Avenida da Liberdade

Durante toda a extensão da avenida da Liberdade descobre agradáveis esplanadas nas faixas verdes que a dividem, hotéis, e das lojas mais caras em Lisboa.
A Avenida da Liberdade termina num redemoinho de tráfego na rotunda Praça do Marquês de Pombal (também conhecida só como Rotunda) em homenagem ao estadista que reconstrói a cidade após o terramoto de 1755.

A norte da rotunda fica o principal parque da cidade; Parque Eduardo VII de Inglaterra (estação de metro Parque)

Praça dos Restauradores
A extremidade inferior da Avenida da Liberdade culmina na Praça dos Restauradores com o seu alto obelisco que comemora o fim da breve anexação de Portugal a Espanha que ocorreu durante o XVI – XVII.

- Coordenadas: 38.715545, -9.141614
Rua das Portas de Santo Antão
Correndo a seu lado, para leste, a pedonal Rua das Portas de Santo Antão é conhecida pelos seus restaurantes e por ser o local do Coliseu dos Recreios, popular sala de espetáculos edificada no século XIX.

- Coordenadas: 38.716790, -9.141056
Após a implantação da república, esta rua era conhecida como Eugénia dos Santos e nos anos loucos 20 aqui ficavam os melhores clubes de Lisboa em antigos palácios da aristocracia.
Os melhores eram Bristol Club (atual Casa da Fundação do Benfica), Palace Club (atual Palácio do Comércio) e Monumental Club – a Casa do Alentejo.
Casa do Alentejo
- Coordenadas: 38.715868, -9.140033
Originalmente era o Palácio Alverca (século XVIII) – pertencia aos Pais do Amaral, os condes de Alverca.
Nos anos loucos 20 tornou-se um casino e depois passa a designar-se Monumental Club onde se bebia champanhe e se dançava aos novos ritmos até às cinco da manhã.
Embora agora seja um restaurante de pratos alentejanos, para muitos a comida é uma desculpa para conhecer o interior.
De exterior é simples, apresenta um pátio central em estilo neoarabe e salas em estilo Luís XV. Também contém peças neogóticas, neorrococós e da Arte Nova – vale bem a visita.