Algarve A Leste de Faro Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António

A cidade fronteiriça e do porto de Vila Real de Santo António é das cidades mais interessante, em termos arquitectónicos, do Algarve.

Destruída na sequência do terramoto de 1755, foi reconstruída num plano de rede pelo Marquês de Pombal, usando os mesmos planos que havia usado na Baixa de Lisboa. Notavelmente, todo o projecto levou cinco meses.

A rede central, construída por Marquês de Pombal irradia a partir da praça que leva seu nome, rodeada por laranjeiras e edifícios brancos, alguns dos quais agradáveis cafés ao ar livre.

No lado norte da praça fica a Rua Teófilo Braga, a rua principal pedonal que o leva para o interior da frente ribeirinha da Avenida da República.

O antigo edifício do mercado foi renascido como o Centro Cultural António Aleixo, um espaço inovador que homenageia o poeta que nasceu em Vila Real de Santo António, e que é utilizado para exposições temporárias, e, ocasionalmente, até filmes.

  • Coordenadas:37.194559,-7.416558

As ruas circundantes têm um certo charme discreto, e os jardins ribeirinhas oferecem belas vistas em todo o toque de branco, de Ayamonte (Espanha).

A cidade costumava ser o principal ponto de passagem para Espanha e do terminal de ferry que tem uma entrada em arco grande.

Mas a sua importância tem diminuído desde a abertura duma ponte rodoviária sobre o Rio Guadiana, 4 km para norte, mas vale bem a pena dar um passeio de barco até ao rio.

Ferry para Ayamonte
Ferry para Ayamonte

Vila Real é o terminal ferroviário do Algarve do leste. Se deseja pernoitar aqui, o Hotel Guadiana na Avenida da República, com vista para os jardins e rio (pequeno-almoço incluído), é um Monumento Nacional com uma fina fachada Art Deco.

Hotel Guadiana
Hotel Guadiana
  • Coordenadas:37.195503,-7.414824

Meia-dúzia de cafés e restaurantes com preços similares na linha da frente ribeirinha, todos com esplanada.

Caves do Guadiana,  tem sido considerado por muitos o melhor da cidade. Mas para peixe mais barato e carnes grelhadas experimente Churrasqueira Arenilha, especializada em cozido ao domingo.

  • Coordenadas:37.195311,-7.414765

Passar a fronteira: Ayamonte

Se quiser fazer uma viagem de um dia à cidade fronteiriça espanhola – para os seus bares de tapas e praças arborizadas.

É mais divertido atravessar pelo porto de Vila Real, num agradável passeio de vinte minutos em todo o Rio Guadiana, com o fortes de Castro Marim visível para oeste, e para norte a ponte.

  • Coordenadas:37.21392,-7.408796

Autocarros diários partem de Vila Real de Santo António através da ponte para Ayamonte, em Espanha (15 minutos), que tem conexões com a Huelva (1 hora) e Sevilha (4 horas).

Há horários afixados na terminal rodoviária, e lembre-se que o tempo espanhol é uma hora à frente do que em Portugal.