Início Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Baixa e Rossio (Lisboa)

Baixa e Rossio (Lisboa)

Igreja de São Domingos

  • Coordenadas: 38.714694,-9.138761

A Igreja de São Domingos, fundada no século XIII, foi a primeira igreja dominicana de Lisboa. A igreja foi destruída pelo fogo na década de 50, século XX, agora encontra-se restaurada. Imediatamente a leste, no Largo São Domingos, eram lidas as sentenças da Inquisição.

A igreja foi também cenários de coisas boas, conspirações para a independência de Portugal (1640), casamentos reais e procissões espetaculares.

Aliás, no dia da Procissão de Corpo de Deus, com o Rei e a corte a assistir, o poeta Luís de Camões envolve-se na defesa de amigos e fere um servidor da Casa Real. Foi preso e levado para o Tronco, onde está nove meses. A prisão não ficava longe – já não existe, mas na toponímia mantém-se a sua localização no Pátio do Tronco.

Pátio do Tronco
  • Coordenadas: 38.7157067,-9.1407774

Este episódio dita o futuro de Luís de Camões – partirá para Goa e vai ser o cantor da aventura marítima portuguesa, que ele próprio vive.

  • Coordenadas: 38.714714,-9.139109

A rua e a praça em frente à igreja, na parte inferior da Rua das Portas de Santo Antão, é um popular ponto de encontro, donde surgem as lojas da Ginginha – pequenas doses “letais” da aguardente doce de cereja que o Anthony Bourdain teve o prazer de experimentar.

 

Praça da Figueira

A sul, passando a igreja, a rua termina na Praça da Figueira, a praça adjacente ao Rossio, com a estátua equestre de Dom João I, primeiro monarca da Casa de Avis. Na praça apanha dos principais elétricos (assim como no Rossio) que percorrem até ao Castelo de São Jorge ou para Belém.

Praça da Figueira
  • Coordenadas: 38.7135204,-9.13799

 

A noroeste da Praça Pedro IV, fica a estação de comboios (com acesso ao metro de Rossio). É a linha terminal da linha ferroviária LisboaSintra – uma estrutura maravilhosa cujo exterior não se assemelha a uma mera estação.

Estação do Rossio
  • Coordenadas: 38.714412,-9.140877

Foi financiada pela Companhia Ferroviária Real Portuguesa que contratou o arquiteto José Luís Monteiro. O seu desenho é influenciado pelo estilo manuelino português (século XVI) – a estação foi concluída em 1888.

O que visitar perto: