Algarve A Leste de Faro Alcoutim (Algarve)

Alcoutim (Algarve)

Actualmente a Capela de Santo António alberga o Museu de Arte Sacra de Alcoutim ( Núcleo Museológico de Arte Sacra de Alcoutim), que vale a ver.

Esta pequena capela, pensa-se ser do fim do século XVI, originalmente o templo privado dos Condes de Alcoutim e de Vila Real – descentes de Dom Pedro de Meneses, primeiro governador de Ceuta (Marrocos) de legendária coragem.

O primeiro conde de Alcoutim, Fernando de Meneses, também foi governador de Ceuta e a antiga Casa dos Condes de Alcoutim fica a um minuto da capela pela rua Primeiro de Maio e Avenida de Duarte Pacheco – actualmente a biblioteca municipal.

Casa dos Condes de Alcoutim
  • Coordenadas: 37.471233, -7.471393

  • Coordenadas:37.471940, -7.471363

A cerca de dois minutos a pé, pela Praça da República e Rua 25 de Abril, encontra a Igreja da Matriz e São Salvador (no Largo da Igreja). 

É a principal igreja da cidade, construída entre 1538 e 1554, digna de nota é o portal  renascentista.

Um aglomerado de cafés rodeiam a praça, embora o lugar mais bem posicionado na cidade é O Soeiro, com mesas ao ar livre de frente para o rio.

É um café movimentado e um restaurante no andar superior que serve especialidades locais, como lampreia (somente almoço, fechado fins de semana).

Para a vida noturna, Riverside Tavern na margem do rio, na Avenida Duarte Pacheco 3 é um bar-restaurante com um terraço atractivo.

  • Coordenadas: 37.470847,-7.471218

Perto da Igreja e do Rio Guadiana, está a Estátua do Contrabandista (de Teresa Paulino e Pedro Félix), que pretende retratar a importância que teve para a vila o contrabando entre as duas vilas, a portuguesa Alcoutim e a espanhola Sanlúcar – trocando produtos agrícolas e artesanais durante o século XX.

Estátua do Contrabandista