Alentejo Alentejo Central Vila Viçosa

Vila Viçosa

Vila Viçosa é uma povoação bonita, dominada inteiramente pelo palácio – autocarros de turistas descem sobre o palácio para uma visita rápida. Fica a cerca de 30 Km de Elvas (40 minutos de carro) e de Estremoz (meia hora pela N4 e N255), a 70 Km da principal cidade alentejana – Évora (uma hora de carro pela A6).

O Palácio Ducal em Estremoz  foi a última residência da monarquia portuguesa  – a Casa de Bragança governou até à fundação da República em 1910 e descende da filha de Nuno Alvares Pereira e do filho ilegítimo do Rei D. João I.

A Casa estabeleceu a sua sede em Estremoz no século XV. Com uma sumptuosa escolha de palácios – os mais famosos em Mafra, Sintra e Queluz – a casa de Bragança sempre teve um carinho especial por Vila Viçosa. Dom Carlos passou sua última noite aqui, antes do seu assassinato na frente ribeirinha de Lisboa.

Dom Carlos
Dom Carlos

 

Paço Ducal

A ampla praça, Terreiro do Paço, é a morada do Paço Ducal, que pode ser visto numa hora com guia, visitando a casa das armas, tesouraria, e a colecção de porcelana chinesa que também fazem parte do complexo.

  • Coordenadas: 38.782048,-7.421519

As fotografias de família estão penduradas nas paredes, e a mesa posta para o jantar: parece aguardar o retorno dos membros da realeza. A família foi proibida de entrar em Portugal até 1950, Dom Duarte nasceu na embaixada Portuguesa (1945), em Berna, Suíça, para garantir o eventual direito de sucessão.

Núcleo do Museu Nacional dos Coches

Nas antiga cavalariça habita agora o Núcleo do Museu Nacional dos Coches em Vila Viçosa  – o núcleo tem mais de sessenta coches.

Museu Nacional dos Coches – Núcleo de Vila Viçosa

Igreja e Convento dos Agostinhos

Os duques de Bragança foram enterrados de frente ao Paço Ducal, em túmulos de mármore (Panteão da Memória) na capela da Igreja e Convento dos Agostinhos (século XIII).

Igreja e Convento de São Agostinho

Convento das Chagas de Cristo

As duquesas tinham o seu próprio mausoléu no antigo Convento das Chagas de Cristo, do século XVI, ao lado do palácio, actualmente Pousada Dom João V.

Convento Real das Chagas de Cristo

Porta dos Nós

Da praça caminhe um pouco até a estrada fora da vila (a de Borba), e do lado esquerdo pode ver a Porta dos Nós – um portal de pedra manuelino com o símbolo do nó da família Bragança.

Porta dos Nós
  • Coordenadas: 38.783345, -7.421076

Pelourinho em mármore de Vila Viçosa

A parte moderna do povoamento se espalha à volta do palácio, mas a povoação original de Vila Viçosa está contida dentro das muralhas da vila velha. A Avenida dos Duques de Bragança percorre da praça do palácio até ao morro Castelo.

Pelo caminho, já mesmo ao pé do Castelo, passa pelo Pelourinho em mármore de Vila Viçosa (século XVI): em estilo manuelino de cerca de oito metros.

  • Coordenadas: 38.780491, -7.417058

Castelo de Vila Viçosa

O Castelo de Vila Viçosa foi construído por Dom Dinis, finais do século XIII e foi a sede da Casa de Bragança até à conclusão do palácio. O seu interior foi renovado e abriga um museu dedicado à caça e arqueologia.

  • Coordenadas: 38.779976,-7.414872

Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Perto do Castelo, dentro dos muros do castelo, encontra o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, de Vila Viçosa – igreja matriz da Vila Viçosa fundada no século XIX por Nuno Álvares Pereira.

A estação de autocarros fica de frente ao mercado municipal no sopé do Largo Dom João IV – atravesse a praça e são duzentos metros até qualquer uma das ruas à frente da Praça da República, que marca o centro – para o castelo são cerca de cinco minutos a pé, e para o Paço Ducal cerca de 5 minutos pela Rua Dr. Couto Jardim.

Igreja de São Evangelista

Na praça da Republica fica a Igreja de São Evangelista, também conhecida como Igreja de São Bartolomeu, do século XVII de enorme beleza arquitectónica com belas vistas para o castelo.

Igreja de São Evangelista
  • Coordenadas: 38.778120, -7.419521

Em termos de alojamento, a Hospedaria Dom Carlos na Praça da República 25, é a escolha mais óbvia. Outras opção em torno de Vila Viçosa é a Pousada de Dom João IV, junto ao Palácio no Terreiro do Paço (www.pousadas.pt), que mantém intactas as salas e e claustro do convento do século XVI.

Pousada de Dom João IV

  • Coordenadas: 38.781889,-7.421083

No Largo Dom João IV existem alguns lugares baratos para refeições. No topo desta praça, na Mata Municipal (jardins da vila), Os Cucos é uma casa popular com bom peixe e uma lista de especialidades diárias.

  • Coordenadas: 38.776081,-7.419025

Museu do Mármore Raquel de Castro

Nas proximidades, Estremoz e Borba o mármore é o material de construção dominante: a estrada de Borba, a 5 km de distância é revestido com enormes pedreiras de mármore.

Para conhecer melhor esta indústria que predomina a  região, o processo de extracção e de transformação – visite o pequeno didáctico Museu do Mármore Raquel de Castro,  situado na Pedreira da Gradinha, perto do Lidl.

  • Coordenadas:  38.786559, -7.424435

O que visitar perto:

Évora

Évora é uma das cidades mais impressionantes e agradáveis em Portugal, recheada de monumentos memoráveis sob protecção da UNESCO. Com um templo romano, ruas mouriscas, um circuito de muralhas medievais e um grandioso conjunto de mansões do século XVI.

Viana do Alentejo

É um típica povoação do sul alentejano - que preserva um castelo, de influência mudéjar e manuelina. As paredes foram construídas sobre um plano pentagonal, por D. Dinis em 1313

Reguengos de Monsaraz

A pequena povoação de Reguengos de Monsaraz, a cerca de 40 quilómetros a partir de Évora ou Estremoz, é conhecida pelos excelentes vinhos locais, e poderá visitar as adegas fora da cidade

Estremoz

Estremoz é certamente a melhor base para explorar esta região de mármore, por causa do número e qualidade de alojamentos e restaurantes. O palácio de Dom Dinis é agora uma pousada

Montemor-O-Novo

Vale a pena exporar a parte velha, encimada por um castelo onde Vasco da Gama finalizou os seus planos para o caminho marítimo para a Índia