Início Alentejo Alto Alentejo Castelo de Vide (Alentejo)

Castelo de Vide (Alentejo)

Castelo medieval

  • Coordenadas: 39.4174601,-7.457811

Mantenha-se na Rua da Fonte para ir ao Castelo medieval, erguido por Dom Dinis (século XIII), mas só concluído no reinado de seu filho: Dom Afonso IV (o Bravo).

O alcaide-mor de Castelo de Vide era o estimado Aires Pires Cabral, o antepassado do cavaleiro de Cristo Pedro Álvares Cabral (creditado como o descobridor do Brasil).

É no tempo do Afonso IV que o dinheiro começa a ser denominado por real (porque vinha do rei). No auge do império, a moeda portuguesa lentamente torna-se na 1.ª moeda de reserva mundial. Dom Manuel passará a cunhagem do real para o abundante cobre: um processo que, historicamente, acelera a inflação.

Aqui nasce Gonçalo Eanes de Abreu, que participa, com bravura, na batalha da Aljubarrota contra a poderosa Castela de Espanha. Era membro da Ala dos Namorados; os mais jovens do exército e onde estão vários homens de confiança do líder militar (Dom Nuno Álvares Pereira).

As circunstâncias ditaram que na mocidade evoluíssem para guerreiros mortíferos. Em menos dum 1 ano, o valente Gonçalo Eanes de Abreu lidera uma ala na batalha de Valverde (Perto de Badajoz) contra um exército numeroso e em condições verdadeiramente desagradáveis.

Em plena batalha têm de atravessar o rio e conquistar a margem compacta de adversários – muito difícil, Dom Nuno Álvares Pereira chega a rezar durante a batalha. Gonçalo Anes de Abreu acha inoportuno: “Nada de orações, que morremos todos!”

Dom Nuno responde: “Amigo, ainda não é hora. Aguardai um pouco e acabarei de orar.” Depois lidera “iluminado” a vanguarda, enfrentando o afamado mestre de Santiago de Castela (Pedro Muñiz de Godoy, decapitado no duelo pessoal).

O exército castelhano perde a esperança quando o estandarte da poderosa ordem é, de novo, derrubado.

Décadas depois, Nuno Álvares Pereira, viúvo e após o falecimento da filha, opta por uma vida monástica. Distribuí a sua enorme riqueza aos netos, a entidades religiosas e aos leais irmãos de armas – a Gonçalo Eanes de Abreu dá Alter do chão e o seu castelo.

 

O que visitar perto:

1
2
3