Home Lisboa Avenida da Liberdade, Parque Eduardo VII, Lisboa

Avenida da Liberdade, Parque Eduardo VII, Lisboa

Avenida da Liberdade

Avenida da Liberdade

Ao longo da Avenida da Liberdade descobre agradáveis esplanadas nas verdejantes faixas que a divide, opulentos hotéis e das lojas mais caras em Lisboa.

Termina num redemoinho de tráfego na Praça do Marquês de Pombal (também conhecida só como Rotunda) que homenageia o estadista que reconstrói a cidade após o terramoto de 1755.

Rotunda Marquês de Pombal

Para norte, tem o principal parque da cidade; Parque Eduardo VII de Inglaterra (estação de metro: Parque).

Homenageia o monarca inglês que visita Lisboa (1902) para reforçar a Aliança Luso-Britânica que se encontrava num momento frágil. É a mais antiga aliança do mundo (com mais de 500 anos.)

Parque Eduardo VII

Na verdade, a relação remonta ao século XII, quando cruzados ingleses a caminho da Terra Santa ajudam Dom Afonso Henriques a conquistar Lisboa.


Praça dos Restauradores

A extremidade inferior (sul) da Avenida da Liberdade culmina na Praça dos Restauradores, no alto obelisco que comemora o fim da breve anexação de Portugal a Espanha (fins do século XVI e  meados do século XVII).

Praça dos Restauradores
  • Coordenadas: 38.715545, -9.141614


Rua das Portas de Santo Antão

Correndo a seu lado, para leste, descobre a pedonal Rua das Portas de Santo Antão, lar de tradicionais restaurantes e do afamado Coliseu dos Recreios, sala de espetáculos edificada no século XIX.

Rua das Portas de Santo Antão
  • Coordenadas: 38.716790, -9.141056

Após a implantação da 1.ª República no início do século XX, a rua era conhecida como rua Eugénia dos Santos e nos anos loucos 20 tinha os melhores clubes de Lisboa nos antigos palácios da aristocracia.

Os melhores eram Bristol Club (atual Casa da Fundação do Benfica), Palace Club (atual Palácio do Comércio) e Monumental Club – a Casa do Alentejo.


Casa do Alentejo

  • Coordenadas: 38.715868, -9.140033

Originalmente era o Palácio Alverca (século XVIII) e pertencia aos Pais do Amaral, os condes de Alverca. Nos anos loucos 20 tornou-se um casino. Passa a designar-se Monumental Club, onde se bebia champanhe e se dançava até à madrugada.

Agora é um restaurante de deliciosos pratos alentejanos. Para muitos a comida é uma desculpa para conhecer o interior. De fachada austera, ostenta um pátio central em estilo neoarabe e salas em estilo Luís XV.

Contém peças neogóticas, neorrococós e da arte nova – merece uma visita.

Fundação Medeiros e Almeida

  • Coordenadas: 38.721693,-9.149139

No passado a Avenida da Liberdade era o endereço da elite. Conhece um pouco desta opulência na Fundação Medeiros e Almeida, a antiga casa do colecionador António Almeida e sua esposa.

Ao longo das 27 salas, só estão visíveis 2 500 peças dum total de 9 000. Representa do que há de melhor nas artes decorativas europeias e asiáticas, até ao século XIX. Partes da casa foi mantida como quando morava lá.


Parque Eduardo VII

  • Coordenadas do Miradouro do Parque Eduardo VII: 38.730355, -9.154606

No topo da avenida tem o Parque Eduardo VII. No lado oeste, descobre a Estufa Fria. Na verdade, 1 quente e 1 fresca: repleta de plantas tropicais e quase infinita variedade de palmeiras e catos.

Estufa Fria de Lisboa
  • Coordenadas: 38.728670, -9.155256

 

Jardim Amália Rodrigues

Suba ao miradouro do Parque Eduardo VII pelas belas vistas da cidade que oferece. A dezenas de metros para norte, encontra o jardim Amália Rodrigues (já perto do centro comercial El Corte Inglês).

Jardim Amália Rodrigues
  • Coordenadas: 38.7309493,-9.1571384
1
2
3