Início Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Belém (Lisboa)

Belém (Lisboa)

Museu do Design e Museu dos Coches

Coordenadas: 38.696597,-9.198447

A poucos minutos a pé para leste do mosteiro encontra o Museu dos Coches. A sua coleção é a melhor do género no mundo, com coches desde os finais do século XVI.

No século XVIII Portugal encomendou dos mais sumptuosos e conserva coches que desapareceram nos seus países de origem, como em França – como símbolos do poder real a população francesa virou a sua fúria contra os coches reais.

 

Antiga Confeitaria de Belém

Belém para além de ser o lar dum pequeno grupo de museus, de refrescantes jardins românticos é também o lugar do histórico café, Antiga Confeitaria de Belém (1837) reconhecida mundialmente pelos seus populares pastéis de nata.

  • Coordenadas: 38.697511,-9.203228

Após a revolução liberal de 1820, o Mosteiros dos Jerónimos foi encerrado e os clérigos tiveram de vender a sua invenção (pastéis de nata) ao público. Hoje em dia, são um cartão de visita de Portugal.

A Antiga Confeitaria de Belém vende cerca de 10 000 unidades diariamente aos visitantes de todo o mundo. Alguns ingredientes do creme de Belém, e a sua mistura, são um segredo bem guardado, por detrás da porta trancada da “Oficina do Segredo” – apenas três pessoas sabem como fazer.

Para chegar aqui, por transportes públicos, pode usar o elétrico n.º E15 (para Algés) – que vem da Praça da Figueira via Praça do Comércio (20 minutos) – e de comboio a partir da estação de Cais do Sodré que tem como destino Oeiras (para na estação Belém).

 

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

MAAT
MAAT
  • Coordenadas: 38.695844, -9.194453

Bem perto da estação ferroviária de Belém encontra MAAT, Museu da Arte, Arquitetura e Tecnologia. Ao entrar no museu, encontra a exposição Utopia Distopia, que retrata as ideias do livro Utopia (1516) Thomas More, que aborda as questões de utopia e distopia, se existem cidades perfeitas ou não.

Todo o museu apresenta exposições que brincam com o conceito de que a tecnologia nos vai resolver todos os problemas ou uma visão distópica desta mesma crença.

Numa das salas encontra uma cadeira composta por armas e munições, do artista moçambicano Goncalo Mabunda que pegou em diverso armamento da guerra civil de Angola e de Moçambique e construiu cadeiras ou tronos – que são símbolos de poder, neste caso destrutivo.

O MAAT fica perto da central termoelétrica Central Tejo que foi pioneira na produção de eletricidade, que através dos seus antigos equipamentos nos narra o labor e dedicação para a produção de eletricidade.

  • Coordenadas: 38.695928,-9.194453

 

Padrão dos Descobrimentos

Caminhando ao longo do rio é impossível não avistar o Padrão dos Descobrimentos (1960.) No seu acesso, foi desenhado no chão uma rosa dos ventos em mármore, com as principais rotas portuguesas.

Padrão dos Descobrimentos
  • Coordenadas: 38.693597,-9.205712

No monumento está em destaque a figura do Infante Dom Henrique, desfilando em seguida alguns dos maiores vultos relacionados com os descobrimentos do século XV e XVI.

Das 32 figuras presentes estão 3 membros da família Gama: Vasco da Gama e seus filhos, Estêvão e Cristóvão, ambos cavaleiros de indiscutível coragem que não viveram na sombra do mérito do pai.

Dentro do monumento encontra um espaço de exposições temporárias. A taxa de entrada dá acesso ao seu topo com uma excelente vista. Ao pé do Padrão dos Descobrimentos encontra a Doca de Belém.

Doca de Belém