A Leste de Faro Tavira e arredores

Tavira e arredores

Tavira é uma das mais belas cidades do Algarve e uma aposta vencedora se procura uma base tranquila com uma bela praia, na Ilha de Tavira

Santa Luzia

  • Coordenadas: 37.100611,-7.6605

Ao longo da estrada costeira de Tavira, autocarros de segunda a sexta percorrem 3 km, para oeste, até à vila piscatória de Santa Luzia, que se apresenta como “Capital do Polvo”.

É uma vila de pescadores com restaurantes de peixe e frutos do mar em torno do cais e do pequeno porto de pesca. Tendo admirado as armadilhas para o polvo no cais, a maioria das pessoas aproveita para se deliciar com uma refeição descontraída.

Boa aposta é Capelo com um interior forrado de azulejo e um espaçoso terraço ao ar livre. Também pode fazer passeios de barco próximo do cais.

 

Pedras d’el Rei e Praia do Barril

  • Coordenadas: 37.094667,-7.677361

Um quilómetro para oeste de Santa Luzia, cerca de 4 km de Tavira pela N125, Pedras d’el Rei é servido por seis autocarros diários da estação rodoviária de Tavira – um complexo de férias, de apartamentos e moradias (www.pedrasdelrei.com).

As instalações incluem parque infantil, e uma loja bem abastecida, e passe livre para o comboios que oferece acesso a outro trecho da Ilha da Tavira  – a vasta Praia do Barril.

Na praia, casas dos antigos pescadores foram transformadas em cafés,  restaurantes com uma pequena loja, chuveiros e banheiros.

 

Cabanas de Tavira

  • Coordenadas: 37.135361,-7.600083

Na direcção oposta,  6 Km para Este de Tavira pela N125 – além do campo de Benamor Golf, Cabanas de Tavira é composta por um núcleo de ruas de casas bonitas de pescadores, juntamente com uma linha de lojas, cafés de frente para a foz do pitoresco rio, ladeado por árvores de mimosa.

Hoje em dia a sua economia é, em grande parte, impulsionada pelo turismo graças às areias gloriosas na Praia de Cabanas sobre o estuário e as ruínas de um antiga fortaleza, para  leste da cidade.

Ferries partem para a Praia de Cabanas de um pequeno cais na borda oriental da povoação.

Ao atravessar as dunas se depara com milhas de areia, além de um par de cafés sazonal da praia. Pastelaria Jerónimo, em frente ao cais de ferry, aluga apartamentos decentes, com varandas viradas para o mar.

Na estrada principal, Pedras da Rainha tem apartamentos e moradias com campos de ténis e uma grande piscina.