Algarve A Oeste de Faro Albufeira (Algarve)

Albufeira (Algarve)

Paderne

Em Albufeira existia um castelo muçulmano do século XII que, com o tempo e a pressão demográfica, desaparece quase por completo.

Em compensação, a poucos quilómetros (20 minutos a norte do centro de Albufeira, pela Estrada de Paderne-N395), há um exemplar da mesma época, Castelo de Paderne em taipa com troços de muralhas e a torre albarrã – da Era do Califado Almóada.

  • Coordenadas: 37.157145, -8.200253

No século XII, Portugal sente uma forte reação da nova potência berbere, os Almóadas, que visa ganhar territórios na Ibéria – liderados pessoalmente pelo afamado Califa Almançor.

Contudo, são travados em Tomar, pelos Cavaleiros Templários (pouco mais de 200) do já velhote Mestre Gualdim Pais (cerca de 70 anos), mas Portugal perde áreas importantes no Alentejo e Algarve.

Um século mais tarde, no século XIII, Dom Paio Peres Correia, da Ordem de Santiago, conquista o Castelo de Paderne para os descendentes de Dom Afonso Henriques. Com a conquista de todo o Algarve, o castelo perde importância para as regiões da costa algarvia e da fronteira espanhola.

Alte

  • Coordenadas: 37.264845,-8.170768

A cerca de 30 km, para nordeste, de Albufeira ao longo da N124, Alte (freguesia de Loulé) merece uma viagem. A literatura local chama-a aldeia mais bonita do Algarve e é certamente atraente. É uma curta caminhada até às nascentes locais, Fonte Pequena e Fonte Grande, onde há uma piscina rochosa, um riacho e um antigo moinho, agora convertido num restaurante – local encantador quando não há grupos turísticos.

Para uma bebida ou petisco tem como escolha o Café Central, ou o Café Regional, ambos perto da igreja. Caso precise de alojamento, Hotel Alte em Moninho (Estrada De Sta. Margarida) a 1 km de Alte, é um hotel de três estrelas com o seu próprio restaurante, campo de ténis e piscina.

A cerca de 2 Km da freguesia, no Sítio Mem Moniz (pela estrada de Paderne), encontra o familiar Restaurante Garrafeira Veneza, a maior garrafeira do Algarve (mais de mil garrafas de todo o país) que proporciona uma bela refeição (encerras terças e quartas).

  • Coordenadas: 37.167532, -8.217702

A ementa é composto por pratos típicos desta região, entre a Serra e a Costa, mais centrados em carne, como lombinhos de porco fritos e sopa de feijão à montanheira. A comida é simplesmente deliciosa (experimente também, se puder, a sapateira ao natural com um bom vinho branco).

O que visitar perto:

Perto de Albufeira, Para Este Vilamoura  e Quarteira, fica a 25 minutos pela EM526, Quinta do Lago e Vale do Lobos a meia hora de carro (pela EM526) e Faro fica a quarenta minutos pela A22.

Para Oeste, Armação de Pêra fica a 20 minutos (pela M526), e Carvoeiro a 35 minutos pela A22.

Vilamoura (Loulé)

É um fantástico resort no concelho de Loulé em constante expansão, agora praticamente se fundiu com o centro de Quarteira - uma rede desconcertante de estradas sinalizadas para hotéis de luxo

Quinta do Lago (Loulé)

Almancil é servida por autocarros regulares a partir de Faro, e é também o ponto para o primeiro dos resorts a oeste de Faro, a Quinta do Lago

Vale do Lobo (Loulé)

Coordenadas: 37.060056,-8.058583Com um serviço de segurança próprio e garantias de privacidade, não admira que Vale de Lobo seja procurado por muitas celebridades que...