Terça-feira, Junho 27, 2017
Arquipélago da Madeira

Arquipélago da Madeira

Rodeada pelas águas quentes do Atlântico, a cerca de 600 Km de distância da costa de Marrocos, é uma região de montanhas, vales íngremes e penhascos.

Apresenta uma das maiores falésias no mundo  (o Cabo Girão) – uma vegetação semi-tropical, terraços delicadamente cultivados e praias rochosas.

A Ilha de Porto Santo, menos conhecida, pode não ser uma paisagem tão emocionante, mas compensa este facto com uma praia de nove quilómetros.

Os turistas da Europa do norte visitam a Madeira principalmente no inverno, quando as temperaturas máximas médias rondam os 20 graus. Turistas portugueses predominam no verão, e  durante o Ano Novo a ilha da Madeira fica lotada.

Porto Santo tem o seu próprio clima.

A precipitação é reduzida e a  maioria dos dias são secos e ensolarados. Ás vezes, nuvens baixas, fenómeno conhecido como capacete, descem das montanhas por volta da hora do almoço, e geralmente por meio da tarde desaparecem.

Funchal é a capital histórica da ilha que consegue mantê-lo ocupado por uma semana com os seus museus, pontos turísticos, restaurantes, bares e lojas.

A cidade fica perta das várias principais atracções turísticas da ilha, incluindo Monte, o bonito povoamento na colina famosa pelos seus jardins, e Câmara de Lobos, a atmosférica antiga vila de pescadores.

Indtrodução

Teleférico do Funchal

Funchal

Na Avenida Arriaga encontra o Monumento a João Gonçalves Zarco, descobridor da Madeira. João Gonçalves, cavaleiro do Infante de Dom Henrique

Destaca-se a Ribeira Brava, situada entre plantações de bananas, o Jardim do Mar e Paul do Mar com uma cultura imbuíde do espírito de surf, enquanto Calheta pode gabar-se da sua praia de areia artificial e da marina.

O noroeste da ilha é mais selvagem e dramático – encostas íngremes cortadas por cachoeiras que jorram para o Atlântico.

Os principais centros são Porto Moniz, com revigorantes piscinas naturais, e São Vicente, das mais bonitas vilas da ilha, perto de grutas vulcânicas.

Ponta do Sol

Área Oeste da ilha da Madeira

Grande parte da costa rochosa é apoiada por encostas arborizadas íngremes, vinhas e plantações de banana. As ligações rodoviárias...
Porto Moniz

Porto Moniz e o Noroeste da Ilha da Madeira

O pequeno farol numa falésia de Ponta do Pargo marca a parte mais ocidental da Madeira. No noroeste, as piscinas naturais do Porto Moniz...

Relativamente desenvolvido, incluí Machico, primeira capital da ilha; a península rochosa Ponta de São Lourenço, com a única praia de areia natural da ilha da Madeira. O principal resort é o Caniço de Baixo.

No Nordeste, Santana, famosa pelas suas casas triangulares e pela pitoresca aldeia de Porto da Cruz. Também nesta área encontra os dramáticos Pico Arieiro, Pico Ruivo, a mais de 1800 metros de altura, grandes caminhadas e fantásticas vistas sobre as costas da ilha.

Ligado pela estrada da costa-sul, inaugurada em 2000, o sudeste da Madeira tem dois resorts modernos em Garajau e Caniço de Baixo...
Nordeste da Madeira é uma paisagem diversificada, selvagem que oferece excelentes passeios na ilha. Para leste,  pode caminhar no promontório íngreme...
Grande parte é composta pela floresta Laurissilva, tão antiga que foi designada como Património Mundial da Unesco. Na costa...
A pequena ilha de Porto Santo, 11 km de comprimento e 6 km de largura, fica a cerca de 75 km de distância da ilha da Madeira.