Algarve A Leste de Faro Castro Marim (Algarve)

Castro Marim (Algarve)

Igreja Matriz da Nossa Senhora dos Mártires

  • Coordenadas: 37.217502, -7.441954

Fora do castelo, mas na sua proximidade, foi erguida uma igreja sobre a antiga ermida dedicada à Nossa Senhora dos Mártires, após o terramoto de 1755, a mando de Lopo Mendes de Oliveira, comendador da Ordem de Cristo – reformada no século XIX.

A igreja matriz tem como o seu elemento de destaque a bela cúpula. No seu interior, encontra a imagem do século XV do “Mensageiro de Deus” o Anjo Gabriel, da Nossa Senhora dos Mártires (XVI) e Santa Lúcia (XVIII).

 

  • Coordenadas: 37.217341, -7.443826

Bem perto, na rua de São Sebastião, encontra o antigo Mercado Municipal de Castro Marim, era o principal local para comprar fruta, verduras e peixe na povoação. Hoje em dia, é um local dedicado à divulgação das artes artesanais e dos produtos locais – também encontra o Posto de Informação Turística do Algarve.

 

Á medida que a povoação se desenvolve à volta do Castelo houve a necessidade de construir-se o Forte de São Sebastião no Cerro do Cabeço (no local onde se encontrava uma capela dedicada a São Sebastião).

Forte de São Sebastião
Forte de São Sebastião
  • Coordenadas: 37.216677,-7.443206

Foi erguido tendo por base a Guerra da Restauração (1640-1668), na qual Portugal restaura a sua independência de Espanha.

 

  • Coordenadas: 37.215948, -7.439732

A cerca de 500 metros para este, pela Rua São Sebastião em direção à Rua General Jaques Filipe Nogueira Mimoso, encontra outro forte erguido por Dom João IV, Revelim de Santo António – complementava o sistema de defesa durante a Guerra da Restauração.

O revelim é uma fortificação de dimensões mais pequenas, normalmente de frente para uma fortaleza – para dividir e disparar sobre as tropas de assalto que visam tomar a fortaleza.

Aqui foi erguida a barroca Ermida de Santo António, alvo de várias reformas e ampliações. Agora funciona como miradouro sobre o rio Guadiana e o Sapal – local do Centro de Interpretação do Território e dum jardim.

 

  • Coordenadas: 37.2133393,-7.4360911

A cerca de 1 km para Sul (pela N125-6), na calma Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, encontra o Spa Salino da Água Mãe, empresa de produção artesanal de Sal Marinho.

Pode deliciar-se flutuando na água morna salgada, de concentrações elevadas de sais minerais, tomar banhos de sol, aplicar argila da salina e esfoliar com flor de sal marinho. Garantidamente a sua pele sairá revitalizada com a experiência.

Já há dois mil anos os romanos tinham Salinas em Castro Marim, e daqui produziram o popular Garo (Garum) – tempero da cozinha romana. O Garo partia do porto de Lacobriga (Lagos) para chegar, a preços elevados, aos mercados de Roma.

 

  • Coordenadas: 37.235747, -7.469310

A Norte do centro de Castro Marim encontra uma elegante vila (cerca de 10 minutos, pela N125-6), a Castro Marim Golfe and Country Club, com 3 campos de golfe. Este atraente resort, de 4 estrelas, proporciona aos golfistas a escolha invejável de jogar golfe, perto da fronteira da espanhola e das praias de Castro Marim.

Desenhado pelo arquiteto britânico Terry Murray, o campo original (9 buracos do campo do Atlântico e do campo do Guadiana) abriu pela primeira vez em 2001. Sete anos depois foi adicionado o campo Grouse de 9 buracos.