Alentejo Alentejo Central Viana do Alentejo

Viana do Alentejo

De Évora a Viana do Alentejo, são apenas vinte minutos de carro pela N254. Não há transporte público ao longo deste percurso – pelo menos, nenhum que faça sentido para saltar fora para dar uma rápida olhadela nos arredores.

Portanto, vai precisar de um carro.

Castelo de Viana do Alentejo

Viana do Alentejo é um típica povoação do sul alentejano – que preserva um Castelo, de influência mudéjar e manuelina.

As paredes foram construídas sobre um plano pentagonal, por D. Dinis em 1313, e o conjunto interior de edifícios foi ampliado sob D. João II e D. Manuel I no final do século XV.

  • Coordenadas: 38.331943, -8.001900

A este último período pertencem uma sequência de ameias elaboradas, e a bela igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciação que tem uma porta soberbamente esculpida.

Santuário de Nossa Senhora D’Aires

No arredores da povoação, cerca de 8 minutos de carro pela N384 ou 257 encontra o Santuário de Nossa Senhora D’Aires do século XVIII, de autoria do padre João Baptista – um templo duma escala impressionante para a actual vila, encomendado por uma confraria local, a confraria de Nossa Senhora D’Aires, em consequência duma promessa atendida.

Tem uma das principais colecções de ex-votos do país, são milhares de peças por graças concedidas ou pedidas desde o século XVIII até aos nossos dias, mas com especial ênfase durante a Guerra Colonial entre 1961 e 1974.

  • Coordenadas: 38.340783, -7.985705

O que visitar perto:

Évora

Évora é uma das cidades mais impressionantes e agradáveis em Portugal, recheada de monumentos memoráveis sob protecção da UNESCO. Com um templo romano, ruas mouriscas, um circuito de muralhas medievais e um grandioso conjunto de mansões do século XVI.

Reguengos de Monsaraz

A pequena povoação de Reguengos de Monsaraz, a cerca de 40 quilómetros a partir de Évora ou Estremoz, é conhecida pelos excelentes vinhos locais, e poderá visitar as adegas fora da cidade

Estremoz

Estremoz é certamente a melhor base para explorar esta região de mármore, por causa do número e qualidade de alojamentos e restaurantes. O palácio de Dom Dinis é agora uma pousada

Montemor-O-Novo

Vale a pena exporar a parte velha, encimada por um castelo onde Vasco da Gama finalizou os seus planos para o caminho marítimo para a Índia

Vila Viçosa

É uma povoação bonita, dominada inteiramente pelo palácio - e pelos autocarros de turistas que descem sobre o palácio para uma visita rápida. É realmente um lugar agradável para passar a noite