Início Açores Grupo Central Angra do Heroísmo – Ilha Terceira (Açores)

Angra do Heroísmo – Ilha Terceira (Açores)

Cais de Silveira

  • Coordenadas: 38.655879, -27.235709

Do centro da cidade, são 4 km para oeste até ao Cais de Silveira, outrora um porto é hoje uma popular zona balnear com vista para Monte Brasil e a baía do Fanal – não se esqueça do protetor solar. Sob o cais, tem o Hotel Caracol, com piscina, spa – muito bom pequeno almoço.

No perímetro avista a antiga torre que monitorizava as embarcações que se aproximavam da baía – conhecida como Caracol.

Caracol

A outra opção para hospedar-se na área fica a pouco mais de 350 metros, o bonito Terceira Mar Hotel (rua portões de são pedro), com pessoal simpático, bom health club e uma piscina de grandes vistas.

  • Coordenadas: 38.656635, -27.232639

Furnas do Enxofre

As Furnas do Enxofre fica a 15 minutos de carro para o interior montanhoso da ilha Terceira.

  • Coordenadas: 38.726397, -27.227727

Quando chegar, deixe o carro no parque de estacionamento, e siga o passadiço, rodeado pela deslumbrante natureza endémica, até ao campo fumarólico de distinto cheiro a enxofre – de menor dimensão que as Furnas de São Miguel.

 

Algar do Carvão

  • Coordenadas: 38.727353, -27.215208

A 3 minutos para este, fica o parque de estacionamento do Algar do Carvão, uma cavidade vulcânica com mais de 2000 anos.

Primeiro verá primeiro o monumento que marca a presença do Algar do Carvão, uma chaminé vulcânica. É um dos ex-libris da terceira, com 110 metros de profundidade onde observa singulares estalactites de sílica e termina numa lagoa subterrânea que resulta da infiltração de água.

É uma rara oportunidade de poder visitar o interior de um vulcão extinto. Existe algo semelhante na Indonésia (raramente visitado pelo público) e outro na Islândia (Þríhnúkagígur) donde desce por um pequeníssimo elevador.

Aqui, no Algar do Carvão, desce confortavelmente pelo seu próprio pé, mas convém trazer algum agasalho. Pode visitar entre maio e setembro – das três às cinco da tarde. A entrada custa cerca de €6.

 

Gruta do Natal

  • Coordenadas: 38.737434, -27.268368

A dez minutos de carro para oeste, de acesso fácil, avista outra peculiar formação que resulta na formação dum tubo lávico – perto de 700 metros de extensão – com uma altura máxima de doze metros e uma largura até sete metros.

Fica ao pé da bonita Lagoa, a Lago do Negro, donde no verão, turistas gozam um relaxante piquenique.

Lagoa Negra

O que visitar perto de Angra do Heroísmo:

1
2
3