Início Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Belém (Lisboa)

Belém (Lisboa)

Palácio Nacional da Ajuda

Coordenadas: 38.707638,-9.197834

O elétrico E18 da Praça do Comércio, ou o autocarro 714 do centro de Belém e da Calçada da Ajuda, levam-no ao Palácio Nacional da Ajuda, um museu que fica no topo duma colina.

A Ajuda foi poupada ao terramoto de 1755, e como área alta e estável parecia ideal para se criar um palácio. Iniciado em 1802, o palácio estava incompleto quando a família real transferiu-se para o Brasil (1807) de forma a evitar a prisão humilhante que Napoleão desejava e que realmente sucedeu com o rei de Espanha.

Militarmente Portugal não pode competir com Napoleão, mas isso não significa que Dom João VI não pode ganhar a Napoleão – finge negociar enquanto secretamente prepara a retirada de toda a corte portuguesa para o Brasil.

É um processo logístico hercúleo, e quando é concluído torna oficialmente Rio de Janeiro a capital do império português. Para a coroa portuguesa ser derrotada, os franceses agora têm de dominar o atlântico.

Napoleão compreendeu que a vitória, e todo o seu sonho europeu, tornou-se inatingível. Por isto, já para o fim da sua vida,  escreveu: “Só três generais me venceram: o inverno da Rússia; a marinha da Inglaterra; e o Príncipe-Regente de Portugal” (o Dom João VI).

O edifício só será concluído e usado como residência em 1821. Para além de toda a ostentação, foi um lar de crianças traquinas, futuro rei Dom Carlos e o seu irmão que andavam de patins e fugiam para os telhados do Palácio.

Um dia, Dom Afonso, que não gostava particularmente de estudar, é castigado pela rainha e pelo caminho grita revoltado: “Viva a República! Viva a República!”…

A Sala de Jantar, ricamente ornamentada, impressiona. Foi encomendada pela Rainha Maria Pia – princesa italiana com particular gosto pelo neorrococó.

Sala de Jantar

A sala do trono é também magnífica. Numa das salas pode ver um retrato da Rainha Maria Pia (Carolus-Duran – 1880) de ar altivo. Tinha cerca de 30 anos e veste as cores da monarquia.

Maria Pia de Carolus-Duran
Maria Pia de Carolus-Duran

De frente para o palácio encontra o Jardim Botânico d’Ajuda um dos mais antigos jardins botânicos da cidade – um bom exemplo de jardinagem com excelentes vistas sobre Belém.

Jardim Botânico da Ajuda
  • Coordenadas: 38.70625,-9.200635

O que visitar perto de Belém: