Início Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Belém (Lisboa)

Belém (Lisboa)

Torre de Belém

Coordenadas: 38.691584,-9.215977

Ainda com três lados ladeados pelo mar, a austera Torre de Belém fica a 500 metros do mosteiro, perto dum pequeno parque. Foi construída nos últimos anos do reinado de Dom Manuel (1515-1520) como uma fortaleza para proteger o porto de Lisboa.

O seu arquiteto, Francisco de Arruda, já havia trabalhado em fortificações portuguesas em Marrocos e a influência árabe é patente nas varandas e janelas delicadamente arqueadas.

Na sua decoração exterior encontra dois grandes símbolos da época: o emblema pessoal de Dom Manuel I – Esfera Armilar (representando o globo) e a cruz da Ordem Militar de Cristo com um papel importante em todas as descobertas marítimas.

Esfera Armilar e Símbolo da Ordem de Cristo

Vale a pena entrar pelas vistas que proporciona, o interior é simples como é normal em edifícios militares, com uma galeria usada como prisão até o século XIX, notoriamente pelo rei Dom Miguel I (1828-1834) contra inimigos políticos. Dom Miguel era o irmão do Dom Pedro I do Brasil.

 

Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar

  • Coordenadas: 38.692452, -9.218124

Perto da Torre, poucos minutos para oeste fica o Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar, confronto (de 1961 a 1975) entre as forças militares portuguesas e os movimentos de libertação de Guiné-Bissau, Moçambique e Angola.